Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Roma

Roma
Roma

O Berço da Civilização Ocidental

Roma, A magnífica Capital da Itália

Roma, A magnífica Capital da Itália


Roma é a Capital da Itália, está localizada na região de Lacio, encontra-se ao centro-oeste do país próximo ao mar Tirreno e seu território se estende a ambas extremidades do rio Tiber.
A cidade tem uma superfície geográfica de 1.285km2, incluindo a ilha Tiberina. Com uma densidade demográfica que ronda aos 2.7 milhões de habitantes é uma das cidades turísticas mais visitadas do mundo com uma média de 12 milhões de turistas ao ano no período de férias. O idioma oficial falado é o italiano, a moeda utilizada é o Euro e a zona horária é a GMT+1.

Tradicionalmente se referem à fundação de Roma no ano de 753 a.C sobre as Sete Colinas localizadas ao redor da antiga Roma.
Atualmente a cidade se divide em duas zonas principais, a zona histórica localizada no centro da cidade, com todos os monumentos e lugares históricos e a zona periférica, constituída pelas construções modernas e os bairros tradicionais da cidade.
A zona conhecida como centro histórico está constituída de 22 bairros tendo como mais antigo o "Rioni" fundado no século VI a.C e o mais moderno conhecido como Prati criado por volta de 1920.

A parte histórica de Roma encontra-se cercada pela muralha Aureliana. Dentro do território da comuna, se encontra o Vaticano, base da Igreja Católica e lar do Papa. Independizou-se como Estado desde 1929 pelo pacto de Letran. Tem uma extensão geográfica de 0.349km2 e uma densidade demográfica próxima ao milhão de habitantes. No Vaticano pode-se encontrar a maior cúpula do mundo na Basílica de São Pedro.
A cidade de Roma é a sede do parlamento italiano e de todos os órgãos do governo e ainda abriga instituições artísticas italianas e de âmbito internacional.

Roma vive principalmente do turismo e do comércio local. As lojas de roupas, as joalherias e as lojas de artigos de luxo são predominantes nas ruas mais importantes da Capital, o centro da moda e o estilo pousa sobre Roma.

O inverno não é excessivamente frio, a temperatura média ronda entre os 5º e 15º centígrados. Os meses mais frios correspondem ao período entre janeiro e fevereiro quando os termômetros podem chegar a 0º centígrados.
Talvez a época menos recomendável para visitas seja no outono, devido ao período de chuvas ser constante, entre os meses de setembro e outubro. Na primavera ainda são freqüentes entre março e abril.

O transporte público em Roma é bastante simples, o serviço de metrô é oferecido com duas linhas principais que recorrem toda a cidade e fazem acessível a chegada a qualquer lugar na cidade. A estação principal é a de Termini, desde a mesma estação se encontra a conexão com a rodoviária (estação de ônibus) e a saída de trens nacionais e internacionais. Entre as duas linhas de metrô a mais utilizada é a linha A, especialmente útil para os turistas já que conta com estações nos principais lugares de visitação como a Piazza di Popolo e a Piazza di Spagna. A linha B é utilizada principalmente para chegar ao Coliseo e aos Forums. Se você optar por utilizar ônibus para mover-se pela cidade, podem-se adquirir as passagens antecipadamente nas estações e nas bancas de revista distribuídas por toda a cidade. O preço do ônibus e do metrô a curta distância é de 1Euro (bilhete simples). Porém sugerimos como melhor opção adquirir a modalidade BTI que consiste em um bilhete válido por três dias e pode ser usado combinadamente nos serviços de ônibus e metrô, o valor é de 11Euros. Outras duas opções de transporte, não muito utilizadas pelos turistas são o Tranvia e o Filobus, ambos percorrem toda a cidade e são uma excelente forma de mover-se por Roma.

Não existe desculpa para deixar de visitar esta magnífica cidade, existem múltiples ofertas de vôos à Roma e uma variedade surtida de hotéis com opções para todos os gostos e bolsos.

Os Impressionantes Monumentos Romanos

Os Impressionantes Monumentos Romanos

 

  • Os Forums

    Durante a época do Império o Forum era o centro de encontro aonde se discutia assuntos de interesse político, comercial e religioso, desde o século II a.C quando então Roma se converteria na Capital do Império durante muitos séculos.
    Os forums eram lugares de discussão e encontro tão importantes como o Coliseo ou o Estádio.
    No Forum vivia o Imperador e seus mais próximos seguidores de ordem política e militar. Era um lugar estratégico para a vida Romana.
    Na atualidade os Forums se encontram divididos segundo sua origem e para ter acesso às várias zonas se deve pagar um ingresso que varia de acordo com a zona que deseja visitar.
    As ruínas são imponentes e se destacam dentre elas o Forum Romano e o Coliseo.
  • O Forum Trajano
    Entre os forums a percorrer destaca-se o forum Trajano, localizado perto da Praça Venecia, anteriormente denominado como uma das maravilhas do tempo clássico.
    Na atualidade só é possível conhecer uma pequena parte da antiga cidade comercial já que na sua maioria encontra-se deteriorada ou em ruínas. Este forum é o primeiro que se visita em qualquer dos caminhos que se escolha para conhecer a parte antiga de Roma.
    Localizado no hemiciclo daquilo que um dia foi a zona comercial do forum Trajano, encontramos a Coluna Trajana, uma das mais admiráveis obras clássicas conservadas até os dias de hoje. A obra data do ano 113d.C e foi construída em comemoração às vitórias do imperador. O monumento mede uns 40m de altura e sobre a superfície se podem divisar cenas das campanhas vitoriosas.
    No começo, o monumento era parte da Basílica de Ulpia. O forum Trajano destaca-se por ser o último dos forums romanos.
  • O Forum Palatino
    O forum Palatino encontra-se na Via di San Gregorio, pode-se chegar com facilidade em ônibus com as linhas 75, 81, 116 e 117 ou utilizando o metrô descendo na estação Coliseo. O forum está aberto ao público de segunda a sábado das 09h00min às 18h e aos domingos de 09h00min às 13h.

    Segundo conta a lenda, este é o lugar aonde os irmãos Rômulo e Remo fundaram a antiga Roma. Ao redor encontramos as residências mais imponentes do Império Romano. Dentro do Forum pode-se encontrar a Vila Domus Flavio e a Domus Augustaza, dois dos lugares turísticos mais visitados. A primeira era utilizada para realizar assembléias imperiais e a segunda era utilizada como residência particular do imperador.
  • O Coliseo Romano
    O Coliseo é o maior anfiteatro em tamanho e capacidade da Capital italiana. Foi construído sob encomenda de Vespasiano no ano 72d.C sobre um solar que formava parte do Domus Aurea di Neron. Tem uma elegante e monumental estrutura, formado por uns 80 arcos que recebem aos 55 mil espectadores que ingressam ao recinto. Sua inauguração foi dada no ano 80a.C pelo imperador Tito César.
    Na antiguidade o Coliseo era coberto por uma imensa lona manejada com roldanas para os dias excessivamente ensolarados.
    O Coliseo destaca-se imponente para os visitantes, a sua monumental estrutura e seus vários níveis subterrâneos cativaram por séculos aos que tiveram o privilégio de estudá-lo e percorrê-lo. Sua função era entreter o público com os espetáculos de luta e sangue mais desgarradores da época romana.
    Pode-se chegar ao Coliseo utilizando o metrô, descendo na estação Colosseo ou utilizando as linhas de ônibus 75, 81 e 85. A visita pode-se realizar nas diferentes modalidades (itinerários) oferecidos e se mantém aberto entre abril e setembro de 9 a 19h e entre outubro e março os horários de abertura são de 9h00min a 15h30minh.
  • O Domus Aurea
    Encontra-se na Via Della Domus Aurea, as formas de chegar são com metrô (Colosseo) ou através das linhas 75, 81, 85 e 87 de ônibus. Aberto de segunda a domingo de 9 a 20h. É necessário reservar com antecipação para poder visitá-lo. Foi restaurado e agora está aberto novamente a visitações, ainda que a zona atual seja em proporção muito menor que a original, é possível admirar o desenho monumental de suas instalações, as de um antigo palácio que originalmente ocupava todo o lado sul do Forum Palatino, a área total era similar a 25 coliseos.
  • Igreja do Gesu
    Está na Praça de Ges, pode-se chegar facilmente utilizando as linhas de ônibus 40, 46, 62, 64, 70, 81 e 492. Está aberto ao público de segunda a domingo de 6h00min a 19h15minh - fechado para o almoço de 12h00min a 16h00min.
    A igreja foi construída entre os anos 1568 e 1584, é considerada a 1ª igreja jesuíta construída na cidade de Roma. É um monumento representativo da época da contra-reforma.
    O mais destacado é o púlpito, o altar principal e a beleza da extraordinária cúpula. A decoração da igreja é outra das principais razões pelas quais vale a pena admirá-la.
  • São Carlo alle Quattro Fontane
    Construída em 1634, a igreja constitui um dos monumentos mais importantes de Roma, foi chamada antigamente com o nome de igreja de São Carlino e estava às ordens das Trinitárias descalças. A beleza das suas formas entre côncavas e convexas e o caráter da sua arquitetura, em conjunto com a imponente cúpula, são as maiores atrações da igreja e uma mostra do gênio que foi seu criador maestro Borromini.
    Está na Via do Quirinnale, 23. A melhor forma de chegar por transporte público é utilizando o ônibus, linhas 52, 53, 61, 62 e 95. Aberto de 9h30min a 12h30min.
  • O Panteão
    O Panteão encontra-se na Praça da Rotonda, pode-se chegar com os ônibus 40, 46, 62, 64, 70, 81, 87, 116 e 492. Aberto de 08h30min a 19h00min de segunda a sábado e de 9h00min a 13h00min aos domingos.
    O Panteão está considerado como o ícone monumental com maior representatividade do império romano, além de ser o lugar histórico melhor conservado da sua época. Foi construído no ano 118d.C é um templo cujo objetivo era reverenciar aos deuses mitológicos.
    Sua forma circular precedida de uma logia de forma quadrada de colunas e um frontão. A parte central está constituída por uma esfera de um raio de 43,3.
    O acesso interior está restringido a uma só entrada, conhecida como o óculo e situado na parte superior do Panteão. Atualmente alberga os restos das personalidades mais importantes da história e tradição romana e italiana. O museu Vaticano - encontra-se na cidade do Vaticano, a melhor forma de chegar é utilizando o tranvia 1B2 ou os ônibus 23, 40 e 64.
    Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9h00min a 14h00min e o último domingo de cada mês de 9h00min a 13h00min.
    O museu ostenta uma das maiores coleções de arte do mundo. Edificado originalmente como residência para os papas da época renascentista no séc.XVIII formou parte por 1ª vez de uma exposição de arte das obras colecionadas pelos papas até então.
    Destacamos o museu Gregoriano Egípcio, que alberga documentação muito importante da antiga civilização egípcia. Inclui a mostra de múmias, sarcófagos e lápides. As estátuas da época romana também são consideradas na exposição.
    O museu é um monumento imperdível em qualquer percorrido que se disponha a fazer por Roma. A magnitude das suas coleções e a imponente arquitetura que a rodeia são duas das principais razões pelas quais não pode deixar de visitar este museu.
  • Fonte de Trevi
    Está localizada na Praça de Trevi, o acesso se pode realizar através das linhas 52, 53, 58, 63 e 630 de ônibus ou em metrô até a estação Barberini.
    A fonte de Trevi é um arco triunfal exposto na fachada externa do palácio. Compreende uma alegoria a Neptuno, o Deus dos mares, está retratado junto aos seus cavalos e acompanhado da Abundancia e a Saúde.
    Foi construída por Incola Salvi no ano de 1763 e se converteu no ponto de visita imprescindível para qualquer turista que chegue a Roma. A tradição diz, que ao aproximar-se à fonte o visitante deve lançar duas moedas, a 1ª desejando voltar à Roma e a 2ª pedindo o desejo que melhor lhe pareça.
  • A basílica de São Pietro in Vincoli
    A igreja se encontra na Praça de São Pedro, a entrada aos visitantes está permitida todos os dias de 7h00min a 12h30min e de 15h30min a 18h00min. A atração principal da basílica é o Moises de Michelangelo, uma curiosa escultura que acompanha o agregado funerário do Papa Giulio II. Foi precisamente este Papa que encomendou a reconstrução da basílica e a escultura à Michelangelo.
    O 1º de agosto de todos os anos se comemora o motivo pelo qual se construiu a basílica se chama a celebração das Correntes de São Pedro.
  • Basílica de São Giovanni in Laterano
    Está na Praça São Giovanni in Laterano, 4. Pode-se chegar utilizando o serviço de ônibus com as linhas 81, 85, 87, 673 e 810. Está aberto a visitação de 7h00min a 19h00min de abril a setembro. De outubro a março fica aberto de 7h00min a 18h00min.
    A igreja teve de ser restaurada e reconstruída várias vezes devido aos vários incêndios sofridos, no entanto pode manter seu aspecto clássico. A basílica foi utilizada como residência papal até o ano 1309.
  • São Pietro in Montorio
    É um convento que está localizado na Praça de São Pietro, 2. Chega-se em ônibus com as linhas 44 e 75. Está aberto ao público todos os dias de 7h30min a 12h00min e de 16h00min a 18h00min.
    Localizado sobre a colina, ao sul do Trastevere, as estruturas do monastério se erguem desde o séc.XV, no seu interior podemos apreciar quadros e obras de arte, mas o mais destacado é o Templete de Bramante que adorna o interior, uma autentica obra de arte.
    O monumento representa o máximo esplendor do Império Romano, sendo também um dos principais monumentos da cidade e lugares imperdíveis de visitar pelo turista.
  • Sant'agnese in Agone
    A igreja se encontra na Praça Navona, a melhor forma de visitá-la é indo em ônibus com as linhas 40, 46, 62, 64, 67, 70 e 81. Está aberto a visitações todos os dias.
    Foi construído por Carlo Rinaldi sobre o lugar escolhido para que Santa Ana sofra o seu martírio, por este motivo leva seu nome. Com uma maravilhosa arquitetura e um desenho composto de formas côncavas e convexas, o realce da superfície é uma fonte de admiração para os visitantes.
    A igreja representa a batalha interna de Bernini e Barromini, razão pela que na fachada, os personagens aparecem com a cabeça protegida com as mãos, a idéia era que a fachada não duraria muito tempo antes de ser derrubada, por sorte para a história, se mantém de pé até a atualidade e forma parte dos principais atrativos do antigo Império Romano.
  • Museu do Capitolio
    O Museu do Capitólio encontra-se na Praça do Capitólio, a entrada aos visitantes está permitida de terça a domingo de 10h00min a 21h00min.
    O Capitolio encontra-se conformado por um conjunto de museus criados em 1471 pelo Papa Sixto IV, em base as suas doações compostas principalmente de sua coleção pessoal de estátuas.
    O Capitolio também conta com uma famosa pinacoteca. O museu conta na atualidade com uma das coleções mais importantes e extensas da história artística da cultura romana. A coleção está dividida em duas grandes seções cada uma ocupada em um edifício; o Palácio Novo e o Palácio do Conservatório.
    Atualmente se está trabalhando nas ampliações, tal como no caso do Palácio de Caffaelly e o Palácio do Clementino, ambos considerados como parte do museu hoje em dia. Entre o mais interessante de se ver nas coleções, ressaltamos a estátua de Marco Aurélio e a Lupa Capitolio, podemos encontrar na pinacoteca obras de Guido Reni, Pietro Cortona, entre outros. Os retratos de Van Dick também são muito interessantes para conhecer.
  • Colégio Romano
    Está localizado perto de Fontanella del Facchino, na praça do Colégio Romano.
    A maneira mais fácil de chegar é utilizando as linhas dos ônibus 40, 46, 62, 64, 70, 81 e 492.
    O monumento foi construído a pedido do Papa Gregorio XIII para ser utilizado como residência dos Jesuítas na época da contra-reforma. Na fachada principal pode-se observar uma torre grande com um relógio que data do ano 1787 e que funcionava para observar o clima da cidade.
  • A Fontanella do Facchino
    É uma fonte com um personagem desconhecido (no meio), a estátua forma parte das estátuas cantantes de Roma. A fonte data de 500d.C e foi construída por Jacobino del Conte.

 

O Melhor da Comida Italiana em Roma

O Melhor da Comida Italiana em Roma


Em Roma a variedade da comida é extraordinária, existem muitas possibilidades para degustar um bom prato, mas sempre é recomendável conhecer os melhores lugares, não só pela qualidade mas também pelos preços e as tradições.

Se busca economizar, a zona de Termini é a ideal, existe ali uma boa quantidade de restaurantes de bom serviço e ambiente respeitável. Também recomendamos as pizzarias e os restaurantes a kilo.
Outro lugar que costuma ser econômico é o Trastevere, nesta zona encontrará muitas trattorias e locais de comida por peso.

O melhor da comida em Roma encontra-se ao redor do Vaticano e nos restaurantes próximos aos monumentos e lugares turísticos.
Entre as especialidades romanas uma das mais solicitadas são as carnes, especialmente a carne toscana e a salsicha romana que pode ser servida com ou sem picante. Os sorvetes "Gelatos" também são outra atração mas é necessário cuidar-se do excessivo preço que rondam os 6 Euros.
A sorveteria de maior tradição é a Gelato di San Crispido, na Via della Panetteria, nº42 muito perto da Fontana di Trevi.

Com respeito às sobremesas, a melhor opção é o tiramisu ou o tartufo negro. A maioria dos restaurantes oferece os dois, mas deve estar atento com os preços, muitas vezes são muito elevados para uma simples sobremesa.
Os vinhos também são tradicionais em Roma, por isso a maioria dos bons restaurantes oferece uma grande variedade, deste modo o ideal é pedir um vinho da casa, assim é conhecido o vinho branco que é servido numa jarra. O sabor é suave e agradável.
Se o que deseja é simplesmente água sem gás, deverá tomar em consideração que o custo por uma garrafa pode chegar a três Euros, um preço considerado alto para a água.
Os restaurantes em Roma costumam ter o horário de funcionamento entre as 13 às 15h. Os jantares se servem desde as 20 até as 23h.

A comida é considerada muito tradicional na Itália, quase como um evento cerimonial, pelo que é importante que o turista o tome também como uma experiência mais da viagem e não como um simples ato de alimentar-se.

A continuação apresentamos uma relação com os melhores restaurantes de Roma, onde poderá desfrutar de uma comida agradável, um tratamento excepcional e os melhores pratos da gastronomia romana.

 

  • La Medusa Restaurante
    Na Vía Vespasiano, nº25, muito perto dos Museus Vaticanos. O valor médio da comida é de 15 Euros e inclui um prato, uma bebida, pão e sobremesa.
  • Restaurante da Cencia
    Encontra-se na Via della Lungaretta, nº 87. Os pratos a base de carne custam uma média de 10 Euros e os a base de peixe custam uns 15 Euros. Bom serviço e trato amável.
  • Cafeteria 06
    Encontra-se na Praça do Popolo, na Vía del Corso e esquina com Vía Borgogna. O preço médio de um prato é de 15 euros e a garrafa de vinho custa a partir de 18 Euros.
  • Pizzería Colonne
    Encontra-se na Vía dei Serpenti, nº 91. As especialidades são as pizzas Romanas y Amatriciane. Aberto todos os dias exceto aos domingos.
  • Trattoria Scavolino
    Encontra-se em Vicolo Scavolino, nº 72, 73 y 74. A especialidade da casa são as pizzas romanas.
  • Boccon Divino
    Encontra-se na Vía del Pavone, nº 28. A especialidade é a alta cozinha italiana, tem um ambiente elegante e bom atendimento. Está aberto durante todo o ano, menos aos domingos de agosto.
  • Restaurante Dar Pallaro
    Encontra-se no Largo de Pallaro, nº 15. É uma trattoria com excelente serviço, bom ambiente e os melhores pratos da sua especialidade.
  • Harry´s Bar
    Encontra-se na Vía Vittorio Veneto, nº 150. A especialidade é a comida italiana e os bons tragos. Bom atendimento e um bom ambiente para desfrutar.
  • Restaurante Il Pompiere
    Encontra-se na Vía Santa María del Calderari, nº 38. A especialidade é a cozinha romana e hebréia. Bom ambiente e excelente serviço.
  • Restaurante Lorodinapoli
    Encontra-se na Vía Fabio Máximo, nº 101. A especialidade do restaurante é a cozinha napolitana. Oferece excelente serviço e agradável ambiente.
  • Restaurante Pizzeria Al Fontanone
    Encontra-se na Praça Trilussa, nº 46. A especialidade do restaurante é de comida típica de Roma, oferece um ambiente ideal, com jardim e zonas especialmente desenhadas para jantares privados. Atende todos os dias exceto nas terças e quartas-feiras no almoço. É um lugar preferencial para jantar. O preço médio por prato é de 25 Euros com a bebida a parte.
  • Restaurante Il Barroccio
    Encontra-se na Vía del Pastini, nº13, na zona do Panteão. É um restaurante de comida típica de Roma, a especialidade é o spaghetti. Atende todos os dias menos nas segundas-feiras. O valor médio de um prato é de 26 euros. Não inclui bebida.
  • Taverna del Quaranta
    Encontra-se na Vía Claudia, nº 24, perto do Coliseo romano. É um restaurante de comida típica, incluindo as pizzas. Oferece ambiente agradável e um excelente serviço.
  • Restaurante Perilli
    Encontra-se na Vía Marmorata, nº 39, em Testaccio. Oferece pratos típicos romanos. Atende todos os dias exceto nas quartas-feiras.
  • Restaurante 16 Rosso
    Encontra-se na Vía Stimigliano, nº16. É um restaurante elegante, a especialidade é a cozinha italiana e os bons vinhos, com ambientes ideais para jantares privados. O preço médio por prato é de 30 euros, bebida a parte. Atendem somente para almoços e jantares. Aberto todos os dias menos nas segundas-feiras.

 

Divirta-se na festa Romana

Divirta-se na festa Romana


Roma é visitada tradicionalmente pelos seus monumentos, pela história cheia de tradições e culturas, pela sua beleza e apogeu simbolista da arte, mas também é possível divertir-se pelas noites nos melhores lugares e centros de diversão de todo o planeta.
Para desfrutar do tempo livre as opções são variadas, pode-se encontrar uma generosa oferta de cinemas, lugares de baile, bares e discotecas. As praças também são pontos de reunião para iniciar a jornada boêmia.
Tomar um café enquanto decide a discoteca ou o bar aonde vai é uma boa forma de começar a noite.

Para os visitantes que preferem a tranqüilidade e a boa musica, existem lugares como o Alexander Platz, um lugar de jazz na Ilha Tiburtina e o Gregory's, localizado na Piazza di Spagna. Para os que desfrutam mais do blues, está o Big Mama em Trastevere. Outros lugares onde se pode escutar boa música são Café Latino, o Fonclea, Ex Magazzinni e o Sonica.

A noite em Roma termina mais ou menos pelas 4 da madrugada e é possível voltar ao hotel utilizando o ônibus que circula até essa hora. Um taxi ou veículo privado pode custar uma média de uns 15 Euros.

A continuação, apresentamos uma relação dos melhores locais de divertimento noturno em Roma, em todos eles encontrará o melhor serviço, bom ambiente, pessoas incríveis e a maior diversão

 

  • Old Fashion CaféÉ uma discoteca pub, encontra-se na Via le Alemagna, nº6, em Lombardia, muito perto do Palácio de Arte de Milão. Excelente ambiente e decoração, conta também com um restaurante exclusivo e a melhor música. Suas festas são temáticas pelo que a diversão está garantida. Aberto todos os dias.
  • Alpheus
    Considerada uma das melhores discotecas, encontra-se na Via do Comércio, nº36, em Ostiense, Lazio. O aforo é de 2.000 mil pessoas. Neste local também se assistem a shows com os grupos do momento.
  • P-Pub Traste
    É um dos melhores pubs de Roma, encontra-se na Via de la Lungaretta, nº76, em Lazio. É um lugar ideal para conversar e beber pela tranqüilidade que oferece em um ambiente relax. A especialidade são os coquetéis.
  • Discoteca Akab Cave
    Uma das discotecas mais concorridas de Roma encontra-se na Via di Monte Testaccio, nº69. Oferece um bom ambiente, boa música e uma imensa pista de dança. Tem capacidade para 1.200 pessoas, pelo que a diversão e a boa companhia estão garantidas.
  • Discoteca Goa
    Uma das melhores discotecas de Roma. Encontra-se na Vía Libetta, nº 13, na zona do ex mercado Geral de Lazio. Bom ambiente, boa música e excelente atenção, é um dos melhores lugares para divertir-se em Roma.
  • Discoteca Omogenic
    Uma das discotecas mais solicitadas de Roma é exclusiva para o público gay. Encontra-se no Circolo Degli Artista vía Casilina, nº42, em Lazio, Roma. Excelente ambiente, boa música e o melhor serviço e segurança.
  • Discoteca Alcatraz
    Uma das discotecas mais populares da zona. Encontra-se na Vía Valentina, nº25, na Lombardia, Milão. Tem capacidade para 2.000 pessoas. Oferece muito boa música, excelente ambiente e serviço insuperável.
  • Armani Nobu
    É um dos lugares mais finos de Roma, o restaurante desenhado pelo famoso Arman. A especialidade é a comida japonesa e pelas noites transforma-se em um dos melhores lugares de diversão. Excelente serviço e um magnífico ambiente. Encontra-se na Vía Pisoni, nº 1, na Lombardia.
  • Discoteca Armani Prive
    Uma das discotecas mais exclusivas de Roma, só é permitida a entrada para sócios ou convidados. Excelente ambiente, boa música, público seleto e os melhores serviços. Encontra-se na Vía Manzini, nº31, na Lombardia.