Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Havana

Havana
Havana

O coração de Cuba que faz muitos outros bater mais forte

A terra da música, da arte, da inspiração

A terra da música, da arte, da inspiração
Não é a toa que Havana é a inspiração de vários poetas, escritores e até cenário de um clássico filme de dança. Além de ser repleta de histórias, cultura e monumentos, a cidade é receptiva e seu povo ainda mais. O calor cubano instiga e conquista todos que já foram lá.
 
A capital cubana, La Habana, é também a maior cidade do país e possui mais de 2 milhões de habitantes. Está na província Ciudad de La Habana e tem cerca de 15km de praias. Para compreendermos a Havana de hoje, é necessário voltar um pouco no tempo e reconhecer que houve fases na história que fizeram Havana ser o que é, mas a principal delas, que deixou um grande legado de belos monumentos foi o período colonial espanhol.
 
Para que haja uma melhor compreensão devemos também entender que La Habana pode ser dividida em três regiões relevantes e indispensáveis para turismo: Havana Velha, Vedado e Centro.
 
A Havana Velha como diz o próprio nome, é a parte mais antiga da cidade de Havana e foi fundada pelos espanhóis em 1519. Essa área de Havana é delimitada pela mesma divisão de antigamente, ainda quando existia uma muralha, também feita pelos espanhóis para proteger dos ataques piratas, a importante zona de construção de navios.
 
Esta região é considerada patrimônio mundial pela UNESCO devido a sua bela arquitetura ao estilo barroco e neoclássico. Há muitos prédios que eram usados no período colonial, e é aí que se encontra o encanto, na história que esses lugares guardam há muito tempo. 
 
Já Vedado é o centro comercial de Havana, com muitos hotéis de alto padrão e restaurantes. É lá um dos principais lugares onde a vida noturna é agitada. E por fim, o Centro de Havana cuja importância industrial é muito grande. E é também uma região residencial. Além desses três lugares, não podemos esquecer o famoso e luxuoso bairro de Miramar, onde moram muitos diplomatas. O bairro tem informações e serviços para turistas, além de lojas exclusivas para quem está interessado a fazer compras.
 
Cuba é um país cuja principal renda vem do turismo, e muito bem merecida. Além disso, vários congressos de medicina acabam sendo lá, pois a área de saúde no país é muito desenvolvida, assim como a altíssima qualidade das escolas de dança, ballet e teatro.
 
Havana tem muitas razões para receber sua visita: a oportunidade de conhecer um lugar eclético, e os estilos barroco, neoclássico, art déco a art nouveau. E claro, o motivo principal, la gente. As pessoas são com certeza uma das melhores vantagens de ir a Cuba.
 
Faça suas reservas com a Logitravel e pouse no Aeroporto Internacional José Martí, que fica a apenas 15km de Havana. Ao chegar lá há muito que conhecer e muitas maneiras de fazê-lo, dentre elas, o curioso coco táxi, ou os antigos, muito antigos, carros. Cada um tem seu charme. Porém há quem diga que o melhor é poder se locomover a pé e se deixar levar pela magia do lugar, que encanta com músicas e a alegria do povo.
 
Havana é uma cidade cheia de histórias, contadas pelos inúmeros monumentos e edifícios históricos, pelas tantas igrejas e fortalezas e a Logitravel o convida a ir conhecer todas essas belezas e culturas pessoalmente.

Conhecendo a grande Havana

Conhecendo a grande Havana
Havana tem muitas atrações para seus visitantes, e agrada a todos os gostos. Pessoas que querem ir conhecer a história, pessoas que querem dançar nos ritmos cubanos, pessoas que querem ir a um lugar completamente diferente do tradicional, pessoas que querem ir para aproveitar as noites cubanas, pessoas interessadas na arquitetura, nos diferentes estilos, pessoas que querem ver um lindo pôr do sol, que querem ir a parques de diversão e aqui vão alguns lugares que vão atingir todos esses objetivos:
 
Malecón: sim, o famoso Malecón de Havana, o calçadão cubano com uma bela vista para o mar. É um bom começo ir ao Malecón para que você possa se localizar. A partir daí a Havana Velha fica a leste e Vedado e o Centro de Havana ficam a oeste. Se mesmo assim você continuar meio perdido, apenas sente e relaxe ao barulho das ondas batendo e admire a bela paisagem do pôr do sol.
 
Velha Havana: como já sabemos esta região de Havana é melhor ser visitada a pé, assim será possível conhecer e ver todos os prédios históricos sem preocupações. 
 
A Catedral San Cristobál: é um belíssimo exemplo de um lugar que demonstra um pouco da arquitetura barroca.
 
O Capitólio Nacional: muito parecido com o dos EUA. Hoje é a Academia Cubana de Ciências.
 
Museu Nacional de Belas Artes: com mais de 40 mil peças o museu é um lugar indispensável para quem vai a Havana, o museu sem dúvida é uma das principais atrações da cidade.
 
Parque Lenin: para sair um pouco da arquitetura da cidade, deixar de andar um pouco nas ruas. O parque é conhecido como o "pulmão da cidade" por ter mais de 670 hectares de puro verde, além disso, o parque oferece muita diversão com passeios de trem, galerias de arte, restaurantes e até mesmo um parque de diversão.
 
Coney Island: não, não é em Nova York. O Coney Island é em Havana, mas o nome não é coincidência, foi inspirado no parque de Nova York. E foi um dos primeiros parques da América Latina.
 
Castillo del Morro: a cidade de Havana tem como característica ter inúmeros lugares que contam a história da cidade e do país, e muitos desses lugares são as fortalezas, Castillo del Morro é uma delas e está no porto de Havana.
 
Cementerio de Colón: este é o maior cemitério da América Latina, pode parecer estranho ela aparecer em uma lista de lugares indispensáveis para ir, mas é de fato um deles, e vale a pena ir por muitos motivos dentre eles para ver as belas esculturas.
 
La Calle 23: uma das ruas em Vedado, com muito agito nos finais de semana é uma das ruas mais importantes da cidade.
 
Calle Obispo: nesta rua não passam carros, com muitas lojas de diversas coisas para quem quer ter um tempinho para fazer compras em Havana. É nesta rua que fica o hotel onde o famoso escritor Hemingway se hospedava e dizem ser o local onde ele começou a escrever um de seus incríveis livros, o "Por Quem os Sinos Dobram". O endereço do hotel é: Calle Obispo, Hotel Ambos Mundos, n° 153, quarto 551.
 
Agora, que falamos de uma das maiores figuras que está presente até hoje em Havana, Ernest Hemingway, o conhecido escritor que nasceu nos Estados Unidos, e chegou a ganhar o premio Nobel de Literatura (1954) e era um grande amante de Havana, não poderíamos deixar de mencionar alguns dos lugares favoritos do escritor que hoje são pontos turísticos muito visitados pelas pessoas: o restaurante El Floridita, com a típica bebida de lá, o daiquiri e La Bodeguita del Medio.
 
Praça Velha e Praça de Armas: com monumentos ainda da época da colônia.
 
Palacio de la Artesania: é mais um ótimo lugar para pessoas que querem fazer compras, fica na Rua Cuba, n° 64.
 
Gran Teatro de La Habana: o maravilhosamente belo teatro de havana. Por si só é um lugar incrível e não pode passar batido. Ainda melhor se houver a oportunidade de ver alguma apresentação de coral, ballet ou óperas.
 
Ciudad Deportiva: aos interessados em esporte para ver onde foi a sede de muitos eventos cubanos relacionados ao esporte.
 
Museu de arte, charuto, rum e até mesmo chocolate. Os museus de charutos são muito interessantes assim como as fábricas que são lugares que devem ser aproveitados, afinal, todos querem saber como são feitos os tão famosos charutos cubanos, não é?
 
Como podemos ver, viajar com a Logitravel para Havana só trará frutos bons, muita cultura e muita diversão. Além de todas essas atrações ainda podemos citar mergulhos que podem ser feitos para admirar corais e até mesmo embarcações antigas que estão encalhadas no fundo do oceano. Há também programas noturnos para o público que quer dar continuidade à diversão à noite, como cabarés, bares, cafeterias e lugares que todos os turistas podem (e devem) dançar os encantadores ritmos cubanos, salsa, trova, cha cha cha e por aí vai...
E uma última dica é ir visitar a Fortaleza de San Carlos de La Cabaña para ver o museu de cerâmica e a famosa cerimônia do canhão, nesta cerimônia as 21 horas é disparado um tiro de canhão que simboliza o encerramento do dia.
 

Portas de restaurantes e casas esperam abertas

Portas de restaurantes e casas esperam abertas
Você olha para seu prato e por um segundo pensa que está no Brasil. Arroz, feijão preto, mandioca, salada e carne. A comida cubana, de um modo geral, é muito parecida com a refeição tradicional brasileira. A carne dificilmente é de boi, a base da culinária é o porco, mas no seu lugar podem ser servidas carnes de peixe, frango, lagosta ou até camarão. E ao finalizar a refeição, para a sobremesa, um delicioso arroz doce! Nos dando aquele gostinho sensacional de sentir-se em casa.
 
E para beber, existe o famoso rum, que está espalhado por todo lado e faz parte da receita dos drinques mais gostosos e conhecidos. Não perca a oportunidade de viajar pela Logitravel, e provar o mojito, cuba libre e daiquiri, feitos com o original rum cubano.
 
É indispensável experimentar o mojito mais famoso do país! O bar La Bodeguita del Medio serve este coquetel com grande estilo, em meio a autógrafos em suas paredes, com direito a assinatura de Fidel Castro. Seu endereço é Calle Empedrado, 207 em Havana Velha. E vale ressaltar aos amantes da leitura: o escritor Ernest Hemingway frequentava La Bodeguita del Medio. Outro local amado pelo escritor era o El Floridita, que detém o título de mais famoso daiquiri da cidade. Na Calle Obispo, 557, vale a conferir se o drinque faz jus a fama.
 
Desvendando a Havana Velha, encontramos diversos restaurantes com um bom custo-benefício nas ruas próximas ao porto. Dica: lembre-se que os restaurantes próximos aos pontos turísticos mais famosos, costumam ser mais caros, então uma boa alternativa para economizar alguns trocados, é o Bar e Restaurante Havana Club, que fica na Calle San Pedro, 262, de frente ao porto.
 
Se o dinheiro não for um problema, mas ainda sem extrapolar o orçamento da viagem, uma bela opção com um ambiente confortável é o restaurante El Patio. Localizado na Calle San Ignacio, 54, e com um ar agradável, a refeição se torna um total prazer.
 
Em Havana também encontramos o melhor da culinária italiana! O restaurante La Dominica tem um espaço muito agradável, com um estilo de taverna espanhola da década de 50. O aconchego da taverna recebeu vários encontros de Che Guevara, Raúl e Fidel Castro logo após a revolução. Visite o La Dominica na Calle O'Reilly, 108 em Havana Velha.
 
Para aqueles que além de uma refeição saborosa, querem uma experiência diferente, há também os tradicionais restaurantes privados, conhecidos como paladares. Permitido pela lei um número máximo de 12 clientes, esses restaurantes não convencionais para nós, são casas de famílias, que abrem as portas para uma refeição coletiva e especial. O preço é parecido ao dos restaurantes normais e em alguns casos raros, o preço chega a ser bem abaixo da média. Um dos destaques dos paladares é o Paladar La Guarida, que apesar de ser num cortiço, é preciso ser feito uma reserva para desfrutar da comida. Sua reconhecida cozinha fica na Calle Concordia, 418 e é famosa pelas ruas de Centro Havana.
 
E para ajudar a combater o calor de Havana, nada melhor que um sorvete ao melhor estilo cubano, e que também era adorado por Hemingway. A Sorveteria Coppelia não deixa a desejar e oferece um sorvete delicioso que pode ser encontrado facilmente pela cidade inteira. Um dos lugares que você pode encontrar esta maravilha gelada é na esquina da Calle 23 com a Calle Infanta, em Vedado.
 
Também em Vedado, se encontra uma ótima opção para uns drinques ao anoitecer. O Jazz Café é um bar com um belo toque elegante de jazz e que reune uma ótima safra de músicos. O diferencial do Jazz Café, além do espetacular ambiente, é o horário de funcionamento, que se estende até 2h da madrugada. Situado no terceiro andar das Galerias del Paseo, na avenida Paseo e esquina com avenida 3, é perfeito para uma noite prolongada e animada.

A cidade dos festivais

A cidade dos festivais
Havana tem muitos eventos culturais e sua viagem pode ser planejada com a Logitravel de acordo com as datas para que você possa usufruir dos eventos mais interessantes ao ser ver.
 
Em janeiro, Havana tem da Feira Internacional dos Livros que já foi cenário de discussões e pedidos de Fidel para um mundo melhor.
 
Em anos ímpares também acontece o evento chamado FolkCuba.
 
Em abril, o principal evento é o PerCuba, festival de percussão. 
 
O mais importante festival anual de música acontece em maio, o conhecido Cubadisco. Assim como o festival de violão e a competição criada por Hemingway, que acontece em anos ímpares, o Torneio Internacional de Pesca Ernest Hemingway.
 
O Festival de Teatro de Havana que acontece em anos ímpares no mês de setembro.
 
Em outubro o Festival de Música Contemporânea, Festival de Teatro e o renomado Festival de Ballet que acontece no Teatro de Havana.
 
Em novembro acontece a Maratona Internacional Marabana e a Bienal Havana.
 
Por fim, em dezembro o Festival de Jazz divide espaço com o Festival Internacional de Cinema Novo Latino Americano. A Havana te espera e a Logitravel abre o caminho! 

Outras guias de viagem