Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Montevidéu

Montevidéu
Montevidéu

A Namoradinha do Rio de la Plata

Puntos turísticos

Puntos turísticos

Linda Montevidéu

A cidade nos apresenta um cenário pequeno se comparada às grandes metrópoles, mas nos oferece uma estrutura fantástica digna de uma grande capital que conserva os ares de uma cidadezinha do interior.

Um surtido de lugares muito bonitos de se ver e atrações para todas as idades é o que possui de mais grandioso em um entorno limpo e seguro.

A continuação, fizemos uma lista dos lugares que acreditamos mais interessantes de visitar.

Escolha entre as nossas dicas aquelas que lhe sejam mais interessantes, segundo o tempo que disponha nas suas férias por aqui. Por curto ou longo que seja, estamos certos que desfrutará ao máximo!

Plaza Independência – Entre os bairros Ciudad Vieja e o Centro, se encontra esta praça desenhada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837.

A praça que é cenário de exposições artísticas como a de United Buddy Bears realizada em 2009, abriga no seu conjunto uma série de edifícios de importância histórica e cultural e é o ponto de partida para vários outros passeios históricos na cidade.

Aqui poderemos admirar no centro da praça a escultura de Jose Artigas sobre um cavalo e justo debaixo se encontra o mausoléu onde se conservam os restos do mesmo em uma urna. Na sua base em bronze, um baixo-relevo mostra cenas do êxodo do Povo Oriental.

A oeste, avistamos a Porta de Ciudadela, que conta a história colonial de Montevidéu.

Diante da calçada sul, está a Torre Ejecutiva, sede atual do Poder Executivo. Também está o Palácio Estévez que atualmente abriga um museu.

Na calçada do leste esquina com a Avenida 18 de Julio podemos observar o majestuoso Palácio Salvo.

Palácio Salvo – Entre 1928 e 1935, desenhada pelo arquiteto italiano Mario Palanti, foi considerada a edificação com a torre mais alta da América do Sul com seus 105 metros de altura e seus 27 andares. Seu estilo de Art decô eclético o transformou em um edifício emblemático de Montevidéu, lembrando os anos de prosperidade das primeiras décadas do séc.XX. Inicialmente foi construído para abrigar um hotel, mas isso só aconteceu durante poucos anos. Atualmente é utilizada como pequenas vivendas residenciais e despachos comerciais.

Teatro Solís – Chamado deste modo para homenagear o navegador Juan Díaz de Solís, é a consolidação da idéia do processo de construção da cidadania. Este lugar tão importante, abriga nos seus muros, paredes, planos e espetáculos a história do que hoje constitui um verdadeiro Patrimônio Histórico para os cidadãos de Montevidéu. O teatro abriga uma série de eventos culturais de grande categoria, recebendo artistas renomados do mundo inteiro. Está aberto à visitas guiadas por atores que interpretam personagens que interagem de forma itinerante ao longo do passeio. Mantendo o interesse do visitante na história e magia do teatro até o final. O horário de visita é de terças à domingos entre as 11h e 16h. Conta com guias especializados que falam português. Para informação e agendar visitas com idiomas, ligue para os seguintes números: 1950 3323 / 1950 3325 ou escreva ao email: visitaguiada@teatrosolis.org.uy .

Ciudad Vieja – Atravessando a Puerta de la Ciudadela, nos deparamos com um dos bairros mais importantes de Montevidéu. Seguindo pelo Passeio Sarandi, encontraremos no nosso passo, cultura, história, gastronomia típica e entretenimento de todo o tipo para todos os gostos e ao seu redor as baladas mais interessantes de toda a cidade. Quando mais próxima do porto, o famoso Mercado del Puerto, transforma os restaurantes em típicos balcões que rodeiam as enormes grelhas, tão famosas no Uruguai; enquanto que bem perto, no que outrora foi a praça principal, abrigando a Praça da Matriz e a Catedral, se instala a famosa feira de antiguidades, devolvendo-lhe a cor que um dia possuiu.

Realmente Ciudad Vieja é um bairro incrivelmente rico e não pode deixar de visitá-lo quando esteja de passagem pela capital.

Catedral Metropolitana – Localizada diante ao Cabildo de Montevidéu na Praça da Constituição no bairro da Ciudad Vieja, é o principal templo católico da cidade datando sua inauguração no ano de 1804.

A capela-mor com tons dourados localizada ao fundo, por debaixo da grande cúpula central, dá a projeção de grandiosidade ao templo conferindo beleza e paz ao recinto.

Cabildo de Montevidéu – Desde 1958 convertido em Arquivo e Museu Histórico Municipal, data da época colonial de Montevidéu sendo construído em 1804 para ser sede da administração da cidade. Desde sua inauguração em 1812 foi um ponto político e histórico de muita importância sendo o lugar de juramento do primeiro presidente do Uruguai em 1830.

Mercado do Porto – Passaram aproximadamente 130 anos desde sua fundação e do propósito inicial da sua construção. Atualmente considerado um ponto turístico imperdível de Montevidéu, abriga uma variedade e qualidade gastronômica digna de qualquer gourmet que se adentre no seu pequeno universo. Ao lado do Porto e do Quartel do Exército, possui uma variedade de restaurantes especializados na deliciosa e tradicional "Parrilla", típico churrasco uruguaio.

Palácio Legislativo – Uma verdadeira obra de arte é uma visita imperdível para os amantes do elegante e do detalhe. Podemos observar sua beleza majestosa desde a entrada no seu vestíbulo de honra com duas grandes colunas de 6 metros de altura em granito vermelho que emolduram quatro grandes pinturas de artistas nacionais. Seguindo ao salão dos passos perdidos nos deparamos com mármores e granitos nacionais que recobrem o chão, enquanto dois grandes vitrais milaneses coroam as entradas às câmaras dos senadores e dos deputados. Nos arcos dos dois extremos apreciamos mosaicos venezianos e no teto da parte central encontramos três vitrais milaneses e aos dois lados dos vitrais relevos que representam os quatro símbolos do emblema nacional. Em um círculo feito em granito negro, se exibem as atas originais da Declaração de Independência de 1825. Seguindo a visita ao salão de festas onde se realizavam eventos protocolares e culturais, vemos um teto folhado a ouro em estilo barroco bizantino, lustres feitos em bronze e cristal de Murano, um tapete turco feito à mão em uma única peça e pinturas à óleo de vários artistas uruguaios.

A entrada se dá pela porta da Avenida General Flores e as visitas guiadas se realizam de segunda à sexta de 10h30min a 15h. A entrada custa uns US$3,00 (três dólares) aproximadamente.

Estádio Centenário – Construído para ser sede da Copa do Mundo de 1930, recebeu este nome em homenagem ao 100º aniversário da independência do Uruguai. Dentro encontramos o museu do futebol com histórias sobre sua construção e os grandes clássicos que foram realizados no lugar. Eleito Patrimônio Cultural da Humanidade é um bom lugar para se visitar pelos amantes desse esporte.

Ramblas – Uma grande avenida que proporciona ao longo do seu passeio, vistas maravilhosas, cercada de numerosas praias entre as quais se destacam Ramírez, Pocitos, Buceo, Malvín e Carrasco.

No seu caminho podemos desfrutar de recreação e ar fresco e admirar Punta de las Carretas e ainda a Isla de las Gaviotas.

Na Rambla Sur, podemos ver a prática da pesca esportiva e também a alegria dos amantes do ciclismo e dos patins, deslizando suavemente enquanto as brisas do Rio de la Plata beijam o nosso rosto.

Admire o pôr-do-sol alaranjado em um encontro romântico em Malvín e experimente o famoso mate gaúcho nesse belo entorno.

Muitas outras atrações interessantes lhe esperam em Montevidéu como baladas noturnas nos bairros de Ciudad Vieja, Punta Carreta e Pocitos, além de atrações tranqüilas para passar o dia em família com as crianças como o Parque Rodo e ainda poderá desfrutar da Feira Tristán Navaja com antiguidades, artesanato, comidas, animais, etc. Ali encontrará qualquer coisa que se proponha aos domingos.

Não perca tempo e reserve já suas férias à Montevidéu com a Logitravel!

Clima e Festas

Clima e Festas

Montevidéu, Diversão o Ano Todo!

Montevidéu possui um clima temperado e a temperatura média anual é de 16ºC. Com um verão quente e úmido seu inverno se destaca por muito vento e chuvas com granizadas freqüentes. As mínimas são de 5,6ºC negativos, chegando suas máximas à 42,8ºC.

A continuação, indicamos-lhe suas principais festividades locais. Confira:

1º de Janeiro – Confraternização Universal

6 de Janeiro – Dia de Reis (Dia das Crianças)

Fevereiro – Carnaval

Abril – Semana Santa e Semana do Turismo

19 de Abril – Desembarque dos 33 Orientais

1º de Maio – Dia do Trabalhador

18 de Maio – Batalha das Pedras

19 de Junho – Aniversário do Nascimento do General Artigas

18 de Julho – Juramento da Constituição

25 de Agosto – Dia da Independência

12 de Outubro – Dia da Raça (Descobrimento da América)

2 de Novembro – Dia dos Finados (feriado facultativo)

25 de Dezembro – Natal e dia da Família.

Entre tantas atividades em Montevidéu, poderá desfrutar de alguns dos seus vários festivais e eventos tais como:

Festival Internacional de Tango de Montevidéu – Já vai pela 3ª edição o festival que se celebra no mês de Fevereiro. Contém uma variada agenda de atividades que inclui um grande espetáculo de abertura, aulas de tango, danças, exibições, orquestras, artistas convidados, projeção de filmes e documentais e um seminário sobre os aspectos e antecedentes relevantes da recente declaração do Tango como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este festival constitui um evento cultural de muito significado, de excelente nível artístico de grande valor para o fomento do turismo e com um grande potencial de crescimento e desenvolvimento internacional. Imperdível!

Festival Celta de Montevidéu – Desde 2003 se realiza ao final do mês de março. Várias bandas de música do gênero e grupos de dança se apresentam, enquanto os assistentes se divertem nos diversos workshops montados pelo parque. Pubs, butiques de artesanatos, livros e CD’s de música e ainda passeios à cavalo conferem uma atração completa ao evento.

Festival Internacional de Cinema de Montevidéu – Há 29 anos na segunda quinzena de março se celebra o festival com exibições de longa metragens de 45 países diferentes participantes. Um evento fantástico para os amantes da arte.

Festival Globale Montevidéu – Desde 2009 se celebra em Montevidéu na segunda quinzena de Maio, este festival de cinema documental que não possui ânimos lucrativos nem competitivos. O ideal desse projeto é unicamente oferecer um espaço para difundir audiovisuais de caráter político-sociais.

Festival de Percussão de Montevidéu – Já possui 6 edições e se realiza entre o mês de setembro e outubro. Constitui um dos acontecimentos artísticos e acadêmicos de projeção internacional, mais importantes do país.

Festival Internacional de Jazz de Montevidéu – Há 4 anos se celebra o festival no mês de Dezembro aonde se reúnem artistas do gênero musical de diversas partes do mundo.

Como pode comprovar Montevidéu esbanja vida o ano todo e qualquer ocasião é uma boa desculpa para estar por aqui.

Não espere mais e reserve sua passagem aérea e hotel com a Logitravel!

Outras guias de viagem