Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Bento Goncalves

Bento Goncalves
Bento Goncalves

A capital brasileira do Vinho

História e Tradicão Italiana no Sul

História e Tradicão Italiana no Sul
Bento Gonçalves: A capital brasileira do VinhoBento Gonçalves, habitada inicialmente por indígenas, chamava-se Cruzinha até o ano de 1870, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Porém em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do planalto começaram a receber novos imigrantes. O presidente da Província anunciava a existencia de 348 lotes medidos e demarcados, e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Ainda em 24 de dezembro de 1875, outros pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada, onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei. Foi então, por ato do presidente da Província de São Pedro, que em março de 1876 originaram-se as Colônias de Dona Isabel (Bento Gonçalves), Conde D' Eu (Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul). A Colônia Dona Isabel era sede de um pequeno Comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso. A troca, compra e venda de produtos era feita na sede da colônia, após longas caminhadas por estreitas picadas, demarcadas pelos próprios imigrantes. Entre os imigrantes haviam: ferreiros, sapateiros, marceneiros, alfaiates, carpinteiros, entre outros profissionais que estabeleceram seus negócios dentro de suas especialidades, atendendo as necessidades locais.

Frente o desenvolvimento, as condições das estradas foram melhorando e surgiram as primeiras carretas.

Em cinco anos, houve um acréscimo de quatro mil habitantes, entre nascimentos e novos imigrantes e em 1881, inicia a abertura da primeira estrada de rodagem ligando a Colônia Dona Isabel a São Jorge de Montenegro.

O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro, foi dada a 11 de outubro de 1890, para constituir o município de Bento Gonçalves. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul em 1835. Somente entre os anos de 1919 a 1927 chegou a luz elétrica à cidade e também foi inaugurado o Hospital Bartholomeu Tacchini.

Em 1950, a População era de 22.600 habitantes. As principais atividades econômicas eram as do setor agrícola. Contudo, começaram a surgir várias indústrias, como acordeões, laticínios, móveis, curtume, fábrica de sulfato e vinícolas.

Porém o ponto culminante em que Bento Gonçalves se abre ao mundo é dado em 1967, passando por uma grande transformação. Com a colaboração de fortes lideranças e a ajuda de toda a comunidade, surge a 1ª FENAVINHO. O município foi visitado pela primeira vez por um Presidente da República e o seu principal produto, o vinho, que é a força de sua economia, então passa a ser divulgada em todo o Brasil, tornando a cidade conhecida nacional e internacionalmente.

Atualmente o município tem cerca de 100.000 habitantes e oferece toda a infra-estrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar da gastronomia, do lazer, dos costumes e das tradições deste povoado hospitaleiro.

Localizada na região dos vinhedos, tem como atração principal o Parque da Fenavinho, onde acontecem feiras, exposições e eventos culturais e esportivos. Seus atrativos naturais São vários, dando destaque ao Vale do Rio das Antas.

O binômio móvel-vinho, é responsável pela base econômica do município, destacando-se ainda com forte presença, outras atividades como: setor metalúrgico, alimentício, têxtil, artefatos de couro e borrachas, artes gráficas e o setor plástico que apresenta as melhores perspectivas de crescimento dentro do atual contexto econômico. Quanto ao comércio, Bento Gonçalves apresenta qualidade e variedade de produtos, proporcionando assim, boas compras aos visitantes.

Atracões Naturais e Culturais para todos os Gostos

Atracões Naturais e Culturais para todos os Gostos
Bento Gonçalves: A capital brasileira do VinhoBento Gonçalves oferece uma variedade razoável de atrações para gustos refinados, entre a gastronomia e obviamente a rota indiscutivelmente necessária dos vinhedos, oferece além disso ao turista, passeios espetaculares pela exuberante natureza que a cerca e uma viagem através de sua história e cultura.

Destacamos belezas naturais como o Rio da Antas localizado no Vale de mesmo nome, com uma paisagem de tirar o fôlego com diversas atrações para os mais valentes e outras mais tranquilas para os que preferem apenas apreciar a exuberância da natureza neste lugar. No caminho, o visitante encontrará lojas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha. O Vale abriga também, na sede do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção grandiosa com 30.000m2. Além do parque industrial, a Salton contará com um Parque Temático da Uva e do Vinho, com passarelas internas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o seu processo de elaboração, desde a colheita da uva até o seu engarrafamento.
Não perca nenhuma das principais atividades:

Jeep Aventura - O passeio sai do centro da cidade em direção ao Vale do Rio das Antas, passando pelo ponto mais alto de Bento Gonçalves, a 720 metros acima do nível do mar. Outros pontos a serem considerados São: um túnel desativado da viação férrea de 277 metros de comprimento, um viaduto, também desativado de 65 metros de altura, o Belvedere da Ferradura, no Rio das Antas e muitas trilhas radicais construídas pelos imigrantes italianos no meio da mata nativa. Realizado diariamente às 08h30min e às 13h30min. Duração aproximada de 3h30min.

Rafting - No encontro dos municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua há o cachoeirão do Rio das Antas. É lá que inicia a aventura. São 12km (duas horas) de descida em corredeiras de níveis III e IV, em botes infláveis, com equipamento de segurança e guias treinados.

Ferradura - Distante 15km da sede - Acesso Norte pela RST 470 - No local encontra-se um belvedere, onde é possível observar as águas do Rio das Antas em torno de um morro formando uma ferradura.

Ponte sobre Rio das Antas - Denominada de Ernesto Dornelles - Distante 25 km da sede, com acesso pela RST 470 - É a maior do mundo que foi construída em arcos paralelos.

Parque Dall Pizzol - Situado em Farias Lemos - 5º Distrito. O local é próprio pra pesca esportiva, mini zôo com animais nativos e domésticos da região, adega e local típico para aquisição de produtos coloniais. Roteiros turísticos e trilhas ecológicas com reservas pelo fone: 3439-1311.

Ainda assim, destacamos a forte cultura histórica e tradição desta cidade que não o deixará indiferente ao observar os Caminhos de Pedra.

Hoje, estes caminhos resgatam a herança cultural deixada pelos imigrantes italianos, fazendo este verdadeiro museu vivo contar a história autêntica e originária de sua cultura, gastronomia e arquitetura. Os passeios são guiados e o visitante recebido por descendentes diretos desses imigrantes em rotas muito bem explicadas e programadas pelos guias de turismo locais.
Se deseja maiores informações sobre este passeio poderá acessar ao site www.caminhosdepedra.org.br ou entrando em contato com Associação Caminhos de Pedra pelos telefones (54) 3455 3555 ou (54) 3454 5702.

Outros lugares de interesse são:

O museu do Imigrante - O Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves. No primeiro andar você encontrará: Sala de Gaitas, Artes e Ofícios e Artes Sacra, cópias de documentos e fotografias e a réplica da Loba Romana, símbolo da versão lendária da fundação de Roma, um presente do Governo Italiano, no Centenário da Imigração Italiana, em 1975. No segundo andar o cotidiano é resgatado (Salas do Vinho, Trabalho, na Cozinha e Quarto) em peças do vestuário, luminárias, louças e objetos pessoais doados.
Aberto de terça a sexta de 08h às 11h15min e de 13h30min às 17h15min, sábados de 13h às 17h e domingos das 09h às 12h.
Na Rua Erny Hugo Dreher, 127 - Centro.
Telefone para contato e informações: (54) 451 1773 ou pelo e-mail mhci@terra.com.br .

Parque Temático Epopéia Italiana - Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram, desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos da vida na Itália, a viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. É um espetáculo de som e luz conduzido por atores que convidam o visitante a voltar ao passado e vivenciar a história. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.
Duração da visita: aproximadamente 45 minutos as apresentações são em horários pré-determinados.
Está aberto a visitação de terça à sábado das 9:00h às 18:00h e domingos das 9:00h às 14:00h.
Na temporada alta (Julho/Dezembro/Janeiro) abrem de segunda à domingo das 9:00h às 18:00h.
Localizado na Rua Visconde de São Gabriel esquina Rua Fernandes Vieira, 507 - Centro.
Informações pelo telefone: (54) 3454-1789 ou pelos e-mails parquetematico@epopeiaitaliana.com.br e reservas@epopeiaitaliana.com.br

Calçada da Arte - Na área central da Praça Dr. Walter Galassi, estão fixadas obras de 29 artistas bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.
Praça Dr. Walter Galassi - Rua Marechal Floriano - Centro.

Igreja Matriz Cristo Rei - A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 03 altares. Numa das naves laterais está localizada a "fonte de água benta", onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a "água benta".
A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço. Para visitação, ligar com antecedência.
Rua Dr. Casagrande - Cidade Alta.
Contato: (54) 452 1093 ou (54) 454 5109 ou ainda pelo e-mail parcristorei@uol.com.br .

Não podíamos terminar sem falar do divertido passeio no trem à vapor, conhecido carinhosamente na região como Maria-Fumaça. O passeio é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos. Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam um saboroso champanhe. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música e sempre se escuta que também embalados pelo vinho consumido ao longo do trajeto. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno. Os passeios se realizam nas quartas e nos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras. É necessário fazer reservas por tanto.
Informações: Rua 13 de Maio, 581 - loja 109 Telefone: (54) 455-2788 ou pelo e-mail mfumaca@italnet.com.br ou ainda pela página www.mfumaca.com.br .

Gastronomia Local com charme Europeu

Gastronomia Local com charme Europeu
Bento Gonçalves: A capital brasileira do VinhoBento Gonçalves está localizado a uns 120km da Capital gaúcha (Porto Alegre) e tem como lema a frase: Paz e Trabalho. Se está a pé pode chegar à cidade desde a Capital em ônibus de turismo. A Rodoviária de Bento Gonçalves se localiza na Avenida Oswaldo Aranha, e é servida por linhas para cidades da região e do resto do Estado. As principais empresas que operam na rodoviária são a Bento, a Unesul, a Ozelame e a Helios. Bento Gonçalves é servida por uma rede de linhas de ônibus que são operadas por duas empresas: Bento e Santo Antônio. Há também o serviço seletivo, operado por microônibus, com tarifa diferenciada. A cidade não possui terminal urbano, mas várias linhas municipais possuem ponto central na rua Félix da Cunha, ao lado da Praça Centenário.

O municipio tem vocação forte para o turismo de negócios e começou desde os anos 60 a sediar eventos de grande porte. Atualmente conta um parque de exposições, que é considerado o segundo maior da América Latina, contando no seu recinto com 53.700m2 de área coberta e climatizada em uma área total de 322.567m2. A cidade também sedia eventos conhecidos a nivel nacional e internacional tais como: a FENAVINHO, nada mais nada menos que a Festa Nacional do Vinho. Este evento tão esperado anualmente é delicioso em todos os aspectos: conta com música, shows, comida típica e como não, muito vinho. Além disso Bento Gonçalves é sede de eventos como Movelsul, FIMMA Brasil, Bento em Vindima, Congresso Latino-Americano de Enoturismo, Vino Brasil, Avaliação Nacional de Vinhos, Fiema e Expobento.

Visite as várias vinícolas abertas ao público e com visitas guiadas, aonde além de degustar e poder comprar diretamente do fabricante vinhos e espumantes da melhor qualidade, conhecerá a história e aprenderá sobre os processos de fabricação do vinho, em algumas inclusive poderá saborear degustação de tábuas de queijos e embutidos, bem como produtos da colônia serrana.

Bento Gonçalves, uma cidade construída por legítimos representantes da cultura camponesa, lhe está esperando para mostrar todo os seus encantos e história. Na cidade brasileira do Vinho não podiamos deixar de esperar coisas tão divertidas como um chafariz que jorra água com cor de vinho! Na "Via del Vino" registrará seguramente bons e divertidos momentos vividos nessa charmosa cidade.

Destaca-se a rota Vale dos Vinhedos - Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, quando o imigrante italiano chegou a este lugar, entendeu estar numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha. Trabalhou, então a terra, e a ela entregou as mais finas castas que se desenvolveram naturalmente e o lugar tornou-se deste modo o Vale dos Vinhedos. E de forma natural, também, foi o pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país. Hoje, em cada cantina do vale, o produtor esmera-se em extrair o mais nobre produto. As vinícolas oferecem visitação, degustação e varejo. Almoços sob reserva. No Vale também é possível adquirir produtos coloniais e artesanato, além de visitar o Memorial do Vinho.
Informações: APROVALE - (Estrada) RS 444 - km 14,85 - Estrada do Vinho - Vale dos Vinhedos faleconosco@valedosvinhedos.com.br ou www.valedosvinhedos.com.br.

Não espere mais e venha despertar todos os seus sentidos com as belezas da região, sua história, música, gente hospitaleira e divertida, regado a vinho da melhor qualidade e de delicias preparadas com o sabor típico da Serra. Bento Gonçalves espera por você!

Sabores sem fim, na mesa farta típica italiana. Os restaurantes de Bento Gonçalves oferecem as delícias da culinária, regadas com o melhor vinho e alto astral típico dos imigrantes.

Bento em Vindima

Bento em Vindima
Bento Gonçalves ao ser uma cidade de Serra tem as temperaturas bastante previsíveis. No verão a umidade do ar faz subir a sensação de calor durante o dia, e é por isso que pelas noites a Serra ajuda, soprando uma agradável e refrescante brisa. Recomendamos que ainda que seu vôo seja no verão, leve sempre um casaco de meia estação para nas manhãs mais frescas contemplar os campos orvalhados e na noitinha não ficar resfriado!

As temperaturas médias variam entre -4ºC e 36ºC no inverno e verão, respectivamente. Este clima temperado é o que dá as condições justas e adequadas para a produção da sua matéria-prima principal: a uva.

Mas também os ares da Serra são um convite em toda a regra, seja para momentos a dois ou entre amigos. Uma fazenda antiga pode abrir-se diante de seus olhos com um saboroso vinho de bem-vinda, com queijos produzidos artesanalmente, com um pão sovado com manteiga batida também de forma artesanal, tudo isso, se é justo no friozinho, diante de um fogo a lenha. Já pensou? Reserve com antecipação suas passagens aéreas, Bento te espera!

As principais atividades e festas da cidade são:
Fenavinho - Nada mais, nada menos que a festa nacional do vinho! A Festa Nacional do Vinho movimenta Bento Gonçalves, durante o mês que se celebra. Realizado há mais de 40 anos o evento é o maior evento do país dedicado à esta bebida que reúne os principais produtores da região, considerados os melhores do Brasil. Durante a feira, os pavilhões do Parque de Eventos, recebem uma multidão que vai em busca das degustações e da intensa programação de shows.
Nos vários espaços são montados restaurantes de comida típica italiana (como não) e lojas para a venda de vinhos, suco de uva, queijos, embutidos, artesanatos, além de uma Vila típica Colonial aonde se apresentam grupos folclóricos que enchem de cor e alegria a feira. Durante a semana estão as palestras, os cursos e as rodadas de negócios. As datas do evento podem mudar continuamente, por isso recomendamos entre em contato com a organização do evento antes de planejar visitá-la.
Informações calendário de eventos no fone: (54) 3451-7500 / 3455-6703, email: fenavinho@fenavinhobrasil.com.br ou na web http://www.fenavinhobrasil.com.br/ .

ExpoBento - A Feira da Indústria, Comércio e Serviços é uma mega-feira aonde se expõem em vários stands espalhados por todo o pavilhão do centro de eventos, produtos diversificados não só da região, mas de todo o Brasil e inclusive fora do Brasil. Muitos empresários estrangeiros começam a ver o potencial gigantesco que move esta feira de proporções gigantescas e o público mais diversificado que atrai. Encontrará entre tantos, expositores de moda, de automóveis, de motos, da indústria do couro, da alimentação e claro, os shows e apresentações de grande calibre que não podem faltar nestes eventos. Entre inicio e mediados de junho, cada ano.
Informações: Alameda Fenavinho, 481 - Bento Gonçalves/RS - Fones:(54) 2105-1966 ou (54) 2105-1999
- expobento@expobento.com.br
- www.expobento.com.br

Festa de Santo Antônio (Padroeiro da Cidade) - cada dia 13 de junho, todos os anos, a festa, que também é feriado em Bento Gonçalves, é uma homenagem ao santo padroeiro da cidade e coincide com o encerramento da ExpoBento. Um dia todo dedicado à fé e ao agradecimento é celebrado desde 1878, justo após a chegada dos primeiros imigrantes italianos. As primeiras campanadas anunciam o nascer do dia de Santo Antônio. Com a mesma alegria e entusiasmo esta gente enfeita a cidade para o seu santo. Centenas de devotos de todas as partes do Brasil chegam, ao único santuário inteiramente dedicado ao famoso santo casamenteiro e das causas impossíveis. Provará os paezinhos bentos que são dados na missa, depois de uma procissão ou da missa campal (belíssima) há sempre o almoço festivo no salão paroquial ao lado do Santuário. Porém a cidade inteira oferece variedades de sabores servidos das mesas típicas italianas que trouxeram a cultura da comemoração desta data desde a sua colonização em Bento.
Informações: Fone: (54) 3452.1634

Bento em Vindima - Entre finais de Dezembro e final de fevereiro (dependendo do clima do ano anterior), cada ano se celebra a festa da colheita da uva, este ingrediente mágico que é a matéria-prima do principal produto de Bento. A festa é distribuída durante quase 2 meses de duração entre atividades que vão desde a colheita da uva, até a seu "pisoteio", além dos eventos promovidos pela prefeitura da cidade, todas as vinícolas oferecem uma programação especial, diretamente preparada para o turista integrar-se neste mundo fantástico da elaboração do vinho. Destacam-se a "colazzione" (um café da manhã colonial típico italiano), passeios e colheitas pelos parreirais, almoços com comida típica ao ar livre ao som de corais de imigrantes italianos com músicas folclóricas que farão você se sentir em um cenário na Toscana, aqui mesmo, sem sair do Brasil! Informações sobre agenda e calendário cultural através do telefone (54) 3055.7130 (Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves).
Ou acesse a web da prefeitura da cidade, que sempre tem a programação deste e outros eventos, atualizada:
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br