Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Belo Horizonte

Belo Horizonte
Belo Horizonte

Exuberante Cenário Mineiro

Conhecendo um Pouquinho de BH

Conhecendo um Pouquinho de BH

A capital do Estado de Minas Gerais possui aproximadamente uns 330Km² e é cercada pela famosa Serra do Curral, uma verdadeira moldura natural.

Belo Horizonte, igual que Brasília, foi uma cidade totalmente projetada.

Por isso não é de estranhar algumas semelhanças arquitetônicas e os audaciosos e arrojados projetos que possui com a capital do Distrito Federal, pois foi prefeito dessa cidade o ex-presidente Jucelino Kubitschek (responsável pela execução da nova capital do Brasil).

Também se deve esse parecido, por grande parte das mais belas e conhecidas edificações da cidade que são de autoria do já renomado Oscar Niemeyer.

O projeto da cidade no entanto, foi realizado pelo engenheiro Aarão Reis entre os anos de 1894 e 1897, fazendo com que Belo Horizonte se destacasse como uma das primeiras cidades brasileiras planejadas.

A idéia original era bastante avançada e moderna, visando a comodidade dos moradores futuros.

A malha urbana principal é cortada por avenidas em diagonal, quarteirões que possuem dimensões bastante regulares e uma grande avenida em torno do seu perímetro, a Avenida do Contorno.

A cidade possui uma boa infra-estrutura de transportes e há 16 anos vem-se aprimorando o sistema de ônibus, criando uma rede de transportes integrados entre metrô e ônibus tanto municipais como intermunicipais.

Possui um sistema de táxis nomeado o melhor da América Latina, servindo de referência à outros Estados do Brasil.

O metrô também é uma opção de locomoção dentro da cidade. Neste momento só possui uma linha com 19 estações mas prevê a conclusão da linha dois no ano de 2015.

Belo Horizonte tem muito o que oferecer aos seus visitantes.

Sua variedade cultural e seus aspectos político-econômicos a fazem uma cidade conhecida a nível nacional e internacional.

Possui um exuberante cenário adornado de monumentos, museus e parques e além disso, com a fama de ser a "capital nacional do boteco", possui uma infinidade de opções de lazer nos seus vários bares, restaurantes, cafés e danceterias.

Ainda é lugar aonde se concentram eventos de grande repercussão. Muitos festivais famosos no Brasil são realizados aqui para desfrute dos moradores e visitantes que tenham a oportunidade de participar e assistir aos mesmos.

Planeje suas férias com a Logitravel e aproveite as promoções frequentes que nossos colaboradores lhe oferecem.

Só aqui encontrará excelentes ofertas em hotéis e passagens aéreas.

Por isso antecipe sua compra e reserve seu hotel o quanto antes. Além de aproveitar-se de bons preços, ainda ganhará tempo e sossego ao garantir um bom lugar para seu descanso.

Os vôos são diários e saem das principais capitais brasileiras.

Belo Horizonte possui dois aeroportos principais de vôos comerciais. O principal é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido por Aeroporto de Confins sendo um dos mais modernos do Brasil, oferecendo conforto e comodidades aos passageiros que por ali passam.

Se está construindo a Linha Verde que prevê que fará o trajeto aeroporto/centro e vice-versa em apenas 35 minutos. Mas de momento tem a opção de utilizar um ônibus especial da empresa Expresso Unir que o deixará no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. Também pode servir-se de ônibus metropolitano. A linha 5302 Confins/Belo Horizonte tem uma frequência de aproximadamente 2 horas entre uma saída e outra. A última opção mais cara porém, é ir em táxi ou alugar um veículo comodamente no terminal de desembarque.

O outro aeroporto de BH é o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade ou como conhecido popularmente "Aeroporto da Pampulha" há 8Km de distância do centro da cidade.

A continuação fizemos uma guia especial sobre Belo Horizonte para você!

Encontre aqui dicas de lugares para visitar, aonde se divertir, que roupa colocar na mala na época que decida viajar, aonde comer e muito mais!

BH lhe espera com esse jeitinho e sabor que só o mineiro sabe oferecer aos visitantes. Confira!

Pontos turísticos

Pontos turísticos

Passear pela Cidade Jardim, Diversão Sem Fim!

O título dado à capital de Minas se dá pelo fato de ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Muito verde nos seus parques são somados às áreas de preservação ambiental que possui.

Mas também Belo Horizonte, é considerada como a capital nacional do buteco, por conta da quantidade de bares do gênero que possui a cidade.

São sem dúvida nenhuma, atrações para todos os gostos e tipo de turista, temos certeza que Beagá não vai desapontá-lo. Aproveite as dicas que lhe indicamos a seguir com o melhor dos seus pontos turísticos e idéias de lazer para fazer dessas, as suas melhores férias!

Comece visitando as principais atrações arquitetônicas e culturais:

Edifício Niemeyer - Um exemplo da arquitetura modernista. Reza a lenda que o arquiteto se inspirou em duas pilhas de discos de vinil (LPs) para o projeto. Endereço: Praça da Liberdade, Centro.

Palácio da Liberdade – É a atual sede do governo do Estado. Sempre no último domingo de cada mês, o local é aberto à visitação. A visita ocorre das 8h30 às 13h. Informações: +55 31 3299-4068. Endereço: Praça da Liberdade, s/nº bairro: Funcionários.

Casa do Baile – Este é outro dos projetos de Niemeyer. À beira da Lagoa, foi destinado aos bailes e outros festejos da classe média de Belo Horizonte. Hoje em dia abriga o Museu do Design. Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha. Tel.: +55 31 3277-7443.

Mineirão e Mineirinho – Estádio de Futebol e Ginásio poli-esportivo localizados na Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 no bairro Pampulha. Fora de eventos como shows e partidas de futebol, é possível visitar as dependências do Mineirão. A visitação pode ser feita todos os dias, das 8h às 17h, inclusive nos finais de semana. Nos dias de jogos, o horário é reduzido, até às 11h. O ingresso custa R$6,00 por pessoa; estudantes com carteira de identificação estudantil, crianças até 10 anos e idosos (acima de 60 anos) pagam meia-entrada. No mineirinho também funciona toda quinta-feira (de 16 às 22h) e domingo (de 7 às 16h), a Feirinha do Mineirinho, como é popularmente conhecida a Feira Mineira.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – É o único museu fora da região central, onde podemos chegar utilizando o metrô. Aqui encontramos o famoso Presépio do Pipiripau, com 85 anos e confeccionado artesanalmente com 586 figuras móveis distribuídas em 45 cenas diferentes. Horários de visita: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábado e domingo, das 10h às 17h. Na Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês. Tel.: +55 31 3409-7612.

Museu de Arte da Pampulha – Originalmente um cassino, tornou-se museu quando da proibição do jogo no País. Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha, Tel.: +55 31 3277-7946.

Catedral da Boa Viagem – Uma das mais antigas igrejas da cidade, sua história se confunde com a da criação da capital. Rua Sergipe, 175 - Centro Tel.: +55 31 3222-2361.

Igreja São José – Fundada em 1910, é uma das mais belas igrejas da capital. Rua Tupis, 164 – Centro Tel.: 31 3273-2988.

Igreja de São Francisco de Assis – Demorou décadas para ser reconhecida pelos murais de Portinari e pela arrojada arquitetura modernista. Oscar Niemeyer, arquiteto carioca, era ateu e comunista e inspirou-se em galpões de fábrica para o desenho. A parte de trás da igreja tem maravilhosos azulejos de Cândido Portinari. Os jardins foram projetados por Burle Marx. Visite-a na Av. Otacílio Negrão Lima, 3000 – Pampulha. Tel.: +55 31 3427-1644.

Praça da Estação – Abriga a Estação de trens e metrô de Belo Horizonte e hoje tem como principal atração o Museu de Artes e Ofícios. O local possui um belo conjunto arquitetônico e há um grande espaço externo onde ocorrem shows e movimentos culturais. Informações sobre o museu: + 55 31 3248-8600. Praça Rui Barbosa s/n Centro.

Praça do Papa (Praça Israel Pinheiro) – É um mirante. Desde este ponto podemos observar com gosto e desfrutar de sem dúvida, as melhores vistas da cidade de Belo Horizonte, pois está a 1.100m de altitude. Seu nome foi modificado, popularmente, após a visita do Papa João Paulo II, que, em sua visita ao local, pronunciou a frase "que belo horizonte". Hoje o local serve para a realização de shows e pregações religiosas.

Fuja um Pouquinho do Estresse e Respire Verde

Praça Jucelino Kubitschek (Praça JK) – Um completo espaço com pista para caminhada, quadras, ciclovia, aparelhos de ginástica e ainda espaço para eventos artístico-culturais. Na Av. Bandeirantes, s/nº - bairro: Sion.

Parque das Mangabeiras – Dentro da Serra do Curral, o parque possui uma área de mais de 330 hectares. Perfeito para passeios junto à natureza e para a apreciação da cidade do alto das montanhas. Rua Caraça, 900 - Serra.

Zoológico de Belo Horizonte – Possui diversas espécies da fauna regional e de diversos lugares do mundo, o Zoológico também possui um borboletário, um jardim botânico, um jardim japonês e, mais recentemente, um aquário temático do Rio São Francisco. Fica aberto ao público de terça a domingo, das 8h30min às 16h. Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha.

Divirta-se nas Noites de Beagá

Rock e Música Eletrônica – A Obra – Rua Rio Grande do Norte, 1168. Bairro: Savassi.

Sertanejo – Barra Lounge – Av. Antônio Carlos, 7585. Bairro: Pampulha.

Forró – Forró do QG – Av. Brasil, 1238. Bairro: Funcionários. (Abre aos sábados a partir das 22h.)

Samba – Graças à Deus – Rua Padre Odorico, 68. Bairro: São Pedro.

Pop e Pagode – Utópica Macenaria – Av. Raja Gabaglia, 4700. Bairro: Santa Lúcia.

Público GLS – Eros Mix Club – Rua Aimorés, 1840. Bairro: Lourdes

Comprando

Feira da Afonso Pena – Aos domingos pelas manhãs.

Bairro Barro Preto – O Pólo da Moda de Belo Horizonte fica à céu aberto! Lá é possível comprar roupas e calçados de qualidade a preços bem acessíveis. Muitos lojistas do interior vão exclusivamente ao bairro para comprar e revender.

Centro de Artesanato Mineiro – Junto ao Palácio das Artes.

Mercado Central – E para terminar a seção de compras pode dar uma olhadinha na Av. Augusto de Lima, 744 – Centro e visitar (e comprar) tudo o que um bom mineiro precisa: buteco, queijo, doce de leite, torresmo.. Funciona de segunda à sabado das 8h às 18h e domingos e feriados das 8h às 13h. Há uma grande variedade de lojas, onde é possível até experimentar alguns alimentos típicos, gratuitamente. Vale a pena gastar um bom tempo pelos corredores do Mercado.

Comer e Beber do Melhor na Capital Mineira

Comer e Beber do Melhor na Capital Mineira

Boa comida é o que lhe espera nas mesas de Beagá!

Prove um bom feijão tropeiro com torresmo e couve refogada, um bom bife acebolado... A variedade de pães de queijo é grande em tamanhos e tipos recheados, o Romeu e Julieta à moda brasileira é o típico queijo de minas com doce de leite ou goiabada que agrada a quase todo o paladar exigente, os naturais se alegram também ao provar sucos, sorvetes e frutas típicas do cerrado.

Abaixo uma lista de lugares para não perder tempo buscando:

Ah Bom! – Deliciosa confeitaria para começar bem o dia. Rua Fernandes Tourino, 801 – Lourdes.

Restaurante Popular – Qualidade em pratos bem servidos e preço super baixo. Servem café da manhã, almoço e Jantar. Rua Ceará, 490. Santa Efigênia. Diariamente de 6h30min às 8h (café da manhã), 10h30min às 14h (almoço) e 17h às 20h (jantar).

Restaurante Matusalém - Restaurante de culinária mineira e baiana, onde também é possível provar cachaças tradicionais de Minas Gerais. Av. Portugal, 3287 - Santa Amélia/Pampulha.

Bem Natural - Restaurante para vegetarianos. Av. Afonso Pena, 941 - loja 4 e 6 - Centro Tel. 31 3224-1385.

Churrascaria Carretão Pampulha – Para os que não podem viver sem carne. Av. D.Pedro I, 288 – Pampulha.

Garden Fish Pescados – Para os fãns de um bom peixinho. Av. Fleming , 241 - Ouro Preto / Pampulha.

"Se não tem mar, vamos pro bar" Indicamos-lhe uns quantos butecos:

Café Palhares – Típico buteco mineiro, onde se come no balcão. O entra e sai é constante e a comida, maravilhosa. Rua Tupinambás,638 – Centro.

Bolão – A tradição manda que toda noite deve acabar no macarrão ou Rochedão do Bolão. Bar freqüentado por artistas mineiros (Skank e Sepultura, por exemplo). Praça Duque de Caxias, 288 - Santa Tereza.

Café com Letras - Excelente bar com livros à disposição dos clientes e rede wireless. Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi.

Casa dos Contos - Rua Rio Grande do Norte, 1065 – Savassi.

Stonehenge Rock Bar – Desfrute de um bom rock degustando uma boa bebida. Rua Tupis, 1448 - Barro Preto.

Sushi Thai – Para os adeptos dos petiscos japoneses. Rua Grão Mogol, 564 – Sion.

Estação Backer – É o quiosque de uma das mais famosas marcas de Chopp/Cerveja produzidas em Belo Horizonte. Presente no Shopping Del Rey, Shopping Uai e Mercado Central.

Haus München – Buteco com tira-gosto alemão e cervejas internacionais. Rua Juiz de Fora, 1257 - Santo Agostinho.

Juscelino Deck Beer – Buteco na Av. Otacilio Negrão de Lima, 2733 - Pampulha.

Todos os Santos – Esse é famoso em BH. Tem uma decoração típica e uma carta variada de cachaças. Às segundas está fechado. Rua Conselheiro Lafaiete, 1746 - Sagrada Família.

Via Cristina – Restaurante e Cachaçaria com uma grande quantidade de marcas. Dizem que não é tão barato mas que vale a pena conferir. Rua Cristina, 1203 - Santo Antônio.

Clima e Eventos em Belo Horizonte

Clima e Eventos em Belo Horizonte

Podemos dizer que o clima de Beagá é tropical de altitude, pois está a uns 900m acima do nível do mar. Tal clima e condições provocam que seus invernos sejam predominantemente secos e amenos enquanto que o verão é chuvoso e quente. Não há muitos ventos, pois a Serra do Curral serve de barreira natural desse fenômeno. A temperatura é amena variando apenas nas mínimas de 15ºC nos meses mais frios e 28ºC nos meses mais quentes.

Se transformou em uma verdadeira tradição na cidade a realização de eventos, encontros, mostras e festivais durante todo o ano.

A continuação, fazemos referência a alguns desses eventos, por se está de passo na cidade nessas épocas. Aproveite Belo Horizonte a 100%!

Janeiro / Fevereiro

Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Peças teatrais e de dança de grandes grupos do cenário artístico mineiro a preços populares. A campanha já é tradicional e acontece todos os anos.

Carnaval – O carnaval na cidade tem tradição de uma grande capital. Se realizam desfiles com escolas de samba organizadas, está também a eleição da corte real momesca, seresta carnavalesca e claro, muita festa por toda a cidade.

Março / Abril

Axé Brasil – Consiste no maior evento de música baiana fora da Bahia. Se realiza todos os anos no Estádio do Mineirão, geralmente em março ou abril. (A data é flexível).

Comida di Buteco – Se trata do mais famoso festival gastronômico de Beagá que se realiza na capital anualmente. Vários bares e butecos da cidade participam com pratos de criação própria durante o mês inteiro de abril. É uma oportunidade fantástica de saborear excelentes pratos e conhecer muitas pessoas, já que nessa época apreciadores de várias partes do Brasil lotam os bares da capital mineira por causa do festival.

Maio / Junho

Festa Tradicional Italiana – Um evento anual que promove a integração entre brasileiros, italianos e ítalo-brasileiros. A festa conta com shows e barracas com alimentos e produtos típicos italianos. Na segunda quinzena de maio.

Expocachaça – Consiste em uma feira de um dos produtos mais tradicionais de Minas, a cachaça. Concomitante à ExpoAgro, a Expocachaça proporciona aos visitantes uma grande variedade de marcas dos melhores produtores do Estado disponíveis para compra e degustação. O evento acontece entre maio e junho no centro de convenções ExpoMinas.

Arraial de Belo – Em Minas a festa junina é levada à sério com muita brincadeira e diversão. Se comemora durante todo o mês de junho. Se realiza um concurso para escolher o melhor grupo de dança típica. Podemos desfrutar no evento das típicas barracas com comidas e feiras de artesanato para ninguém botar defeito em vários pontos da cidade.

Julho / Agosto

Festa da França – A comunidade francesa de BH em conjunto com seu consulado para comemorar o dia 14 de julho (Data da Queda da Bastilha) realiza esse evento que conta com venda de vinhos, alimentos e produtos típicos franceses, além de apresentações culturais.

Savassi Festival – Festival anual de Jazz com shows em vários pontos da cidade. Em julho.

Festival Internacional de Teatro - O FIT como é conhecido, é um evento bienal, em anos pares, que traz grupos de teatro do mundo inteiro à Belo Horizonte. As apresentações ocorrem em diversos pontos da cidade, tanto em teatros quanto em palcos montados em ruas, praças e parques. O FIT é realizado entre os meses de julho e agosto.

Setembro / Outubro

Pop Rock Brasil – Este grande festival de música Pop e Rock acontece todos os anos, no 2ºsemestre sem data fixa. Confira a agenda local.

Festival Internacional de Quadrinhos – Se trata de um evento bienal, em anos ímpares, que reúne grandes cartunistas mundiais. Nas mostras é possível também visitar exposições, lançamentos e oficinas relacionadas aos quadrinhos. O evento é realizado no mês de outubro.

Novembro / Dezembro

Festival Internacional de Curtas – É um evento bienal que reúne e premia filmes de curta-metragem de todo o mundo. Não possui um período específico de realização. Para acompanhá-lo deverá conferir a agenda local de eventos.

Aniversário de Belo Horizonte – É uma festa de destaque na cidade e ainda sendo a data oficial o dia 12 de Dezembro a ocasião pede que a capital comemore sua existência durante vários dias com muita festa espalhada em diferentes pontos da cidade.