Porto Rico

Um arquipélago com diversidade de ecossistema
Mar de bucaneiros
Mar de bucaneiros
O nome Porto Rico sugere tal quantidade de coisas, que é difícil poder descrevê-las em algumas linhas. Situado em pleno mar do Caribe, o mar dos bucaneiros e das praias paradisíacas, a ilha Porto Rico é a mais importante do Estado Livre de Porto Rico. Mas existem outras que conformam o arquipélago, tais como Vieques, Culebra e Mona. Porto Rico pertence na atualidade aos Estados Unidos da América como Estado Livre Associado, o que significa que pertence ao país mas em forma de território não incorporado e com o status de auto-governo. Atualmente, é um país que vive praticamente somente do mercado turístico, o que não é extranho dada a incrível beleza das suas paisagens naturais, a qualidade dos seus resorts, a hospitalidade e alegría dos seus habitantes e o exelente clima que oferece este país (com temperaturas que oscilam normalmente entre os 24 e os 27ºC). 

Muitos dos viajeiros que acudem às terras portorriquenhas, são atraídos pela fama das suas praias, autênticos íconos que nos lembram o paraíso caribenho por exelência. Areia branca, águas azúis, coqueiros que se mexem na brisa com um fundo de céu azul deslumbrante... São no total mais de quatrocentos kilómetros de praias espalhadas pelo arquipélago, nas que é possível relaxar ao sol e também praticar todos os tipos de esportes marinhos e náuticos. Mergulhar nas cálidas águas do caribe permitirá aos viajeiros contemplar a espetácular fauna sub-marina, mas também é possível divertirse navegando, praticando esquí aquático, desfrutando do suf, windsurf ou kite-surf... Concluindo, todas as atividades aquáticas que podemos desejar estão ao nosso alcance no litoral de Porto Rico

Fora o mar e as praias, o interior das ilhas é também digno de conhecer. Quem gosta do sabor das cidades e da arquitetura colonial pode ir à lugares como San Juan de Puerto Rico (a capital do país), cujo encanto se respira em todos os cantos da Zona Antiga. No que diz respeito à natureza, a espetacular flora tropical espera em magníficos bosques cheios de cascatas, enormes espécies de árvores e plantas e arisca fauna autóctone. As ilhas de Culebra e Vieques também merecem dedicação, pelo menos um dia de visita para cada uma; localizadas frente à costa leste da ilha Porto Rico, é possível realizar excursões para desfrutar das suas magníficas praias.

Vale a pena mencionar a animação noturna portorriquenha, especialmente a da capital, San Juan. Dizem que existem poucos lugares no Caribe que se possam comparar a esta cidade em questão de alegría e diversão. Com certeza, quem queira desfrutar da noite terá que acostumar-se a dançar salsa... É o ritmo por exelência da cidade, acompanhado do "reggaetón", "bachata", "merengue" e outros ritmos importados e fusionados do resto do Caribe. Cassinos, espetáculos e discotecas esperam aos visitantes, mas também ótimos restaurantes, tranquilos cafés e pubs onde poder praticar a arte da conversa com um magnífico ron autóctone. Porto Rico tem tudo oque é necessário para que as nossas férias sejam perfeitas, tanto de dia como de noite...
Praias incríveis, cidades coloniais e uma natureza espetacular
Praias incríveis, cidades coloniais e uma natureza espetacular

O arquipélago de Porto Rico, especialmente a ilha de mesmo nome e as duas seguintes antes mencionadas (Vieques e Culebra) é um enclave rebossante de vida e de beleza. Além das espetaculares praias e fundos marinhos, os bosques tropicais que adornam a sua extensão são realmente dignos de ver. E o quê podemos dizer da incrível animação, tanto diurna como noturna, que possuem as suas maravilhosas cidades... Com certeza, como no resto do caribe, as praias são o melhor quanto à fama e visitas. Em qualquer uma delas podemos descobrir a típica imagem que todos associamos com o paraíso caribenho: extensões enormes e desérticas de areia branca banhadas por águas cálidas e cristalinas, e como pano de fundo, a exuberante vegetação tropical. No Porto Rico há mais de quatrocentos kilómetros de praias para o prazer dos viajeiros que amem o sol e o mar. No país, às praias públicas se chamam "balneários"; duas das mais populares são a do Luquillo e a da Vega Baixa, perto da capital San Juan. Fora isso, quem quer descobrir praias maravilhosas fará bem em excursionar pelas ilhas de Vieques e Culebra.

O litoral portorriquenho também oferece uma grande beleza terrestre; debaixo da água existem autênticos paraísos... De fato, a ilha de Porto Rico está rodeada por um bosque de corais que encantam os amantes do mergulho ano tras ano. A cidade de referência de este esporte é Fajardo, onde é possível encontrar centenares de estabelecimentos, escolas e resorts que oferecen rotas em barco e imersões. Além disso a presença de barcos e galeões submersos é outro agregado para quem quer desfrutar do prazer de mergulhar na ilha. Outra boa opção, mais barata e ao alcance de qualquer um, é mergulhar com um tubo e uns óculos e praticar esnórkel ou mergulho a pulmão. As águas cristalinas das costas da ilha permitirão a quem o pratique ver belíssimos fundos e exemplares soberbios de fauna marinha. Em Porto Rico além dos esportes náuticos (entre os que a pesca de grandes espécies, como por exemplo o merlím azul ou o peixe espada, atraem cada ano a milhões de fãs), há também magníficas instalações para jogar golf, e ainda é possível desfrutar da equitação no cenário incomparável das suas praias. 

A capital da ilha, San Juan de Puerto Rico, é um enclave que conserva grande parte do seu sabor colonial. A Zona Antiga conserva muitos edifícios dos séculos XVI e XVI, cujas lindas e coloridas fachadas, adornadas por grades e varandas de forja, aportam uma estampa cheia de beleza à arquitetura da cidade. As construções militares são também um lugar a descobrir, na capital existem duas: o forte de "San Cristóbal" e "San Felipe del Morro", que é o ícono da cidade. Além disso, quem esteja interessado na história da cidade, a Casa Branca (antiga moradía da família Ponce de León, que foi governador de San Juan) mostra o estilo de vida da nobreza nos tempos colombinos. Outra cidade interessante para conhecer é Ponce, com seu museu Parque de Bombas e, principalmente, a "Hacienda de Buena Vista", uma plantação do século XIX. 

A natureza foi muito generosa com o arquipélago de Porto Rico. Na ilha grande podemos encontrar o maravilhoso "Bosque del Yunque", situado a somente vinte kilómetros da capital e no qual os viajantes se deslumbrarão frente a quantidade de orquídeas selvagens, são mais de vinte classes diferentes, também há samâmbaias tropicais. A presença de cascatas salpicando a floresta e a fauna autóctone, realmente curiosa e especial, faz que este lugar seja um paraíso natural. E o que dizer da praia do Luquillo e o seu esplêndido palmeral, situada junto ao bosque... Fora isso, na ilha de Porto Rico também podemos visitar as Cavernas do Río Camuy, uma das correntes subterrâneas mais longas do planeta, e a famosa Bahía Fosforescente. As excursões noturnas para ver este curioso fenômeno, no qual o plâncton presente na água do mar provoca uma intensa fosforescência da água, partem de "La Parquera". Desde este povoado de pescadores também é possível realizar excursões aos exóticos manguezais.

Cozinha Crioula e deliciosa mistura de culturas
Cozinha Crioula e deliciosa mistura de culturas

Os índios taínos foram os habitantes de Porto Rico, antes da chegada dos espanhóis. A sua cozinha era crioula originalmente, se baseava principalmente em ingredientes como o milho, a mandioca, a batata e a carne de porco. Com a chegada dos conquistadores e o transcurso dos séculos, muitos outros ingredientes se incorporam à gastronomía portorriquenha: influências espanholas e africanas aumentaram o caderno de receitas, até chegar a atual cozinha da ilha. Na atualidad a variedade de pratos é muito ampla: em Porto Rico é possível consumir exelentes carnes, aperitivos, peixes, mariscos e as melhores frutas tropicais.

Os aperitivos mais populares são de legado taíno, e a maioría é feito à base de misturas fritas. Os tostões são um bom exemplo: trata-se de banana amassada frita acompanhada de arroz. As empadinhas, os "surullitos" (feitos com farinha de milho e queijo, e banhados em salsa rosa) e os socadinhos de batata (purê de batata prensado e frito) são também deliciosos como aperitivo. E para os mais "soperos", um conselho: provar o "asopao", sopa tradicional elaborada com frango e arroz, mas que tambiém existe em versão marinha, com peixes e frutos do mar.

No que se refere a carnes, o rei indiscutível é o porco, destaque para o leitão assado. A carne de gado também se consome bastante. O toicinho e as suculentas bistecas na grelha são delícias que não podemos deixar de provar. De acompanhamento costuma-se servir "mofongo": preparado a base de banana amassada e frita, temperada com molho de alho e tomate, e que as vezes também leva marisco. O arroz com feijão são também bons companheiros das carnes e dos peixes em Porto Rico.

No que diz respeito as sobremesas, temos que lembrar que estamos no Caribe mais Tropical: as frutas mais exuberântes e deliciosas do mundo estão a nossa disposição. Côco (delicioso), mamão, manga, abacaxi com sabores intensos... Uma enorme variedade de deliciosas frutas, cada uma melhor que a outra. Porém, em Porto Rico existem também sobremesas tradicionais: o doce de mamão que vem acompanhado de algumas frutas, o pudding de pão, o arroz de leite, flans e a casca de goiaba são alguns exemplos. E para beber, não podemos deixar de provar o ron, considerado um dos melhores do mundo. Tem quem prefere sem gelo, mas com ele se preparam também ótimos coctéis a base de sucos tropicais.

Música todos os dias do ano e feriados americanos
Música todos os dias do ano e feriados americanos

As tradições populares estão muito arraigadas nas ilhas de Porto Rico, especialmente as que têm que ver com música e dança. A grande quantidade de ritmos, devido à mistura de ritmos antigos e modernos, se nota em todas as festas. Ritmos folclóricos como a Bomba e a Plena convivem com danças e músicas modernas como o Reggaetón e a Salsa.

O natal no Porto Rico (chamado Navidad Boricua) começa bem cedo, no início de novembro. Temos que ter em conta que o Porto Rico é atualmente parte dos Estados Unidos, portanto festeja muitas tradições deste país; por exemplo, dentro do natal está a celebração do Dia de Ação de Graças americano ( a quarta quinta-feira de novembro). Não obstante, o dia do Natal é o mesmo que para o resto do mundo. Além disso se celebra no dia 6 de janeiro o dia dos Reis Magos. As festividades terminam no dia 8 de janeiro, com as populares octavitas. O natal porto-riquenho está cheio de celebrações: natal, reveillon, festas na rua de São Sebastião...

Fora isso, ao largo do ano no Porto Rico se comemoram varias festas nacionais que coincidem com o calendário dos estados unidos. A única data que difere é a do dia do descubrimento da América ou da Hispanidade, que seguindo a tradição hispana, se celebra na ilha no dia 12 de outubro. Por outro lado, nas ilhas existem muitas celebrações, tanto na capital como nos povoados mais pequenos, os quais podem durar dias, semanas ou até mesmo meses. Por exemplo, as chamadas "de tu casa p'a la plaza" (da sua casa à praça), que duram desde dezembro até janeiro em diferentes cidades como Ponce, Sabana Grande, Hatillo e muitas outras.