Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Trancoso

Trancoso
Trancoso

A perfeita mistura entre o rústico e o chique

Introdução

Introdução

Ao sul da Bahia, fazendo parte do município de Porto Seguro fica a simpática cidadezinha de Trancoso. Local onde os portugueses desembarcaram em 1500, ao descobrir o Brasil, e onde os hippies nos anos 70 se encantaram, fazendo do local um paraíso para plantar a semente da paz e do amor. As casas que se formaram em volta de um retângulo de grama e lindas amendoeiras permanecem até hoje, dando à cidade um tom bucólico e muito charmoso. O Quadrado, como é conhecido o Centro da vila, é onde tudo de bom acontece: futebol no final da tarde, passeios agradáveis, compras nas excelentes lojas de grifes famosas, jantares românticos à luz de velas e o merecido descanso de frente para o mar em uma das ótimas pousadas.

Para chegar a Trancoso de avião é preciso ir até o Aeroporto de Porto Seguro, 26 km de Trancoso e atravessar o Rio Buranhém de Balsa chegando a Arraial D'ajuda. A Estrada Arraial-Trancoso tem 38 km. Este caminho do Aeroporto até a cidade pode ser feita de carro alugado ou de ônibus, a passagem de ônibus custa R$ 6.50. Lembre-se sempre de reservar sua passagem aérea com antecedência, principalmente se for viajar no verão. Ao chegar à cidade não será difícil encontrar um hotel pertinho do mar, já que a maioria fica a poucos passos da areia. Mas de qualquer forma, é importante fazer sua reserva com antecedência, não perca tempo e faça agora mesmo!

Quem viajar em família vai adorar o Club Med Hotel (Fazenda Taipe), além de uma ótima localização o hotel conta com monitores que entretém as crianças com atividades circenses e oficinas durante o dia, além de berçário e piscininha. O Villas de Trancoso é uma pousada muito sofisticada que fica na Praia dos Nativos pertinho do Centro. Quem não quer sair do Quadrado tem como opção a Pousada El Gordo, com um dos melhores restaurantes da cidade.

A cidade tem um charme único. Muitos artistas famosos como a cantora Elba Ramalho e Margareth Menezes tem casa na cidade e passam dias desfrutando de toda essa calmaria. Conheça e encante-se você também. Volte para casa com as energias renovadas e muitas boas lembranças. Aproveite cada cantinho dessa terra iluminada.

Lugarezinhos simples, mas ricos em marcantes detalhes

Lugarezinhos simples, mas ricos em marcantes detalhes

O local mais conhecido e badalado de Trancoso é o Quadrado. A marca registrada da cidade tem um charme único e ainda preserva o estilo simples que atraiu o olhar dos turistas para a cidade. Um detalhe super charmoso do Quadrado é que as casas, estabelecimentos e ruas não têm iluminação, a luz de velas dá um clima todo especial ao local. O cenário bucólico se completa com a igrejinha simples que tem suas portas voltadas para o mar. As pousadas do Quadrado são muito bem estruturadas. Há também muito glamour nas galerias de arte e lojas de grifes famosas. Fica bem no centro da Vila.

PRAIAS

Pertinho do Centro fica a Praia dos Coqueiros. Cerca de 15 minutos de caminhada e você encontrará uma praia lindíssima, com muitos coqueiros, recifes e barracas de praia. A areia é extensa e vai muito bem uma caminhada relaxante e o mar calminho é perfeito para espantar o calor. Os bares da praia disponibilizam almofadas e redes na sombra para os visitantes relaxarem enquanto curtem a paisagem maravilhosa e matam a sede com um bom drink.

A praia mais movimentada de Trancoso é a Praia dos Nativos. Barracas bem estruturadas completam o visual com trechos mais tranqüilos, mar de ondas calmas, ótimas para banho. Neste pedacinho do céu é possível descansar na rede depois de degustar uma deliciosa muqueca de camarão. Pertinho do Centro, bem em frente ao Mirante do Quadrado. A partir da Praia dos Nativos, 40 minutos de caminhada, ou de carro pela estrada para Arraial D'ajuda você chega à Praia do Rio da Barra. Mas qualquer esforço vale para conhecer esta praia maravilhosa. Areia perfeita para caminhada, mar calmíssimo e paisagem encantadora, coqueiros e pedras de falésias completam o visual.

Na área central fica a Praia do Rio Verde (Pedra Grande). A praia tem algumas pousadas e barracas badaladas. Mas mesmo assim a praia é muito tranqüila. Fica pertinho da Praia dos Coqueiros, é possível acessar a praia caminhando tranquilamente e curtindo a paisagem.

Um pouco mais afastada fica a Ponta de Itaquera. A faixa de areia firme e extensa é um convite para caminhadas. Até porque o único acesso a esta praia maravilhosa é caminhando a partir da Ponta de Itapororoca, 1h30 de caminhada. Mas qualquer esforço vale a pena, a praia praticamente deserta é um recanto da natureza.

Também um pouco afastada é a Ponta de Itapororoca. No inverno a praia vira point de surfistas e no verão a areia branquinha é convite para um banho de sol.

A Barra do Rio dos Frades é extensa e abriga uma simpática vila de pescadores. As águas mansas em combinação com a foz do Rio dos Frades formam manguezais. Para chegar à praia, porém, é preciso muita disposição. São 2h30 de caminhada a partir da Ponta de Itapororoca.

PASSEIOS E ATRAÇÕES:

Para conhecer a cidade uma boa opção é fazer um passeio de bicicleta. Você pode optar pelo roteiro mais calmo ou mais radical, depende de seu preparo físico. A trilha de 25 km, passando pelo Vale dos Búfalos, trechos em meio à mata e praias quase desertas, a pedalada dura cerca de 2h30 e acaba nas praias de Itaquena e Itapororoca, esta trilha também pode ser feita em noites de lua cheia. O trecho mais longo tem cerca de 50 km, pode ser percorrido em 3 horas em meio à mata fechada.

Uma grande aventura é o passeio de caiaque que começa com um percurso de 30 minutos de jipe até o ponto de partida no Rio Trancoso. A partir desse ponto o passeio à remo dura cerca de 1h30 e percorre 5 km até a Praia dos Nativos. O rio é bem calmo, permitindo contemplar a bela paisagem natural de mata preservada e água transparente. Ainda podem-se fazer paradas para banho de rio, uma delícia. O custo do passeio é de R$ 60 por caiaque individual ou duplo.

Um passeio de barco até a Vila de Caraíva é perfeita para quem quer curtir a noite animada da cidadezinha. Fica a 40 km de Trancoso e há barcos que partem para a vila durante todo o dia. Ideal para chegar à cidade, dar uma volta pelo centro e dançar um forró arretado.

Em 1999 o suíço David Varilek trouxe o Kitesurf para Trancoso, desde então o esporte é uma atração obrigatória para quem quer se aventurar surfando impulsionado por uma pipa. É muito divertido, procure orientação de um profissional.

Para ficar em meio à natureza e desfrutar da calmaria de Trancoso vale a pena conhecer o Parque Monte Pascoal. Local este que tem uma forte carga histórica. Foi neste monte que os portugueses desembarcaram em 1500: "um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal...". Para conhecer a região você pode alugar cavalos e escolher entre as várias opções de trilhas. Faça muitas fotos e desfrute o melhor da natureza. Se encante com esse pedacinho do Brasil como os portugueses se encantaram em 1500.

Para praticar mergulho e observar a vida marinha além de fazer um delicioso passeio de caiaque conheça a Ponta do Corumbau. A reserva de pescadores fica a 80 km de Trancoso, o acesso é de lancha e a viagem dura cerca de 1h30. A mata preservada cria um ambiente muito aconchegante e bonito.

Para conhecer a cidade em família ou com amigos há opção de fazer passeio de van ou caminhonete. O roteiro do passeio é em meio à Mata Atlântica, passando pelo Rio dos Frades, o Vale dos Búfalos, a Aldeia Indígena do Itaporanga, a Praia do Espelo até chegar à Praia de Caraíva ou uma aventura pelo Parque do Monte Pascoal.

Para os amantes do Golf, trancoso desde 2004 tem um campo de Golf com padrão internacional. O Campo de Golf do Terravista tem uma vista maravilhosa do mar e da Mata Atlântica. É um dos locais mais bonitos da cidade. Dos 18 buracos do campo, 4 ficam ao lado do mar e de um mirante espetacular. O campo é novo, mas já é considerado um dos melhores da América do Sul.

ARTES:

Uma cidade tão inspiradora não poderia deixar de ser um reduto de talentosos artistas.
Conheça as obras de Damião que retratam a cidade: Casa de João Batista, Fim de Tarde na Praça, Amanhecer na Praia e Entardecer em Caraíva. O ateliê do artista fica na Av. Tancredo Neves.

Conheça também o Ateliê de Jorge Abdo, com várias esculturas de bronze, resina e terracota. Suas obras representam principalmente a mitologia grega e romana em figuras humanas. Seu acervo está exposto no Restaurante Gandaia, Shopping Canto Verde.

Na entrada do Quadrado fica a Feira de Artesanato de Trancoso, com artesãos vindos de vários lugares do Brasil. Entre as obras estão objetos de decoração, bijuterias dos mais diversos materiais: coco, cerâmica, pedras, couro, prata, sementes e muito mais.

Em Trancoso conheça o trabalho da Urubu Rei que trabalha com reciclagem de plásticos e papéis. Utilizando técnicas de papel machê e papietagem nascem belas peças decorativas e utilitárias, como: bonecas, vaquinhas, galinhas, santos e quadros.

Leve um pedacinho de Trancoso na memória e também na bagagem. Faça muitas fotos nesse simpático pedacinho do paraíso.

Jantar a luz de velas todas as noites

Jantar a luz de velas todas as noites

O Quadrado é o maior reduto de bons restaurantes da cidade. O clima aconchegante do local iluminado por luz de velas todas as noites é propício para degustar todos os deliciosos sabores de Trancoso. Os restaurantes têm mesas ao ar livre, sob a sombra das amendoeiras. Mais do que locais para comer são locais para desfrutar a calmaria da cidade. A maioria dos estabelecimentos só abrem ao final da tarde, durante o dia aproveite para comer petiscos deliciosos nas barracas da cidade. Quem vem para Trancoso deve provar pratos locais exclusivos, como: Camarão ao curry com erva cidreira, Salada verde com queijo coalho, manga e melaço e o Bacalhau com azeite de urucum. E ainda pratos que misturam a culinária oriental e baiana, chamada culinária japaiana do Restaurante Japaiano, e trás pratos como Sushi de Moqueca e Bobó de camarão com Wassabi e Yakissoba de carne de sol.

Por ser uma cidade turística, a cozinha local se especializou em diferentes culturas para agradar a todos: Comida japonesa no Aki Sushi (Rua Principal), Comida francesa no Café Payard (Praça São João), Comida italiana no Cambusa (Rua do Telégrafo), Comida baiana, portuguesa e variada no El Gordo (Quadrado), Peixes e frutos do mar no Bar da Costa (Praia dos Nativos) e Capim Santo (Praça São João) e Comida Australiana no Masala (Quadrado).

Os frutos do mar marcam presença em praticamente todos os restaurantes da cidade. A comida baiana é o ponto alto da culinária de Trancoso, prove: Badejo com pupunha ao molho de maracujá e temperos chineses do El Gordo; o Badejo com crosta de azeitona preta, espinafre e tomates assado do Capim Santo; a Lagosta Grelhada com risoto biri-biri (fruta de sabor cítrico) do Il Mercato; Rolo de Pizza crocante e Sanduíche de Pizza no Maritaca; o Peixe assado na folha de bananeira com arroz e farofa de banana do Silvana e CIA e a Feijoada, Paella e pernil do Portinha. Durante o dia prove os excêntricos sabores de sorvetes da Gelateria do Beco (Quadrado): Capim-santo, banana com nozes e café. E ainda os sanduíches feitos com pão sírio do Lá No Dom (Centro): Beirute de picanha sem gordura e o natural de berinjela e ricota. Em Trancoso você vai encontrar uma infinidade de sabores exclusivos e a simplicidade e simpatia no atendimento como em nenhum outro lugar. Se delicie com essa incrível cidade.

Festas religiosas e gastronômicas em clima de paz e amor

Festas religiosas e gastronômicas em clima de paz e amor

As duas festas mais tradicionais de Trancoso são a Festa de São Sebastião e Festa de São Brás. A Festa de São Sebastião no dia 20 de janeiro é marcada pela troca da bandeira do ano anterior no mastro do cruzeiro que fica na frente da Igreja.
Tradicionalmente a comemoração começa na noite do dia santo e varam a noite com muita música e forró seguido por almoço coletivo pra toda a cidade, procissão e muita animação.

A Festa de São Brás acontece no dia 03 de fevereiro e segue a mesma programação. Ambas são a marca registrada da cidade e resgatam a cultura e tradições locais, encantando os moradores e visitantes.

Em janeiro, desde 1994 acontece o Festival Alternativo Ecológico Grito de Gaia. O evento trás renomados DJs brasileiros e estrangeiros e reúne milhares de pessoas que gostam de música eletrônica.

A Festa de Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, tem como palco o Hotel Estrela D'água com uma grande festa que atrai uma multidão à Trancoso. Também em fevereiro acontece o Festival Gastronômico de Trancoso, com o melhor da culinária do Nordeste: queijos, pães, azeites, cachaças, pratos regionais e artesanato.

O Ano Novo mais badalado do Brasil é em Trancoso, o clima aconchegante da cidade e a aura hippie garantem uma virada cheia de paz e amor, eventos como a Festa do Taipe que acontece há anos na Praia do Taipe e é ponto de encontro de muitos famosos e principalmente visitantes. A festa é concorridíssima, desta forma os ingressos não são muito baratos e exigem um pré-convite. Quem gosta de curtir uma balada, certamente ficará muito satisfeito. Mas um réveillon tradicional muito divertido também acontece no Quadrado e é aberto ao público em geral.

Em qualquer época do ano Trancoso tem algo especial para oferecer aos visitantes. Escolha a data que mais lhe agrada e venha desfrutar de toda a calmaria desse pedacinho encantado da Bahia.