Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Maceió

Maceió
Maceió

Caribe Brasileiro

Piscinas Verdes

Piscinas Verdes

Localizada na região nordeste do país, no pequeno estado de Alagoas, Maceió encanta pelas suas belezas naturais e seu clima quente da zona tropical. Em pleno litoral nordestino, banhada pelo Oceano Atlântico e entre a imensa Lagoa Mundaú fica a capital alagoana de quase um milhão de habitantes. Desenvolvida a partir da chegada de navios português no porto de Jaraguá, hoje importante bairro histórico e cultural da capital, Maceió é um dos pontos turísticos nordestinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Cercada de lindas praias, de águas deslumbrantes com cores e formas belíssimas, a cidade conta com muitas atrações, como prática de esportes, monumentos históricos, gastronomia local diversificada, festas e feiras culturais. Maceió é tão encantadora que é citada até como "Caribe brasileiro". Apenas por aí já se dá para imaginar como serão suas próximas férias.

Quem for passar as próximas férias em Maceió terá todo o conforto e lazer que merece. A cidade conta com uma moderna e boa estrutura para atender todo tipo de visitante, com um aeroporto de grande porte com destinos nacionais e internacionais de capacidade necessária para atender a demanda de vôos, além de boas estradas e um sistema de trânsito eficiente em toda cidade. Maceió fica a 2.013 quilômetros da capital federal e apenas a 570 quilômetros de distância de Salvador, outra beleza nordestina. Férias que são boas, são férias mais esticadas e para isso a cidade turística tem uma grande e boa rede hoteleira para atender aos turistas. Quem for querer aproveitar as belíssimas piscinas naturais da praia de Pajuçara poderá ficar, dentre as várias opções, no Verde Mar Hotel que tem bons preços para um local tão maravilhoso como esse, com diárias de R$ 120,00 e 62 quartos com direito a TV a cabo, ar condicionado, frigobar, telefone e cofre individual, o hotel da todo conforto necessário para os turistas. Além de ter uma ótima localização, a menos de 27 km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a 5 minutos do Shopping Center, a 600 metros do bairro histórico de Jaraguá e a 800 da Feirinha de Artesanato e, claro, possui a mais bela vista e localização da belíssima Praia de Pajuçara.

Maceió é uma cidade completa, tem espaço para todas as tribos e culturas, serve todos os gostos e conforta todos os cansaços. É uma cidade muito eclética, cidade jovem e histórica ao mesmo tempo, agitada e calma, moderna e rústica, quente e refrescante. Venha passar as suas férias em Maceió, aproveite o verão, as praias, a comida regional e as mais diversas atrações que essa cidade maravilha tem a oferecer, e volte para casa com a alma e o corpo felizes e renovados.

Turismo a bom preço

Turismo a bom preço

A praia mais famosa e uma das mais belas de Maceió com certeza é a Praia de Pajuçara. Bastante famosa pela suas piscinas naturais é muito procurada por famílias de turistas inteiras que levam seus filhos para brincar nas águas transparentes, tomar um banho de sol e se refrescar. Quando chega o final de semana as pessoas vão para as belíssimas águas da praia de e ficam o dia todo desfrutando do sol brilhante em união com a água e a boa estrutura de bares flutuantes que se formam nos finais de semana na praia, servindo bebidas e petiscos. Mas para que quer ter uma experiência realmente inesquecível, deve fazer um passeio até as piscinas naturais que se formam nessa belíssima praia, onde há peixes coloridos que podem ser vistos pela água que fica quase que transparente, e ainda guardar uma foto para o álbum de recordações, pois vale muito a pena. É um paraíso! Por estar localizada próxima ao centro da cidade, Pajuçara, é uma opção de praia muito boa, próximo dali há shoppings, restaurantes e bares, a praia conta também com uma ciclovia para quem quiser passar as férias tranqüilas, porém sem engordar.

Mas, Pajuçara não é a única praia que Maceió tem não. No total a cidade oferece 15 opções diferentes de praias em toda sua orla, são 40 quilômetros de praias para os turistas conhecerem. É muita beleza natural para se ver, conhecer e admirar. As praias são bastante ecléticas, tem praias mais freqüentadas por surfistas, onde o mar é mais agitado e os surfistas pegam algumas ondas, tem praias próprias para o turismo, onde há restaurantes, barracas, banheiros e toda a estrutura necessária para os banhistas, tem praias para quem pratica esportes mais radicais como os velejadores. As praias de Maceió são bastante limpas e bem cuidadas, o que mostra que os habitantes da cidade têm consciência sobre as causas de deixar a praia suja e mal cuidada. Então, se você for a alguma praia, não só em Maceió, mas em todo o mundo, lembre sempre de limpar o local onde ficou, é bom para você assim como é bom para o mundo.

As outras duas praias famosas da cidade ficam uma ao lado da outra, uma é a praia de Ponta Verde e a outra Jatiúca. A primeira, muito procurada para quem gosta de praticar esportes como o windsurf e o mergulho tem águas claras e bem calmas, ideal para quem quer relaxar. Já Jatiúca, é o point dos surfistas, justamente por ser sede dos campeonatos do esporte é o local da orla de Maceió onde toda essa galera se reúne para a prática do seu esporte preferido. Os esportes náuticos são praticados em quase toda a orla de Maceió. As praias são privilegiadas com a luz do sol durante praticamente 270 dias do ano, o que proporciona as férias e condições de pratica de esporte perfeitas em qualquer época ou região de Maceió.

Além de visitar e conhecer as praias de Maceió, o turista também terá outras opções de atividade na cidade sem mesmo ter que sair da praia. O turista irá se admirar com a Feira de Artesanato da Pajuçara. Os preços da Feira são atraentes e tem muitos artesanatos bonitos para levar para casa ou presentear. Além disso, a ótima localização faz com que a feira seja movimentada o tempo todo. Existe também o Mercado do Artesanato, que conta com uma diversidade imensa de esculturas, quadros, lembranças e muitas coisas bacanas de comprar e guardar como recordação desse paraíso tropical. Os artesanatos são feitos por artesãos da localidade mesmo, e vendidos ali, o que mostra que a cidade possui uma forte e rica cultura.

Já partindo em direção ao popular centro de Maceió, o visitante poderá encontrar os principais monumentos e igrejas históricos da cidade construídos desde o século XIX. Com características neoclássicas, a Catedral Metropolitana de Maceió esbanja exuberância e é um patrimônio histórico perfeito para se conhecer um pouco mais sobre a região, além de poder tirar um retrato em uma obra tão imensa e bela como essa. Também com estilo neoclássico, a Igreja Bom Jesus dos Martírios é uma obra bastante eclética, não reúne somente traços neoclássicos, mas passa também pelo barroco, pelo rococó e ainda o estilo art nouveau. No bairro histórico e cultural de Jaraguá você também poder conhecer também o Museu de Arte Brasileira que fica no Conjunto Arquitetônico de Jaraguá. Com um grande número de pinturas, o Museu de Arte Brasileira agrega obras de pintores alagoanos, pernambucanos, cearenses, entre diversos outros. Com uma estrutura de dois armazéns, o museu ainda tem atividades para oficinas de pintura, exposições e eventos culturais. Outro museu interessante de se conhecer também é o Museu Pierre Chalita, onde você conhecerá um pouco mais sobre a arte sacra. Abrigando cerca de três mil peças de todos os tipos, como pinturas, esculturas, pratarias, móveis e quadros. O museu conta com obras de importantes nomes da história da cultura brasileira, como a grande Tarcila do Amaral.

Depois que você tiver ido às praias, visitado todo o centro cultural da cidade, comprado lembranças, e ter conhecido um pouco a cidade poderá dar algumas voltas também pelas redondezas da cidade, pois não é só no centro onde estão as belezas de Maceió, há muito que descobrir ainda pelas redondezas de Maceió. Indo em direção a Recife, no meio do percurso você encontrará Maragogi, um paraíso que possui imensas piscinas naturais, muito bacana de conhecer. Mas se você quer apreciar o maravilhoso encontro das águas do Rio São Francisco com o mar, siga em direção ao Sul, que você chegará a Penedo, de onde partem embarcações que levam até o magnífico encontro das águas. Você também poderá se encantar com Barra do Santo Antônio, Coruripe e Costas dos Corais, outros lindos e maravilhosos locais pontos turísticos.

Viajar, passar as férias num local maravilhoso desses e voltar para casa sem nada para relembrar não dá, não é verdade? Por isso mesmo em Maceió tem lugares onde você pode ir que vendem produtos artesanais, comidas típicas da região entre outras coisas para você guardar de lembrança. Na Feira de Artesanato de Pajuçara, por exemplo, você terá 200 barracas montadas com os mais diversos artigos. Têm artigos feitos de barro, palha, cerâmica, madeira e até de fibra de coqueiro, raridades que só se encontram por lá.

Vem comer Tapioca

Vem comer Tapioca

O ritmo de atrações, atividades, compras, lazer e muito mais, causam uma fome danada, não é? Para isso, Maceió oferece os mais diversos tipos de restaurantes, que vão de comida japonesa, indiana, italiana, africana, francesa, mexicana até os gostos da comida peruana. Os restaurantes não se diferenciam apenas pelo tipo de comida não, há restaurantes para se ir a dois, para ir com os amigos, e ainda também para curtir com a família, além de claro, restaurantes para paquerar.

Se você quer ir comer uma boa comida francesa com um companheiro ou companheira, se dirija ao Lua Cheia, um local descontraído, romântico e com ambiente musical bem agradável. Agora, se quiser curtir com os amigos, o local mais indicado mesmo é o Alagoana, um bar que serve petiscos, com um chopp gelado, além de uma deliciosa feijoada, bom de mais para brincar e dar risada com a galera. E, para apreciar a comida regional, não deixe de passar no Irmãs Rocha que tem até redes de descansar espalhadas pela sala de espera.

Dentre os mais diversos tipos e os mais diversos gostos, o que se destaca mesmo na gastronomia de Maceió são as comidas com base em frutos do mar. Com 240 quilômetros de litoral, a abundância de gostos e sensações é imensa, são peixes, crustáceos, mariscos, lagostas, camarões, sururu entre outros pratos que só de falar da água na boca. Dois pratos regionais que você não deve deixar de provar ao ir a Maceió são a tapioca e o sururu. A tapioca é vendida em mais de trinta sabores diferentes e que são bem grandes. O sururu você encontra em casa de pescados em forma de caldinho ou cozido com temperos, uma delícia. A tentação é grande, mas vale a pena ser provada, o gosto da culinária de Maceió é aceito em qualquer paladar.

Alegria é o que não falta

Alegria é o que não falta

Para quem curte sair de noite e se divertir a um bom e alto som, passando do forró pé-de-serra até a música eletrônica, o local ideal é o bairro de Jaraguá, onde há diversas casas noturnas com shows, bares, restaurantes e boates com música ao vivo, uma região bem movimentada e cheia de gente bonita, onde as pessoas saem para curtir a noite com os amigos, acompanhadas de seus parceiros (as) ou até mesmo com a família.

Mas para quem curte mesmo uma festa agitada, deve aproveitar o Maceió Fest, um evento realizado em Jaraguá que é considerado uma das maiores micaretas do país com data marcada sempre para três dias de novembro. Então se não quer perder essa agitação, reserve já uma vaga para novembro em sua agenda e venha aproveitar essa maravilhosa festa e energia que rola em Maceió. Outra festa bem famosa da capital alagoana são as Festas Juninas. A cidade se transforma inteira no mês de junho, realmente é levada a sério essa tradição de comemorar e homenagear a São João, onde todos participam e se divertem com essa maravilha festa.

Maceió é uma terra alegre, feliz e agitada, como o verão, e que tem de tudo para oferecer as suas melhores férias com visuais e sensações únicas. Venha, aproveite e conte depois o que achou desse maravilhoso pedaço de terra!