Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Ponta Grossa

Ponta Grossa
Ponta Grossa

A Princesa dos Campos

Belezas Paranaenses

Belezas Paranaenses

Ponta Grossa é uma cidade central do estado do Paraná que fica a pouco mais de 100 km da capital, Curitiba. A cidade possui mais de 300 mil habitantes, um clima subtropical húmido, com temperatura média de 13° C no inverno, e em épocas quentes a temperatura média fica em torno de 22° C, característica de um clima subtropical húmido. As chuvas são mais frequentes durante os meses de janeiro, abril e outubro. Junho, julho, agosto e setembro são meses caracterizados por secas.

A cidade é famosa por abrigar um dos mais famosos pontos turísticos do estado do Paraná, a conhecida Vila Velha, e é claro que este não é o único atrativo de lá. Ponta Grossa também oferece inúmeras opções de turismo para seus visitantes. A cidade paranaense tem cachoeiras, parques e passeios turísticos que encantam muitos turistas.

Muitos se perguntam o motivo do nome do lugar, e embora existam várias histórias, todas elas contam de forma variada que o nome se deu por identificarem e se referirem a Ponta Grossa como "a cidade que tem uma grande e grossa colina", essa colina podia ser vista de longe e era coberta por um "capão de mato". Basicamente, ao contrário do que muitos pensam, o nome tem origem geográfica e representa uma característica própria da cidade.

A cidade que fez parte da Rota dos Tropeiros é um importante e frequente destino turístico, especialmente por sua posição geográfica de fácil acesso. Ponta Grossa oferece muita cultura e belas paisagens que só Campos Gerais têm. E além de tudo isso, a cidade tem uma ótima rede de hotel e uma gastronomia de dar água na boca. Vá com a Logitravel conhecer a famosa Princesa dos Campos!

O tempo só fez bem a Ponta Grossa

O tempo só fez bem a Ponta Grossa
É impressionante o número de atrações que a cidade de Ponta Grossa oferece para seus turistas. Aqui vamos tentar reunir um seleto grupo daqueles programas imprescindíveis, que merecem muito sua visita. Ponta Grossa tem um lugar mais especial que outro, tornando sua viagem com a Logitravel única! O município conta com vários atrativos naturais, como o Parque Estadual de Vila Velha que engloba uma imensidão de distrações naturais que irão necessitar de muito tempo e atenção para sua contemplação, que é unicamente fantástica. E também atrativos construídos pelo homem, como igrejas, museus, construções históricas.

As opções são tantas e de uma variedade enorme, então, para não perdermos mais tempo, vamos começar nossa listagem. Começando pelas maravilhas de Ponta Grossa que foram erguidas pelos seres humanos!

O Mosteiro da Ressurreição, localizado na BR 376, com acesso pelo km 177, foi fundado em 1981 e recebe diariamente inúmeros visitantes, leigos, e até mesmo hóspedes, que buscam momentos de reflexão ou acolhimento. Os monges locais trabalham produzindo licores, velas artesanais, cerâmicas e pinturas. O Mosteiro disponibiliza uma hospedaria para retiros e em diferentes horários do dia, são realizadas orações em canto gregoriano. Canções que elevaram o conhecimento do Mosteiro a nível nacional, devido a programas e reportagens que retratam seus cantos gregorianos.

Seguindo pelas atrações religiosas, a Igreja Matriz de Sant’Ana começou como uma simples capela de madeira, e hoje, com um estilo neoclássico, guarda belíssimos vitrais, uma cripta com ossários, e um mosaico de pedras. O mosaico de pedras foi feito a mão por um monge beneditino, e é conhecido como Portal do Paraíso, devido a suas características diferenciadas. A Igreja está situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, onde também estão outros monumentos que merecem ser vistos!

Para conhecer um pouco da história da cidade e apesar de turista, se sentir um cidadão, o Museu Campos Gerais é ideal. Com um acervo eclético, que passa por seções indígenas, de paleontologia, de ambiente regional, e até animais empalhados, o Museu ainda mantém suas características arquitetônicas originais. Localizado na Rua Engenheiro Schamber, 654, o Museu é administrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e funciona de terça-feira até domingo.

Outro local que é praticamente um museu por toda a sua história, é o Complexo Ferroviário. Era o antigo ponto de embarque e desembarque de passageiros, que iam e viam de Curitiba, e seu conjunto de instalações e prédios foi tombado como Patrimônio Histórico. Dentro do Complexo, encontramos a Estação Saudade, a Casa da Memória e sua localização é Rua Benjamin Constant, 318.

Continuando pelos museus, o próximo indicado é o Museu Época. Localizado na Praça Roosevelt, é aberto de segunda a sábado. Seu acervo é muito interessante, e tem como alguns destaques as coleções de moedas antigas, exposições de espadas utilizadas na Guerra do Paraguai, rádios, armas, fotos e telefones de valor histórico inestimável.

E para concluirmos as atrações feitas pelo homem, na Rua XV de Novembro, 452, está o Cine-Teatro Ópera e sua construção em estilo art-deco da década de 40. O Cine-Teatro é a maior casa de espetáculos de Ponta Grossa, e após três anos em reforma, foi reinaugurado com três auditórios e uma capacidade total de 970 pessoas.

Agora daremos início a nossa coletânea de atrações naturais, que são o grande potencial de Ponta Grossa. Vamos começar com um passeio completíssimo, que vale a pena! O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio arqueológico, que fica 20 km a sudeste do centro da cidade, e suas formações lembram castelos e torres em ruínas, criando um aspecto de cidade medieval. Suas colunas de pedras podem passar de 30 metros de altura, devido ao terreno acidentado do Parque. O cenário maravilhoso da região foi esculpido pela natureza durante 300 milhões de anos, com uma ajuda da ação da água e dos ventos. O Parque consiste de três sítios, que são: os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Na parte conhecida como Arenitos, encontramos enormes blocos de arenito esculpidos em formas exóticas. Nas Furnas existem três crateras com paredes verticais, sendo a maior delas com cerca de 100 metros de profundidade, e todas interligadas e fazendo ligação com a Lagoa Dourada. A Lagoa Dourada é assim chamada por causa do efeito criado de sua água cristalina com a coloração de suas areias.

Aproveite sua visita ao Parque, e tente encontrar as rochas conhecidas como: a tartaruga, o camelo, a taça, a bota, a esfinge, a cabeça de índio e também procure as duas grandes pedras que estão pendentes e prestes a desabar a qualquer momento!

Próxima parada: Buraco do Padre, se prepare para contemplar e meditar! Depois de seguir por uma pequena trilha pela floresta nativa, ao lado de um córrego de água cristalina, você encontrará o salão da cachoeira do Buraco do Padre. O Buraco do Padre é um ambiente que tira o fôlego e ao mesmo tempo relaxa, e a entrada da luz solar compõe cada olhar, tornando cada segundo, cada momento, uma nova contemplação. Localiza-se na estrada para Itaiacoca, a 26 km do centro da cidade.

O Cânion e Rio São Jorge ficam a 15 km do centro da cidade, e para passar o dia lá basta desembolsar dois reais e cinquenta centavos. Valor inexpressivo se for comparado à oportunidade de visualizar pinturas rupestres de cerca de 7000 anos, e um canhão d’água de aproximadamente 25 metros de altura, concorda? E o Rio São Jorge tem um curso límpido que desliza entre as rochas, formando várias cachoeiras, e orquestrando um cenário maravilhoso.

E para fechar nossas recomendações, nada melhor que passear por uma região que é uma das mais belas da cidade. O Recanto do Botuquara é uma área de lazer banhada pelo Rio Botuquara, e possui piscinas naturais com toboágua, áreas para pesca e pedalinhos, além de trilhas na mata nativa e espaço para camping. O local possui lanchonete, churrasqueiras, estacionamento e fica localizado na Avenida General Carlos Cavalcanti, 966.

Após ler tudo isso, fica difícil perder uma viagem para Ponta Grossa! Procure agora mesmo a Logitravel e embarque nesta aventura.

Vai um churrasquinho aí?

Vai um churrasquinho aí?
No estado do Paraná podemos encontrar muitos pratos deliciosos que caracterizam a gastronomia local. O Barreado, o pinhão, mas a grande especialidade de Ponta Grossa é a "Alcatra no Espeto". Isso mesmo! O prato típico da Princesa dos Campos é a alcatra no espeto. É claro que é servida com acompanhamentos que farão com que o prato fique ainda mais saboroso (saladas, maionese, polenta), mas a alcatra no espeto por si só já leva o nome e a responsabilidade de comida típica da cidade.

Muitos restaurantes são conhecidos por preparar muito bem esse delicioso prato, mas a Churrascaria Zancanaro é com certeza um ótimo lugar. O restaurante funciona desde 1966 e sem dúvida a experiência de todos esses anos fez com que hoje chegasse a ser um dos melhores. Com um corte ponta-grossense e sabor único, a alcatra encanta os moradores e os visitantes. Vá conhecer e saborear a alcatra com a Logitravel! Aqui está o endereço para que possa saborear um bom churrasco: Av. Presidente Kennedy - Km 496 Bairro Contorno / sentido norte PR Ponta Grossa - PR – Brasil

Muita cultura para você

Muita cultura para você
Você sabia que até mesmo em Ponta Grossa você pode beber muita cerveja e comemorar ao estilo alemão? Pois é, estamos falando do famoso Münchenfest de Ponta Grossa, a Festa Nacional do Chopp Escuro. O evento reúne mais de cem mil pessoas que vão à procura de diversão, comidas típicas alemãs e é claro, muito chopp! O Münchenfest já passa da 20ª edição e vem ganhando cada vez mais público.

O evento conta com a participação de muitos cantores que vão para animar ainda mais a festa alemã em pleno Paraná. Além de todas essas atrações o festival da cerveja tem desfiles com dezenas de blocos e eleição da Rainha do evento. Aqui vai um recado aos interessados: a festa acontece todo ano durante os meses de outubro, novembro e dezembro no Centro de Eventos de Ponta Grossa. Faça já sua reserva com a Logritravel e vá a Ponta Grossa curtir o Münchenfest!

Durante o mês de junho a cidade tem o Festival Universitário da Canção, apresentado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Um concurso de música com vencedores regionais e até mesmo nacionais.

Ponta Grossa é repleta de eventos culturais que contam com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, outro exemplo é o Fenata, Festival Nacional de Teatro, que reúne vários espetáculos que prendem a atenção de muita gente. Você pode assistir a mostras oficiais que participam do concurso ou apenas as apresentações normais. O grande festival de teatro acontece todo ano no mês de novembro, e já chegou a 40ª edição.

O Festival de Música de Ponta Grossa, que acontece em julho, também é uma ótima programação que com certeza vai encantar a todos os visitantes.

Ponta Grossa recebe várias atrações culturais durante todo o ano: teatro, shows para todos os públicos e estilos. O Country Festival também faz parte das festas da cidade. A agenda cultural é repleta de opções, tudo depende da época do ano que você viajará com a Logitravel a Princesa dos Campos!