Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Salvador

Salvador
Salvador

O que é que a Bahia tem?

A terra da capoeira e do Pelourinho

A terra da capoeira e do Pelourinho

A primeira e mais exuberante capital que o Brasil já teve, Salvador. A cidade que conquistou os europeus no século XVI conquista pessoas do mundo todo até hoje. Você também vai se apaixonar. Assim como seu relevo, dividido em Cidade Alta e Baixa, o sincretismo religioso também divide a cidade harmonicamente entre o cristianismo e o candomblé.

Em cada esquina você encontrará pontos clássicos e não será difícil reconhecê-los. As baianas e seus acarajés, as festas famosas como a Lavagem do Bonfim, os locais históricos como o Elevador Lacerda e o tão comentado Carnaval de Salvador são apenas alguns atrativos dessa terra maravilhosa. Sem contar as deliciosas praias e os sabores marcantes que fazem de Salvador uma cidade incomparável.

Para chegar à cidade não há complicações, das principais capitais brasileiras há vôos diários, mas mesmo assim, reserve agora mesmo sua passagem aérea com a Logitravel para evitar estresse. O aeroporto mais próximo do centro é o Aeroporto Internacional de Salvador, a 28 km. Ao chegar à cidade são mais de 100 boas opções de hospedagem. Não será difícil escolher um hotel em local privilegiado, pertinho do mar, desde que você faça sua reserva com antecedência, não perca tempo, escolha agora mesmo o hotel que é a sua cara.

Desfrute Salvador em toda sua diversidade e intensidade. Prove todos os seus temperos, ouça todos os seus sons, desfrute todas suas paisagens naturais, suas praias e construções históricas. Volte para casa com muitas histórias para contar, muitas fotografias e fitinhas do bonfim para nunca mais esquecer essa terra maravilhosa onde religiosidade, cultura e diversão andam de mãos dadas.

Descubra a parte tropical do Brasil

Descubra a parte tropical do Brasil

A principal e mais conhecida atração de Salvador é o Pelourinho. Este complexo histórico abriga igrejas do século XVII e XVIII, casarões coloridos, museus, restaurantes, lojas de artesanato, hotéis, antiquários, ateliês e ainda é palco dos ensaios do Olodum. É simplesmente imperdível. O Elevador Lacerda, construído em 1871, liga a Cidade Baixa ao Pelourinho. Durante o trajeto de 30 segundos, do alto, é possível ter uma vista incrível: o mar da Baía de Todos os Santos e o Mercado Modelo. São cobrados módicos 15 centavos por pessoa. 

Conheça a Igreja e Convento de São Francisco no Lago Cruzeiro de São Francisco no Pelourinho. O templo foi decorado com ouro, do chão ao teto. Na parte externa 54.936 azulejos pintados por Bartolomeu Antunes em 1737 contam a história de São Francisco. A riqueza de detalhes e a quantidade gigantesca de ouro são impressionantes. É o maior expoente do barroco mundial. Faça muitas fotos. Aproveite o clima de religiosidade e conheça também a Catedral Basílica com seus imponentes altares laterais ricamente ornamentados com o metal precioso que representam diferentes fases da história da arte.

Ainda no Pelourinho está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia construída com pedras trazidas de Portugal, onde no dia 8 de dezembro comemora-se a festa de Nossa Senhora e Oxum e em janeiro torna-se o ponto de partida da festa da Lavagem do Bonfim.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos tem missas tradicionais católicas acompanhadas por atabaques e fiéis que balançam a fita de comunhão que remetem aos cultos africanos.

Outra construção histórica imperdível é o Palácio Rio Branco. Reaberto em 2010, após restauração, tem visitas guiadas e explicação de detalhes históricos. O prédio foi sede do Governo Geral quando Salvador foi capital brasileira. Tem diversos afrescos do século XIX. Fica na Praça Tomé de Souza.

O Pelourinho tem várias opções de passeios históricos como os museus. O Solar do Ferrão, um casarão do século XVII, que possui coleções raras de objetos dos século XVIII ao XX. O Museu da Misericórdia guarda um acervo de obras sacras do século XVII ao XIX onde destaca a escrivaninha de Rui Barbosa, que já trabalhou neste local. O Museu Afro-brasileiro é de interesse para quem quer conhecer a origem da cultura dos orixás através de vestimentas, esculturas, máscaras e instrumentos musicais.

Não deixe de conhecer o a Fundação Casa de Jorge Amado, o acervo guarda obras do autor baiano, resenhas de livros e prêmios recebidos em vida. É obrigatório dar uma passadinha para tomar um café.

Não deixe de fazer compras no Pelourinho, leve um pedaço de Salvador para casa. A loja de artesanatos Coisas da Terra vende baianas, vasos e frutas de cerâmica ao lado do complexo de lojas de artesanato Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, duas paradas obrigatórias. Pertinho também fica o Oxum Casa de Arte com quadros, peças decorativas e livros. Para fazer boas compras também vale a pena passar pelo Mercado Modelo, um símbolo de Salvador, o qual vende desde roupas a artesanato.

Muito conhecida é a Igreja do Senhor do Bonfim. É o maior símbolo do sincretismo baiano. A tradição de lavar as escadarias como preparativo da festa em homenagem ao santo começou com os escravos e hoje é feita pelas baianas do candomblé. Não deixe de levar para casa uma fitinha amarrada no pulso e várias outras para os amigos. Fica no Lago do Bonfim.

Outra referência do sincretismo religioso baiano é a Igreja de São Roque e São Lázaro, que homenageia ambos os santos. Todas as segundas-feiras fiéis que saem da missa das 6 horas ganham o famoso "banho de pipoca" que purifica as almas. No dia 16 de agosto, dia de São Roque os seguidores do candomblé lavam a escadaria. 

O Forte de São Marcelo é um local para fazer muitas fotografias da vista da cidade a partir do mar. O Forte foi construído em 1696 sobre um banco de areia para proteger o porto. A história é revivida as terças e quintas-feiras através de um espetáculo teatral. O acesso é feito de barco a partir do Centro Náutico.

O Forte de Monte Serrat proporciona uma bela vista da Baía de Todos os Santos. No horário do pôr-do-sol o local costuma lotar. O Forte é lindíssimo, vale o passeio.

No Forte de Santo Antônio além do Carmo, antiga cela de prisioneiros, hoje funciona uma academia de capoeira. Há apresentações grátis nas terças e quintas-feiras.

O Museu de Arte Moderna da Bahia, localizado no Solar do Unhão, às margens da Baía de Todos os Santos, reúne mais de 2 mil obras de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari. Possui um jardim transformado em Parque das Esculturas, um píer com mesas e cadeiras ao ar livre e apresentações folclóricas e musicais diárias. Há ainda cinema e shows de jazz no local. Aprecie o pôr-do-sol neste belo ponto turístico. 

Na Rua das Graças fica o Museu Rodin Bahia, no Palacete das Artes. A maioria das obras expostas é de Auguste Rodin, entre elas o célebre O Pensador e O Beijo. No jardim do palacete várias esculturas em bronze feitas pelo artista. 

O Museu de Arte Sacra possui um belo jardim já na entrada. A igreja tem belíssimos altares e imagens do século XVII. É um dos mais importantes acervos de arte sacra do Brasil. Conheça também o Museu Carlos Costa Pinto (Vitória), o Museu Paulo Darzé Galeria de Arte (Campo Grande), a Fundação Instituto Feminino da Bahia (Politeama), e o Museu de Arte da Bahia (Vitória).

A melhor maneira de conhecer toda a cidade, de ponta a ponta, é pelo Salvador Bus. O roteiro de 4 horas passa pelos principais pontos turísticos e bairros da cidade. O ônibus de dois andares, muito confortável, percorre parte da orla e faz breves paradas no Farol da Barra, Igreja do Senhor do Bonfim e uma grande pausa no Pelourinho. Durante o percurso vídeos explicam sobre as atrações.

Outro passeio interessante é de Escuna pela Baía de Todos os Santos, passa por várias ilhas da baía, com paradas na Ilha dos Frades para banho e almoço em Itaparica. O passeio dura 7 deliciosas horas.

Para provar e levar para casa amostras do sabor baiano passeie pela Feira de São Joaquim. Temperos a granel, roupas, cachaças, artigos de candomblé, aves, bodes e receitas carregadas de superstição e religiosidade.

A Praia do Porto da Barra foi reduto tropicalista nos anos 70. Apropriada para banho e esportes náuticos, atrai todos os tipos de pessoas. As amendoeiras garantem uma boa sombra no passeio pela orla. A boa iluminação noturna prolonga a diversão até depois que o sol se põe.

A Praia do Farol da Barra tem movimento intenso de dia e de noite. Um dos mais famosos cartões-postais de Salvador está aqui, o farol que rende ótimas fotografias. É onde as grandes comemorações de Réveillon acontecem.

A Praia da Ondina tem uma grande concentração de hotéis, o que faz com que a praia seja muito movimentada, principalmente no Carnaval. Porém nem sempre o mar está propício para banho, fique atento à sinalização. 

A Praia do Rio Vermelho não é muito frequentada durante o dia, devido à grande quantidade de barcos atracados na orla, mas a noite é muito movimentada. Em fevereiro recebe milhares de fiéis para a Festa de Iemanjá. 

Escondidinha de muitos turistas, a Praia do Buraco fica no Bairro do Rio Vermelho e é o local perfeito para jogar futebol e vôlei no fim da tarde. Descubra este cantinho maravilhoso.

A Praia da Armação não é a mais indicada para banhos, por causa de sua água muito agitada. Mas, no verão recebe tendas de lambaeróbica, capoeira e tai chi chuan. Já a Praia Pituaçu recebe muitos visitantes nos finais de semana, tem ótimos bares e restaurantes simples e aconchegantes. A Praia de Piatã também é muito movimentada. Durante o dia ou a noite a diversão é garantida. 

Conheça também a Praia de Itapuã, inspiração de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes, Stella Maris melhor praia da cidade para quem procura sossego e para quem gosta de praticar e assistir surf.

A rainha da cocada preta

A rainha da cocada preta

Salvador é conhecida como a terra do Acarajé e Vatapá. É obrigatório provar a especiaria em sua visita à cidade. Mas vale sempre lembrar que paladares menos acostumados devem pedir o prato sem pimenta. As receitas tipicamente baianas são sempre acompanhadas por molhos apimentados. Os sabores únicos dos pratos baianos despertam curiosidade e fascínio de todos.

 

Prove em Salvador a Moqueca, o Bobó, o Caruru de Quiabo ou Camarão e Xinxim de Galinha. Os principais restaurantes para desfrutar da culinária baiana estão no Pelourinho, onde é possível ainda apreciar a vista incrível da Baía de Todos os Santos. Os acarajés mais famosos estão nas barracas de Dinha e Regina, Cira, e Sônia. Onde também podem ser encontradas as tradicionais cocadas baianas brancas e pretas, não deixe de provar.

 

Assim como a religiosidade do povo que permite que o catolicismo e o candomblé convivam perfeitamente, a culinária regional vive em harmonia com as diferentes culturas gastronômicas. Em Salvador existem restaurantes especializados em muitas culturas, mas aposte que em todos encontrará um sutil toque baiano. Cozinha asiática no Zen Thai, francesa no Chez Bernard, Italiana no Di Liana, japonesa no Shiro, pescados no Mistura, pizzas no Quattro Amici, portuguesa no Conventual e carnes no Fogo de Chão.

 

Alguns pratos imperdíveis que você só encontrará em Salvador: Bacalhau com mandioquinha-palha do Conventual, Sucos e casquinha de aratu do Paraíso Tropical, Pescada amarela com crosta de castanha de caju do Ciranda, Sorvete de mangaba do A Cubana, Sorvete de Seriguela do Le Glacier Laporte, Café com Bolo de Tapioca do Lucca Café Especiais, Carapitu Frito do Boca de Galinha e Carne de Sol com Aipim do Cruz do Pascoal. São tantas delícias que dariam para passar o dia interinho só comendo. Prove tudo o que puder!

 

Festas para rodar a baiana

Festas para rodar a baiana

Em Salvador celebram-se festas quase a diario, são inúmeros festivais de música e comemorações folclóricas e religiosas. Sem mencionar o Carnaval e o Reveillón, algumas das datas mais importantes são dia 02 de fevereiro quando se realiza a Festa de Iemanjá; 27 de setembro para festejar São Cosme e São Damião; 24 de junho que é São João; e a Lavagem do Bonfim na segunda quinta-feira de janeiro.

A Festa de Iemanjá é com certeza uma das mais peculiares e famosas da região. Se realiza na colônia de pesca do bairro Rio Vermelho. Os devotos da Rainha dos Mares trazem obséquios à praia durante todo o dia para no atardecer, ordená-los em cestas e depositá-los no mar. O espetáculo é magnífico, se podem ver velas e flores empreender uma viagem mar adentro.

Todos os anos as famílias típicas da Bahia costumam fazer caruru para celebrar o dia dos santos São Cosme e São Damião. Diz a tradição que primeiro devem ser servidas sete crianças com este petisco para logo montar-se o banquete.

Típica para todos os brasileiros, a festa de São João também se comemora em Salvador. Os bairros se enchem de bandeirinhas coloridas e durante à noite são encendidas fogueiras enormes. O evento máximo desta data e o Arraiá da Capitá, festival que atrai artistas e bandas de forró para esquentar o ânimo dos baianos e turistas.

A Lavagem do Bonfim é uma celebração fruto da dupla-religiosidade do povo baiano. Realiza-se uma procissão desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim onde centenas de baianas trajadas com o seu tradicional vestido branco lavam as escadarias do Bonfim com água de cheiro. Confira os preços da Logitravel e reserve já a sua viagem para desfrutar de todo o encanto de Salvador.