Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de São Paulo

São Paulo
São Paulo

A charmosa Terra da Garoa

Introdução

Introdução
São Paulo: A charmosa Terra da Garoa A cidade de São Paulo, localizada no Estado de mesmo nome foi fundada em 25 de janeiro de 1554. Com seus mais de 11.244.369 habitantes distribuídos nos seus 1.522,986Km2, é uma das cidades brasileiras mais populosas e tolerantes, abrigando a uma infinidade de etnias, nacionalidades e procedências de outros Estados.
A torre de Babel mais famosa do Brasil foi fundada segundo fontes, pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.

A fim de catequizar os índios, subiram a Serra do Mar e ao atingir o Planalto de Piratininga encontraram o ponto ideal.

Parece brincadeira que hoje esta grande Metrópole conhecida como uma cidade de pedra e cimento e com índices elevados de poluição, esconde entre arranha-céus particulares belezas que inspiram até mesmo à canções cheias de amor e poesia. Isso foi um dia assim o que chamamos de um verdadeiro paraíso para viver.

Os jesuítas encontraram ares frios e temperados como os da Espanha e segundo diziam uma terra muito sadia, fresca e de águas limpas.
Então construiram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram a primeira missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Demorou cinco séculos para o povoado de Piratininga se transformar numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.

Em 1827 constrói a sua primeira faculdade de Direito, no Largo São Francisco. Foi só então que passou a ser considerado um núcleo intelectual e político significante no nosso país. Mas o boom que faria São Paulo tornar-se o importante centro econômico que conhecemos sem dúvida foi impulsionado pela expansão da produção do café no final do século XIX.
Nesta ocasião começaram a chegar imigrantes de todos os cantos do mundo para trabalhar nas lavouras e, posteriormente, no crescente parque industrial da cidade.

Da história revolucionária desta imensa cidade podemos destacar a Revolução Constitucionalista que estourou no dia 9 de julho de 1932 (data marcada como feriado Estadual). Os combates duraram umas 3 semanas e São Paulo saiu derrotado, ficando isolado no cenário político do país.
Mas isso não evitou o nascimento de instituições educacionais, gerando em 1935 a criação da Universidade de São Paulo, que recebeu professores ilustres como o antropólogo francês Lévi-Strauss.

Na década de 40 a indústria se transforma no principal motor econômico da cidade e a necessidade de mais mão-de-obra atrai brasileiros de vários Estados, principalmente do Nordeste, cheios de esperança de viver o sonho da grande Capital.

Já nos anos 70 as indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema).

Hoje todos conhecem esta gigante brasileira como o principal centro financeiro da América Latina.

Marque seu vôo o quanto antes e programe sua viagem à São Paulo, verá que a Capital não é feita só de arranha-céus.

Atreva-se a conhecer os encantos desta imensa cidade.
São Paulo te espera!

São Paulo para todos os gostos

São Paulo para todos os gostos

São Paulo tem tantas atrações que se for com pouco tempo, ficará com aquele gostinho de quero mais ao despedir-se da Capital.

A cidade "esconde" belezas que só planejando seus passeios será capaz de conhecer e desfrutar. Separamos entre o natural e o cultural, uma pequena lista dos pontos que acreditamos não pode deixar de ver na sua viagem à São Paulo: Construído em 1911, o Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da Capital e um dos cartões postais de Sampa.
Seja pelo seu estilo semelhante a um dos mais importantes teatros do mundo, a Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, lembramos que foi o palco da semana de arte moderna de 1922.
Foi construído para atender o desejo da burguesia paulista de então, que desejava que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto.
Atualmente abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, O Coral Lírico, o Ballet da cidade de São Paulo, o Coral Paulistano e a Orquestra Experimental de Repertório. Na Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Telefone: 3397-0300 // Bilheteria: 3397-0327

O emblemático Edifício Itália é considerado o 2º maior da cidade.
Com seus 165m de altura, se transformou em um dos mais importantes pontos turísticos da cidade não só pelo seu tamanho mas também pelo famoso e tradicional restaurante, Terraço Itália, localizado no último andar do edifício e brindando aos clientes uma vista de 360º da Capital enquanto saboreia uma das mais completas cartas de vinho de São Paulo.
O edifício tem 6.000m2 e capacidade para 10.000 pessoas, nos seus 46 andares estão distribuídos um teatro, uma galeria e o antigo Circolo Italiano. Se cruza a Avenida Ipiranga e a São Luis, ficará tentado em ver o topo do edifício que causa vertigem pela sua imensidão. Na Avenida Ipiranga, 344 - Centro - São Paulo (Metro República), Tel.: (11) 2189-2999 - www.edificioitalia.com.br.

A Feira de Benedito Calixto, é a tradicional feirinha de Pinheiros. Encontra-se de tudo nas barraquinhas, desde cds raros a móveis antigos, incensos artesanais e roupas feitas à mão.
Quem freqüenta também indica que as barracas de comida oferecem surpresas muito agradáveis como o sanduíche de berinjela e os doces caseiros do tio da praça. Às vezes tem até rodas de chorinho. Na Pça. Benedito Calixto, Pinheiros.

Largo São Francisco - Está localizado em pleno centro da cidade e abriga alguns marcos da história paulistana sendo considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade.
Lá estão a Faculdade de Direito da USP, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco, tombada patrimônio histórico em 1982. Contém em seu acervo bustos de terracota do século XVII, estátuas de santos e documentos do século XVIII, castiçais banhados em ouro e pinturas em tela e nos forros. Seus altares, folheados a ouro, e suas estátuas exibem três fases do estilo barroco - a clássica, a primitiva e a posterior. Destaque para as pinturas de José Patrício da Silva Manso que mostram passagens da vida de São Francisco.
O local também é reconhecido como o marco zero de uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a Brigadeiro Luís Antônio.

Igreja e Convento - Largo São Francisco, 133, próximo ao Metrô da Sé, está aberto à diário das 7:30h às 20:00h seu telefone é o (11) 3106-0081, a entrada é gratuita.

Museu de Arte Moderna - MAM - O conhecido MAM, tem uma função dupla de Museu mais Centro Cultural.
Podemos freqüentar exposições temporárias, um restaurante com vistas para o parque, uma loja de lembranças ou ainda cursos ligados à sua proposta, como por exemplo: história da arte, fotografia, desenho, pintura, teatro e figurino.
Destacamos também o entorno do museu que é uma atração por si só. Chama a atenção a aranha de bronze de dois metros de altura, obra de Louise Bourgeois, exposta atrás de um vidro e se caminhamos alguns passos chegaremos ao Jardim de Esculturas, com paisagismo de Burle Marx e 25 peças espalhadas por 6.000m² de verde, uma riqueza de detalhes.
O MAM está no Parque Ibirapuera, portão 3 s/nº e funciona de terça a domingo e feriados das 10h às 18h (bilheteria fecha com 30 minutos de antecedência). O Telefone é o: (11) 5085-1300 - Entrada gratuita aos domingos. www.mam.org.br

Museu de Arte Contemporânea - MAC Se destaca em toda a América Latina com suas cerca de 10.000 obras no acervo.
Quase todas procedem do MAM, que teve sua coleção entregue à USP pelo que naquele então era o seu presidente, Francisco Matarazzo Sobrinho, no ano de 1963. Como exposições temporárias ao longo do ano, temos o prazer de ver grandes nomes do século XX como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsilia do Amaral, entre tantos outros, através de pinturas à óleo, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais. Também oferece atividades como: cursos de extensão cultural, atividades de ateliês, visitas orientadas, biblioteca e loja.
O MAC da Cidade Universitária está na R. da Praça do Relógio, 160 - Cidade Universitária, funciona de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Fecha às segundas. O telefone de contato é o (11) 3091-3039. www.mac.usp.br
O MAC do Ibirapuera está no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso - Parque Ibirapuera, funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Fecha às segundas. O Tel.: (11) 5573-9932. www.mac.usp.br.

Museu da Imagem e do Som (MIS) - Desde 29 de maio de 1970, coleta, registra e preserva os sons e imagens mais representativos da arte e cultura brasileiras. Seu acervo é uma mistura do que há de mais relevante em obras de cinema, vídeos, fotos e músicas com documentação histórica, seja de legados artísticos ou tradição oral. Agora há espaço para novas mídias tecnológicas e linguagens diversas, o que lhe permite ser um dos únicos museus do país com equipe, infra-estrutura e equipamentos para valorizar a arte do futuro sem esquecer a rica história cultural do país.
Está aberto às terças e quintas, das 10h às 18h; quartas, sextas e sábados, das 14h às 22h; domingos e feriados, das 15h às 19h na Avenida Europa, 158 - Jardim Europa. O telefone de contato é o (11) 2117-4777 - entrada franca aos domingos. www.mis-sp.org.br

Catedral Metropolitana Ortodoxa - O projeto, que deveria ser igual à Igreja de Santa Sofia em Constantinopla - capital do Império Bizantino, mas teve de modificar os planos do seu projeto inicial e adaptá-lo quando começaram as obras da Estação Paraíso do metrô, logo ao lado do edifício.
A catedral é imponente, com sua cúpula central dourada que abriga abóbadas centrais e mezaninos laterais pintados por Joseph Trabulsi, na década de 50. Todo em mármore de Carrara entalhado à mão, com ícones do iconógrafo russo Krivotz. Entre os anos 2000 e 2003 as paredes laterais e a cúpula do altar foram iconografados por Hannán Houli.
Os vitrais e ícones pintados em afrescos e telas, revestindo as paredes internas, são alguns dos bons motivos para visitar a Catedral.
A catedral tem fácil acesso e está aberta à visitas. Grupos grandes devem agendar por telefone dia e horário especial para visitação. Localizada na Rua Vergueiro,1.515 - Paraiso Tel.: (11) 5579-3835/ 5579-0019/ 5579-0017/ 5571-6035. O horário de abertura é de segunda a sexta, das 09h às 13h e das 15h às 18h. Sábados, das 10h00 às 13h00. Divina Liturgia: Domingos, às 10h30. www.catedralortodoxa.com.br

Sesc Pompeia - Desde 1982, o projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, também responsável pelo Museu de Arte Paulista - MASP abriga shows, peças de teatro, exposições, oficinas e aulas. Embora ofereça descontos para os seus filiados, as atividades são abertas a todo o público e a programação pode ser conferida pelo site.
O projeto foi construído sobre uma antiga fábrica de tambores e levou nove anos para ficar totalmente pronta. Lina Bo Bardi imprimiu mais do que o seu estilo modernista ao projeto: os amplos espaços de coletivos, que incentivam a interação.
O espaço possui teatro com 800 lugares, restaurante, choperia, biblioteca, área de vídeo, oficinas de artes, laboratório fotográfico, piscina aquecida com deck solário, ginásio de esporte, quadras poliesportivas, salas de ginástica e dança, consultórios odontológicos, bar e lanchonete, entre outros. Confira na R. Clélia, 93 - Pompeia - Tel.: (11) 3871-7700. www.sescsp.org.br

Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini - Inaugurado em janeiro de 1957 - o primeiro da América Latina - conta com novos projetores periféricos que são capazes de trazer para São Paulo as imagens captadas do telescópio espacial Hubble e dos satélites da Nasa. A cúpula interna é uma grande tela de projeção e o espectador tem a sensação de estar mais próximo ao céu, tornando as sessões didáticas e divertidas. O novo projetor, StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, tem capacidade para avistar o céu de qualquer ponto conhecido do universo como, por exemplo, a partir de Marte. Por usar um sistema de projeção de fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.
Localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera, zona sul, São Paulo (cerca de 5 Km do Metrô Santa Cruz), telefone de contato: (11) 5575-5206. Confira a programação, preços e horários no site www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia

Palácio dos Bandeirantes - Atualmente sedia o Governo Paulista, mas inicialmente foi construído para abrigar a Universidade "Fundação Conde Francisco Matarazzo". A partir de 1963, o edifício passou a ser propriedade do Governo do Estado de São Paulo e este transferiu sua sede do Palácio dos Campos Elíseos para o novo prédio no bairro do Morumbi em 19 de abril de 1964.
Se deu o nome de "Palácio dos Bandeirantes" em homenagem àqueles que expandiram as fronteiras do país até os sertões. Hoje, o local tem três funções: sede do Poder Executivo Estadual, residência do governador e Museu. Se não fosse pouco do lado de fora se pode admirar um vasto jardim, de 125 mil metros quadrados, que correspondem a 70% do terreno. Lá, estão mais de duas mil árvores, entre elas: pau-brasil, ipê amarelo, ipê rosa, palmeira jerivá, castanheira, cedro-do-líbano, jequitibá rosa, quaresmeira, jatobá e jacarandá mimoso. Elas convivem com aproximadamente 40 espécies de aves como pica-paus amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e sabiá-laranjeira.
O Palácio está na Av. Morumbi, 4.500 - Portão 2 - Morumbi, aberto de terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora). Telefone: (11) 2193-8282. Entrada franca.

Natureza
Parque Burle Marx - A história do surgimento deste parque é algo diferente, o arquiteto-paisagista responsável pelo projeto, Roberto Burle Marx, criou o que era em um primeiro momento um projeto artístico e paisagístico para integrar os jardins de uma casa, projetada por Oscar Niemeyer na década de 50, a casa, não só jamais foi concluída ou habitada, senão que em 1990 foi demolida e em 1995 os jardins foram aproveitados para dar lugar ao parque. Palmeiras Imperiais, um conjunto de esculturas do painel de altos e baixos relevos, espelhos d'água, além de um belo pergolado e um gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez são alguns dos principais atrativos do parque.
O Parque Burle Marx está na Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 - Vila Andrade - zona sul de São Paulo. Abertura diária das 7h às 19h, entrada gratuita. Telefone de contato: (11) 3746-7631. http://www.parqueburlemarx.com.br/

Solo Sagrado do Guarapiranga O conceito dos solos sagrados foi criado por Mokiti Okada (conhecido também como Meishu-Sama), que iniciou em 1945, no Japão, a construção de protótipos de paraísos terrestres, onde reinaria a harmonia entre a beleza natural e a criação do homem. Assim, em 1995, nasceu o Solo Sagrado do Guarapiranga.
Prepare seus olhos pois já ao entrar aos portões principais encontrará uma vista exuberante! De um lado, o grandioso mundo das águas da Represa de Guarapiranga e por outro lado uma infinidade de tons nos jardins que enfeitam o lugar.
Ali também poderá deparar-se com um imenso templo, construído em forma de anel, um dia especial em que ocorre o Culto de Agradecimento às bênçãos alcançadas no mês, que reúne cerca de 20 mil pessoas e um Centro Cultural, que contém obras periodicamente renovadas de diferentes artistas, além de salas multiuso e de audiovisual.
Dispõe de 2 praças de alimentação, locais para picnic (como a Orla da Represa, com 20.000m2 de gramado, com diversas árvores que oferecem ótimas sombras para descanso) e ainda podemos apreciar diferentes espécies de animais silvestres soltos, tais como: corujas, esquilos, macacos, quatis, tatus e preguiças.
Aos finais de semana, o Solo Sagrado oferece aos seus visitantes um passeio guiado gratuito que ocorre de hora em hora e não precisa agendar. Os guias que fazem o trajeto são voluntários e realizam atividades de conhecimento, entretenimento e interação através da apreciação da natureza por toda a área que esse magnífico ponto turístico proporciona a todos que o visitam.
O Solo Sagrado de Guarapiranga está na Estrada do Jaceguai, 6.567 - Jardim Casa Grande Parelheiros - na zona sul de São Paulo. Está aberto de quarta a domingo, das 8h às 17h e aos feriados (exceto em segundas-feiras e terças-feiras). O telefone de contato é (11) 5970-1000 Site: www.solosagrado.org.br

Zôo Safári - O contraste da selva de pedra paulistana com a vida selvagem natural? Encontramos aqui.
Reconhecido em toda a América Latina como o único parque do gênero, os visitantes entram no Safári em carro próprio ou nas vans disponíveis com motoristas-guias, e podem ver de perto os 380 animais de 42 espécies, entre répteis, aves e mamíferos, da fauna nativa e exótica. Como leões, onças, tigres, zebras, girafas, pavões, avestruzes, lhamas, antas, cervos, bisões, emas, todos livres pela mata.
O passeio é imperdível e dura mais ou menos 1h percorrendo 4 km de safári. O Zoo está dentro de um fragmento de Mata Atlântica, numa área de 80 mil m², um alívio para os pulmões e uma experiência inesquecível. Está na Av. Cursino, 6338, telefone: (11) 2336-2131/ 2132. Consulte no site: www.zoologico.sp.gov.br/zoosafari/ a informação atualizada de preços e atividades.

Parque Ecológico do GuarapirangaSituado na zona sul de Sampa o parque ocupa uns 2.5km2 de extensão em uma área protegida com opções de lazer para os mais diferentes gostos.
Encontramos no seu interior trilhas, quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, lanchonete, churrasqueiras, palco para shows, um viveiro com mais de 379 mil mudas de plantas e cerca de 500 espécies de animais. É possível até andar sobre as águas da represa em uma pista para caminhada de 1,6 km de concreto. No parque também encontraremos clubes e escolas dos mais diversos esportes aquáticos. Há opções para quem deseja aprender a velejar em escolas de iatismo, ter aulas de windsurf ou ainda de Dragon Boat, um esporte recém-chegado ao Brasil que consiste em remar uma canoa em forma de dragão oriental ao som das batidas de um tambor posicionado na proa do barco, que pode ser ocupado por até 22 pessoas. Também há um espaço para a tranqüilidade, no Salão Oval, mantido por um grupo de voluntários, há um espaço onde acontecem atividades voltadas especialmente para a terceira idade, como ginástica chinesa, ioga e dança.
Com a família? Os pequenos não ficam de fora da diversão na Brinquedoteca, mantida por iniciativa da empresa de brinquedos Estrela. Dezenas de crianças passam por lá diariamente para brincadeiras e jogos de todos os tipos.
No Anfiteatro, grupos voluntários montam espetáculos teatrais. No Infocentro, dez computadores com conexão à internet estão à disposição da população. E o acervo da Biblioteca possui mais de oito mil itens.
O lugar é tão completo que tem até um museu: O Museu do Lixo, que expõe os mais diversos objetos encontrados submersos na Represa do Guarapiranga: desde latas de refrigerantes e pneus até sofá, geladeira e fogão.
O Parque Ecológico do Guarapiranga é um refúgio envolvido por um incrível mundo de água e repleto de opções de lazer, cultura e esportes, um verdadeiro Oasis na Estrada da Riviera, 3.286 - Riviera Paulista - zona sul de SP. Site: www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_parques_ecologico-guarapiranga

Night Paulistana

São tantas opções de qualidade que precisar as melhores para indicar em uma lista, nos ficaria curto.

Tentamos selecionar entre estilos os lugares mais badalados da noite de Sampa. Confira:

D.Edge - Música eletrônica. Conceituado lugar reconhecido internacionalmente, destacado por trazer os mais notáveis e esperados Djs e produtores de música eletrônica. A programação vanguardista e undergound combinada ao design sofisticado e inovador colocaram o clube entre os melhores. Confira em: Alameda Olga, 170 - Barra Funda. Tel.: (11) 3667 83 34. Site: http://www.d-edge.com.br/

Pacha - Diretamente de Ibiza ao Brasil!!! O famoso Pacha não deixa cair o ritmo noturno da efervescente São Paulo. O público mais atual se dirige à Vila Leopoldina que conta com uma pista sob um céu estrelado. Destaque de Djs brasileiros e internacionais de peso. Na Rua Mergenthaler, 829 - Vila Leopoldina. Tel.: (11) 2189 37 00. Site: http://www.pachasp.com.br/index.shtml

Azúcar - Bailes latinos como a Salsa, o merengue e outros, costuma atrair um público que oscila entre 25 e 45 anos nesta disco cubana. Não perca o passo e venha na Rua Mário Ferraz, 423 - Itaim Bibi. Tel.: (11) 3074 37 37. Site: http://www.azucar.com.br/Disco Club - foi projetada segundo conceitos internacionais para atender a um seleto público. Já teve entre seus frequentadores nomes como Gisele Bündchen e Naomi Campbell, que lá fizeram festas particulares. Um túnel na entrada dá acesso ao interior do clube, que conta com seguranças especializados, cabine do DJ próxima à pista, atendimento personalizado e temperatura constante de 23 graus, além de uma iluminação criada com exclusividade pela mesma empresa norte-americana, que já trabalhou para lojas como Cristian Dior e DKNY. O som é eletrônico com a predominância da house e DJs internacionais famosos. Na Professor Atílio Innocenti, 160 - Itaim. Tel.: (11) 3078 04 04. Site: http://www.clubdisco.com.br

Clash Club - Música eletrônica, rock e hip-hop num galpão dos anos 30, o prédio foi reformado para oferecer o máximo de conforto, sem perder suas características originais, como fachada e estruturas de madeira do teto. Numa parceria inédita com as empresas Visual Farm (do DJ Aléxis) e Sagaz, foram criados para o club uma cenografia exclusiva com sistema de projeção de vídeo único no Brasil, que integra as projeções com a iluminação da pista. Na R. Barra Funda, 969 - Barra Funda. Tel.: (11) 3661-1500. Site: http://www.clashclub.com.br

Trash 80's - Para os mais nostálgicos ai está uma pedida divertida, a Trash 80´s apresentou shows de grandes artistas dos anos 80, como Ritchie, Gretchen, Polegar, Rosana, Sidney Magal e o internacional Double You. E nas noites temáticas, sem apresentações de artistas, a festa traz a Trupe Trash com as performances mais caricatas. A animação da pista, antes e depois dos shows e performances, é garantida pelo staff de DJs. Catatau e Wander Yukio fazem todos dançar ao som de pop-rock, músicas infantis, cafonas e ritmos mais dançantes como flash house, 90´s e remixes. Na Rua Álvaro de Carvalho, 40 - Centro. Tel.: (11) 3262-4881 | (11) 3253-6625. Site: http://www.trash80s.com.br

Se ficou com vontade de quero mais, acesse o link: http://www.obaoba.com.br/sao-paulo/balada e descubra todas as baladas que oferece a grandiosa São Paulo.

Shopping Luxo

São Paulo é inconfundivelmente a Capital do negócio.
Cosmopolita e atual, virou sinônimo de um turismo específico: o turismo de luxo.
Se vem à São Paulo de passeio, com intenção de comprar, encontrará o lugar e o produto à sua medida.

Em cada bairro há um Shopping e estes estão classificados por tipos de produto. Citamos alguns dos mais conhecidos, classificados por shoppings de marca "indoor" e de compra de luxo "outdoor" de rua:

 

  • Shopping Iguatemi - Calvin Klein, D&G, Empório Armani, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton, entre muitas outras firmas nacionais e internacionais encontrará aqui. Na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 Jardim Paulistano. Site: http://www.iguatemisaopaulo.com.br/
  • Shopping Cidade Jardim - Calvin Klein Jeans, Carolina Herrera, Chanel, Daslu, Giorgio Armani e muito mais na Av. Magalhães de Castro, 12.000 - Tel.: +55 11 3552-1000. Site: http://www.shoppingcidadejardimjhsf.com.br/default.asp

 


Compras Outdoor de Rua

 

 

  • Rua Oscar Freire - A 8ª rua mais luxuosa do Mundo
    Localizada na região nobre de São Paulo é reconhecidamente um dos pontos de comércio mais elegantes da cidade que reune em algumas quadras, nas proximidades da Rua Augusta, muitas grifes famosas e caras do país no que diz respeito à produtos de luxo. Podemos citar entre tantas as conhecidas: Diesel, Shoulder, La Perla, Le Lis Blanc, Tommy Hilfiger, Forum, Osklen, Camper, H.Stern e Hellus.
    Também podemos citar outras duas ruas vizinhas que contam com nomes de peso internacional. Uma delas é a Haddock Lobo, aonde podemos comprar as reconhecidas firmas de Louis Vuitton, Giorgio Armani, Christian Dior, Bulgari, Cartier, Salvatore Ferragamo e Alexandre Herchcovitch.
    A outra é a Bela Cintra, aonde encontraremos Versace, Carlos Miele, NK Store, Marc Jacobs e Bo.Bô.

    Nessa região de São Paulo, também estão concentrados vários restaurantes de moda e docerias de luxo como por exemplo o Fasano, Antiquarius, Gero, Rodeio, Tatoo, Häagen-Dazs, Dulca, Cristallo entre muitos outros. Uma dica de city-tour diferente é a proposta do Turismetrô, confira em http://www.spturis.com/turismetro/

    Se ainda tem dúvidas ou precisa de mais idéias para visitar esta espetacular cidade brasileira confira em http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar as dicas atualizadas de passeios.

    Outra dica são os passeios temáticos que oferecem as agências de receptivo de São Paulo. Existem diversos roteiros para escolher e é uma boa pedida guiada por se não se sente seguro em aventurar-se pela imensa cidade. Os roteiros variam entre arte, bem-estar, moda, gastronomia, agito, etc. Confira!!!

    Quer mais ajuda? São Paulo tem! As Centrais de Informação Turística (CITs) funcionam como importante fonte de informação turística e de utilidade pública para turistas de todas as nacionalidades e moradores da cidade.

    O atendimento é feito por pessoas qualificadas, bacharéis e estudantes de turismo bilíngües, e com profundo conhecimento do patrimônio turístico de São Paulo. Eles estão prontos para oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, os atrativos turísticos, a infra-estrutura, serviços e acessos.
    Nas CITs os turistas também encontram a sua disposição guias turísticos, culturais, de compras, além de mapas da cidade e folhetos de locais para visitação.
    Além de divulgar a variada oferta turística e de lazer da cidade de São Paulo, as CITs oferecem atendimento personalizado, com a recomendação de programas e atividades adequados a cada perfil de turista, visando sempre a satisfazer suas expectativas e interesses.
    Existem várias centrais de atendimento espalhadas pela Capital, mas a principal está justo quando chegamos através do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
    Não deixe de desviar por um instante seu destino final passando por um dos centros, com a ajuda gratuita destes profissionais encontrará a melhor forma de desfrutar ao máximo suas férias em São Paulo.

    CIT AEROPORTO - Terminal 1: Área de desembarque do Aeroporto de Guarulhos. Diariamente das 6h às 22h. Rodovia Hélio Smidt, s/nº.

 

Todos os sabores do Mundo

Todos os sabores do Mundo

Grandiosa em todos os aspectos, a gigante São Paulo oferece aos visitantes e residentes aproximadamente 12,5 mil restaurantes de 52 nacionalidades, etnias e regionalidades diferentes, aportando deste modo aos cardápios oferecidos nos variados estabelecimentos da Capital as mais diversas influências de temperos tipicamente brasileiros e de tendência internacional da cozinha contemporânea. A combinação é indescritível e se recomenda experimentar de tudo um pouco para não ficar com a sensação de que não se viveu o lado gastronômico desta espetacular cidade brasileira.
Se seguimos a contabilizar podemos citar ainda que a Capital possui mais de 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, 3,2 mil padarias, 6 mil pizzarias e 500 churrascarias. Seguimos... e a Capital que nunca dorme faz a diário mais de 10,4 milhões de pãezinhos (7,2 mil por minuto), 1 milhão de pizzas (720 por minuto) e 400 mil sushis (uns 278 por minuto).

Deu fome e tudo, não é? Indicamos em uma lista a seguir idéias de alguns dos lugares relevantes da Capital para estacionar a fome em cada momento do dia. Confira!

Café-da-manhã
Pra começar bem o dia, que tal um delicioso pão na chapa com uma média (café com leite)? É simples demais? Tranqüilo, os estabelecimentos como padarias e cafés espalhados pela cidade oferecem uma infinidade de opções nos seus cardápios e estamos certos de que alguma vai lhe agradar. Citamos 3 que estão em cabeça de lista para que não se perca de fome pela Capital.

 

  • Octávio Café - Considerado o melhor café pela Revista Veja SP em 2010. Na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 - Jd. Paulistano. Site: http://www.octaviocafe.com/port/default.asp
  • Padaria Benjamin Abrahão - História emotiva de esforço e dedicação de uma família que conseguiu reconhecimento e hoje seu nome é sinônimo de qualidade inclusive internacionalmente conferem já à este lugar o Premio Veja SP à melhor padaria da Cidade por 5ª vez consecutiva. Na Rua Maranhão, Nº 220 - Higienópolis. Tel.: (11) 3258-1855 / 3258-1385. Site: http://www.benjaminabrahao.com.br/site/
  • Padaria Iracema Pães e Doces - Completíssima e 24h? Aqui encontramos um cardápio para ninguém botar defeito. São vários pães, doces e confeitaria fina, pizzas assadas no forno à lenha, sopas e refeições. Todos os dias (exceto aos domingos) a padaria permanece aberta e oferece um belíssimo Buffet no horário do almoço e jantar, aos feriados e finais de semana. Também nos feriados e finais de semana oferecem um Buffet de café-da-manhã com várias opções de frutas, frios, bolos, etc. Na Av. Angélica, 101 - Stª Cecília. Fone: (11) 3667-1773 // (11) 3825-5855. Site: http://www.iracemapaesedoces.com.br/novo/

    Almoço
    Seguramente a esta hora estará preparado para experimentar o melhor que nos pode presentear gastronomicamente a Terra da Garoa. Tanto passeio abrirá seu apetite e fará com que escolha uma destas opções que lhe indicamos:
    • Churrascaria Fogo de Chão - fartura trazida dos pampas gaúchos para a Capital paulista. Confira na Moreira Guimarães, 964 - Moema, telefone: (11) 5056 1795. A churrascaria conta só em São Paulo com mais 2 filiais, veja no seu site: http://www.fogodechao.com.br/
    • Baby Beef Rubaiyat - São 52 anos que o restaurante serve carnes da Fazenda Rubaiyat, situada em Dourados, no Mato Grosso do Sul, com especial cuidado na manipulação e no preparo da carne. Recebe há 10 anos seguidos o título de melhor restaurante de carnes da cidade pela revista Veja S. Paulo, e por 8 anos consecutivos, a melhor churrascaria de São Paulo pela revista Gula. Não se arrependerá de experimentar seus maravilhosos pratos e o melhor dos mariscos e pescados internacionais dando destaque à Espanha no seu Grand Buffet. Requinte, conforto e bom gosto para desfrutar de uma excelente refeição. Na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954 - Itaim Bibi - São Paulo - SP, Tel.: 55 (11) 3165-8888 e outros 2 endereços em São Paulo. Veja no site deles mais detalhes: http://www.rubaiyat.com.br/
    • Bolinha - A Casa da feijoada - A tradição deste famoso prato brasileiro tão apreciado na maior parte das mesas do nosso país, poderá degustar em um dos melhores lugares eleitos pela Datafolha, segundo o público que o freqüenta. São 64 anos servindo e não defraudando aos seus clientes. Confira na Av. Cidade Jardim, 53 - bairro Jardim Europa. Telefone: (11) 3061 2010. Site: http://www.bolinha.com.br/
    • Famiglia Mancini Cantina - O restaurante promete conquistar pelo estômago aos amantes da comida típica italiana sem sair do Brasil. Oferecem receitas elaboradas com a tradição culinária italiana que trouxeram os primeiros imigrantes de São Paulo. Sua qualidade é indiscutível, os ingredientes utilizados na elaboração dos pratos são seletos e garantem o sabor especial que desfrutará em cada uma das receitas preparadas na cantina. Junte esses sabores a um ambiente decorado com carinho que transporta os clientes a um pedacinho da Itália. Na Rua Avanhandava, 81 - Bela Vista. Fone: (11) 3256.4320. Site: famigliamancini@famigliamancini.com.br
    • Restaurante Arábia - O restaurante é sucesso entre os amantes da cozinha libanesa. Sua qualidade é reconhecida pelos inúmeros clientes que ganharam ao longo dos anos, oferecendo deliciosas receitas. A empresa cresceu tanto que além do restaurante possui um serviço de Buffet especial para eventos e é um dos mais requisitados da Cidade de São Paulo. Além disso, possui uma cozinha modelo, supervisionada diretamente pelos proprietários que garantem desse modo a satisfação dos seus clientes. Expandiram mais e desde 1996 abriram uma cozinha industrial que produz a larga escala e por isso podemos encontrar seus produtos em delicatessens, lojas de conveniência, grandes supermercados e inclusive em hospitais ou academias de ginástica. O restaurante está na Rua Haddock Lobo, 1.397 - Jardins. Fone: (11) 3061.2203. Site: http://www.arabia.com.br/site/
    • Restaurante Tordesilhas - Restaurante de cozinha típica brasileira. Prometem uma caipirinha e cachaça de qualidade, um ambiente autêntico, porém sem ser folclórico, petiscos típicos como o torresmo e claro, uma digna moqueca servida em panela de barro e a nossa tão amada feijoada! Confira na Rua Bela Cintra, 465 - Cerqueira César. Fone: (11) 3107.7444. Site: http://www.tordesilhas.com/port/

      Lanchinhos e Beliscos
      Em meio ao corre corre da Cidade e entre seus passeios e compras, não se prive de um delicioso momento de gula, servirá para retomar forças e seguir vendo as maravilhas de São Paulo. Tome nota das dicas dos melhores, pelos próprios paulistanos:
      • Frangó - Eleito 6 vezes pelo júri da Veja como o melhor boteco de São Paulo, a casa é especializada na coxinha de frango com Catupiry e no frango grelhado temperado com 12 espécies. Faz 22 anos que abre suas portas e segue esperando os clientes com essas delícias acompanhadas de uma carta de mais de 300 tipos de cervejas e 6 opções de chope. O Frangó está no Largo da Matriz Nossa Srª do Ó, Freguesia do Ó, 168, telefone: (11) 3932 4818. Site: http://www.frangobar.com.br/
      • Mercado MunicipalFalam bem do sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau que pode degustar ali. Na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro. Site: http://www.mercadomunicipal.com.br/
      • Pastel da Maria - barraca vencedora do concurso de melhor pastel de feira da cidade. O Pastel da Maria é uma barraca tradicional das feiras de terças e quintas-feiras na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Se até chefs de cozinha e críticos de gastronomia firmam embaixo para dizer que é um dos 10 melhores, acreditamos que vale a pena conferir!

        Jantar
        Dá igual o que tenha programado durante o agitado dia na Capital paulistana, recomendamos que dedique especial atenção à hora do jantar, escolhendo um bom restaurante para começar bem a noite na Capital que nunca dorme. Nossas recomendações:
        • Terraço Itália - Tudo foi planejado neste lindo lugar para que os clientes se sintam em um verdadeiro terraço. Cercados de obras de artes, somamos as luzes da noite paulistana ao sabor da autêntica cozinha italiana. O resultado é uma deliciosa velada com vistas fantásticas. Na Av. Ipiranga, 344 - 41º andar CEP: 01046-010 - Centro - Tel.: (11) 2189-2929.
        • D.O.M Restaurante - Entre os 50 melhores restaurantes do mundo comandado pelo chef espanhol, Alex Atala, oferece qualidade e conforto em um ambiente requintado. Na Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins. Fone: (11) 3088.0761.
        • Veridiana - Pizza, Vinho e Café - A Pizzaria Veridiana é umas das pioneiras a utilizar o conceito pizzaria de grife e tem como proposta oferecer um programa completo: ambiente agradável, boa pizza e música de qualidade. Confira na Rua Dona Veridiana, 661 - Higienópolis. Fone: (11) 3120.5050. Site: http://www.veridiana.com.br/
        • Pizzaria Bráz - 3 premiações indicam que é a melhor pizza de São Paulo. Seus donos falam com a boca cheia de poesia, do prazer que sente a casa em elaborar este prato tão apreciado internacionalmente e que a Itália fez chegar às mesas brasileiras, conquistando a praticamente todo o mundo que a prova com seus deliciosos e diversos sabores. Preparadas com esmero, a massa fina e saborosa é assada em forno à lenha como tradicionalmente. Isso, aliado aos ingredientes de qualidade e a paixão pela pizza, fazem deste lugar atualmente, o melhor, para degustá-la. Prove antes de ir-se embora! Na Rua Sergipe, 406 - Higienópolis. Fone: (11) 3214.3337. Ou confira os demais endereços da pizzaria no site: http://www.casabraz.com.br
        • General Prime Burger - Está de moda provar hambúrgueres de "grife", preparados pelas mãos de chefs de cozinha reconhecidos. Existem vários no bairro do Itaim, aonde há um lugar conhecido como "corredor do hambúrguer". Indicamos aqui o General Prime Burger, comandado pelo estrelado chef Sérgio Arno. Na Rua Joaquim Floriano, 541 - Itaim Bibi. Fone: (11) 3168.0833. Site: http://www.primeburger.com.br/
        • Kinoshita- Alta gastronomia japonesa a kappo cuisine. O chef Tsuyoshi Murakami trouxe ao Brasil o conceito desta cozinha singular e única que procura aflorar diversas sensações a partir de exóticas combinações de aromas, texturas e sabores de raras iguarias. Dois kappo bars, de cinco metros cada, abrigam doze pessoas. Atrás, o mestre Murakami transforma-se em um artista quase conceitual que propõe e relaciona-se de forma única com seus visitantes ao provocar diferentes estímulos sensoriais. Aos apaixonados pela comida japonesa, eis aqui um ótimo lugar para deliciar-se. Na Rua Jacques Félix, 405 - Vila Nova Conceição. Fone: (11) 3849-6940. Site: http://www.restaurantekinoshita.com.br/
        • Restaurante Acrópoles - Com uma fachada simples, mas certamente surpreendente com os pratos que poderá experimentar no seu interior. Cozinha típica grega, serve especialidades como ensopado de polvo, lula recheada, carneiro assado, vitela e torta de berinjela com carne moída. Queria algo diferente e com qualidade? Aqui mesmo. Na Rua da Graça, 364 - Bom Retiro. Telefone: (11) 3223-4386. Site: http://www.restauranteacropoles.com.br

          Pra fechar a noite
          À todos nos vem bem depois de uma noite de festa, recuperar energias ou ir dormir com o estômago tranqüilo, não é? Aquela boquinha de final de noite é essencial e aqui em Sampa, também poderemos fazê-la com estilo. Eis aqui 2 lugares de comida "rápida" porém com um cardápio bem elaborado e de qualidade.
          • Yoi Rolls & temakis - O local oferece variados temakis como: Salmão com Ovas de Massagô e Pepino; Atum Gourmet (com shimeji, cream cheese e amêndoas) entre outros elaborados pratos rápidos, porém uma alternativa saudável para a madrugada pós-festa. Na Rua Augusta, 1292 - Jardins. Telefone: (11) 3142-9629. Site: http://www.yrt.com.br
          • Joakin's - 38 anos no Mercado servindo lanches em um ambiente amplo e confortável com preços acessíveis faz o sucesso do local. Um cardápio variado de sanduíches, hambúrgueres, beiruts, pratos combinados, porções, omeletes, saladas, sobremesas e bebidas e a estrela dos seus lanches: o Kin's Picanha, esperam por você no Joaka! Na R. Joaquim Floriano,163 - Itaim Bibi. Tel.: (11) 3168.0030. Site: http://www.joakins.com.br/

            Brunch
            O conceito da palavra Brunch vem do inglês a combinação das palavras Breakfast + Lunch e em realidade serve para definir uma refeição muito comum nos dias de hoje que nada mais é uma mistura de café-da-manhã e almoço, pra quando é muito tarde para tomar a primeira refeição do dia, mas muito cedo pra almoçar... Citamos um desses lugares para visitar naquele domingo preguiçoso na terra da garoa ou mesmo em um dia da semana que deixamos o despertador de lado, depois de uma noite intensa pela Capital.
            • Blés Dor - Café Patisserie, Boulangerie - Design e requinte conferem um ambiente especial e charmoso ao Blés Dor que oferece um cardápio seleto de pães especiais, fina confeitaria, cafés de qualidade entre outros pratos especiais. Localizada na Rua Tuim, 653 - Moema. Tel.: (11) 5532.0183. Site: http://www.blesdor.com.br/

 

Clima e Feriados

Clima e Feriados

São Paulo não faz mais jus ao apelido de "cidade da garoa". Segundo a pesquisa "Meteorologia e Poluição Atmosférica em São Paulo", realizada pela Universidade de São Paulo, o aumento da temperatura média nos últimos 40 anos fez com que diminuísse a freqüência das garoas e nevoeiros na cidade.

O clima é tropical de altitude, caracterizado por chuvas de verão e temperatura média anual entre 19º C e 27º C. Mas todas as estações do ano podem ser vistas em um único dia em São Paulo. A cidade pode amanhecer ensolarada e sem nuvens e terminar o dia com um temporal. Por isso, é comum ver paulistanos com casacos e guarda-chuvas em dias quentes.

Esses dias são mais comuns durante o verão, quando a chuva costuma cair no final da tarde, aliviando o calor. No outono, a temperatura é amena, com média em torno de 23ºC. O inverno costuma ter dias ensolarados e secos, com temperaturas que raramente caem abaixo dos 15º C. Na primavera, os dias são bastante quentes e secos.

São Paulo pode ser considerada a torre de Babel pois nesta cosmopolita cidade convivem mais de 70 nacionalidades. Dessa convivência harmoniosa floreceram várias festas populares que se realizam todo mês nos bairros da cidade de São Paulo e as mais importantes são:

Junho - Festas Juninas - Os cristãos em geral são entusiastas das festas de santos, principalmente São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso a tradição das festas juninas e quermesses continua forte na cidade, principalmente nas mais antigas paróquias e em clubes.

Julho - Tanabata Matsuri - O festival do Tanabata Matsuri acontece no bairro da Liberdade, aonde podemos ver uma das comemorações mais poéticas dos japoneses. Também chamada de Festa das Estrelas, o bairro se enche de papéis coloridos donde são escritos os desejos de cada um que são amarrados nos bambus. No fim do dia, quando os bambus são queimados num ritual, a fumaça leva, acreditam eles, os pedidos dos humanos aos deuses.

Agosto - Festa Achiropita - A festa em homenagem a padroeira do bairro começou com a chegada dos imigrantes italianos no bairro do Bixiga, no início do século passado. A paixão e devoção a Santa contagiou os brasileiros e a festa já está na sua 84ª edição. A história que dá nome à Santa vem de Rossano Cálabro, na região da calábria, na Itália, e conta que uma senhora de nome Maria entrou em uma igreja com uma criança e, depois de alguns minutos, tornou-se uma pintura. A-kirós-pita significa "não pintada por mãos humanas". Esse é o motivo da devoção do povo italiano e, agora, também dos brasileiros da Bela Vista.

Setembro/Outubro - Festa San Genaro - Acontece no bairro da Moóca e é muito parecida com a festa da Achiropita. Pizza e canções italianas garantem a diversão da multidão.

Outubro - Brooklin Fest - Com comida típica da culinária alemã e muito chop claro, escuro e artesanal. Quase 200 barracas de artesanato e alimentação são montadas no bairro do Brooklin. Entre os pratos tradicionais estão o salsichão, o einsbein (joelho de porco), kassler (costela de porco defumada com batata cozida) e chucrute (repolho condimentado com toucinho defumado), além de strudel para sobremesa.


Feriados Locais

 

  • 1º de janeiro - Dia da Fraternidade Universal
  • 25 de janeiro - Aniversário da Cidade de São Paulo
  • Fevereiro - Carnaval
  • 1º de maio - Dia do Trabalho
  • Junho - Festas Juninas
  • 9 de julho - Revolução Constitucionalista de 1932
  • 15 de Agosto - Festa da Achiropita no Bexiga
  • 7 de setembro - Proclamação da Independência
  • 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida
  • 15 de novembro - Proclamação da República
  • 20 de novembro - Dia da Consciência Negra
  • 25 de dezembro - Natal