Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Nova Iorque

Nova Iorque
Nova Iorque

A cidade da Liberdade

Nova Iorque, a cidade dos arranha-céus

Nova Iorque, a cidade dos arranha-céus

Nueva York o New York City, es la ciudad más poblada del estado de Nueva York, Estados Unidos, es a la vez la segunda aglomeración urbana del continente lo cual la ubica entre las más grandes del mundo. Nueva York es desde hace más de un siglo uno de los principales centros financieros y comercial del mundo. Dada su importancia, es considerada ciudad global por su influencia en las comunicaciones, la política, el entretenimiento, la educación y la moda. Su influencia en lo artístico y cultural es la más fuerte del país del norte. Es además, un importante punto de las relaciones internacionales, por encontrarse en ella la Sede Central de las Naciones Unidas.

A cidade está composta por cinco boroughs ou distritos: Bronx, Brooklyn, Queens, Manhattan e Staten Island. Conta com quase 9 milhões de habitantes numa área de 830 km2, foi assim que se converteu na segunda cidade com maior densidade demográfica, somente atrás de Union City, Nova Jersey.

Nova Iorque possui muitos bairros reconhecidos mundialmente. Também é o berço de muitos movimentos culturais americanos, como por exemplo oHarlem na literatura e artes visuais, o expressionismo abstrato (conhecio como Escola de Nova Iorque) na pintura, e hip hop, punk e Tin Pan Alley na música. O seu famoso Metrô funciona as 24 horas do dia, mais o constante movimento de tráfico e gente, fazem que Nova Iorqueseja conhecida como " a cidade que nunca dorme".

Nova Iorque está situada no noroeste dos Estados Unidos, na metade do caminho entre Washington e Boston. Situada na boca do Rio Hudson, um porto naturalmente protegido e desemboca no Oceano Atlântico, o que lhe ajudou no crescimento e à sua importância como cidade comercial. A maior parte de Nova Iorque está construída sobre três ilhas: Manhattan, Staten Island e Long Island, fazendo com que o terreno que se pode construir seja escasso, gerando assim uma alta densidade demográfica.

O rio Hudson que corre através do vale homônimo até a baía de Nova Iorque, separa a cidade de New Jersey. Entre Nova Iorque e a cidade de Troy, o rio se converte em um estuário. O East River separa Bronx e Manhattan de Long Island. O rio Harlem, entre os rios Este e Hudson, separa Manhattan de Bronx.

O terreno da cidade foi modificado consideravelmente pela intervenção humana, vários terrenos foram invadidos pelos rios desde os tempos coloniais nerlandeses. Esto é mais notável no sul de Manhattan. O ponto mais alto da cidade é a colina Todt em Staten Island (124,9 metros sobre o nivel do mar). O topo está coberto por bosques, é parte da área verde de Staten Island.

Nova Iorque tem um clima úmido continental, devido aos constantes ventos que atraem o ar frio desde o interior do continente americano.

Nova Iorque tem por volta de 4.500 edifícios do tipo arranha-céus.

Nova Iorque possui edifícios importantes nos mais variados estilos arquitetônicos. Entre estes, está o Edifício Woolworth (1913), de estilo neogótico. Em 1916 uma resolução municipal marcou um mínimo espaço obrigatório entre os edifícios e a linha da rua, com o fim de que o sol chegasse as ruas. O design art deco do Edifício Chrysler (1930) reflete estes novos requerimentos. O edifício está considerado por muitos historiadores e arquitetos como o melhor da cidade, com a sua decoração distinta, composta por águias e uma iluminação na forma de V. Por outro lado, um importante exemplo do estilo internacional nos Estados Unidos é o Edifício Seagram (1957).
A cidade tem muitos bairros e edifícios reconhecidos por todo o mundo. Por exemplo,a Estátua da Liberdade, e a Ilha de Ellis, que recebeu milhões de imigrantes que chegavam à Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX.

Wall Street é um dos principais centros globais da área financeira desde a Segunda Guerra Mundial e é a sede da Bolsa de Nova Iorque. A cidade também concentra muitos dos mais altos edifícios do mundo, como o edifício Empire State e as torres do World Trade Centre, as quais foram derrumbadas nos atentados.

A pedra e o tijolo se converteram nos materiais de construção preferidos da cidade, detrás das limitações que se colocaram na construção de casas de madeira como consequência do grande incêndio que se deu lugar em 1835.
Nova York tem mais de 113 km2 de parques e 22 km de praias públicas. A cidade de Nova York é um link global para o comércio e os negócios internacionais, e um dos centros neurálgicos da economia mundial.

Na área metropolitana está a maior comunidade judaica fora de Israel. A população judaica de Tel Aviv somente é superada em número pela de Nova York. Por volta de um 12% dos novayorquinos são judeus ou de ascendência judaica. É também o lar de um quarto dos aborígenes do país, e da comunidade negra maior que qualquer cidade do país.

Os distritos

O Bronx é o distrito mais ao norte. Nele encontraremos o Yankee Stadium, o estádio dos New York Yankees. Bronx é a única seção da cidade que é parte da plataforma continental dos Estados Unidos. É a sede do Zoológico do Bronx, o zoológico metropolitano maior do país, com uma área de 107,2 hectares e lar de mais de 6.000 animais. O Bronx é o berço da cultura hip hop e do rap.

Brooklyn o distrito mais populoso da cidade e até 1898 foi uma cidade independente. Brooklyn é conhecida pela sua diversidade cultural, social e étnica, o seu cenário artístico independente, bairros distintos e um patrimônio arquitetônico único. Possui também longas praias e a península de Coney Island, aonde no ano 1870 se estabeleceram os primeiros parques de diversão do país.

Manhattan é o distrito mais denso e donde se encontram a maioria dos arranha- céus da cidade, e o Central Park. É o centro financeiro da cidade e se situa a maioria dos quartéis generais de muitas multinacionais importantes, como a ONU, além domais de importantes universidades; e muitas atrações culturais, incluindo museus, os teatros de Broadway, Greenwich Village e o famoso Madison Square Garden. Manhattan está dividida pelo Central Park no Upper East Side e Upper West Sitde, e ao norte do parque, recebe o nome de Harlem.

Queens é o maior distrito e pode superar o Brooklyn como o mais populoso da cidade dado o seu crescimento. Nas suas origens, o distrito era uma coleção de pequenos povoados e vilas fundados pelos nerlandeses. Atualmente é na sua maioria residencial e de classe média. Queens é o lar do Shea Stadium, casa dos New York Mets, e anualmente se desputa o Aberto dos Estados Unidos. No distrito se encontram os dois principais aeroportos, o Aeroporto Internacional John F. Kennedy e o Aeroporto de La Guardia.

Staten Island é um distrito que se conecta com Brooklyn pelo Ponte Verrazano Narrows e com Manhattan através do Ferry de Staten Island. Staten Island tem por volta da metade da área protegida da cidade, um terço do distrito é área florestal.

E recomendável contratar um seguro de viagem pessoal que abrange os gastos médicos, ja que a assistência sanitária a estrangeiros não é gratuita e leva custos elevados.

Faltará dias para conhecer tudo

Faltará dias para conhecer tudo

Nova York possui entre as suas ruas a magia e a magestuosidade característica dos Estados Unidos. Pela sua história e desenvolvimento se transformou em um dos destinos turísticos mais significativos do mundo.

Não resulta raro saber que Nova York é o lugar de encontro de diversas pessoas no mundo. que desejam conhecer as suas ruas e os seus lugares atrativos.

É por esta razão que uma das principais atividades econômicas da cidade é o turismo, já que por esta cidade passam 40 milhões de turistas cada ano. Os principais destinos são o edifício Empire State, a Ilha Ellis, os teatros da Broadway, o Central Park, o Rockfeller Center, Times Square, o Zoo de Bronx, o Jardim Botânico e a 5ª Avenida. Outra das atrações novas são as quatro e impressionantes cachoeiras artificiais com uma altura de 30 e 40 metros. Estas cachoeiras artificiais se situam no East River e se podem admirar desde terra ou desde os barcos.

O mais famoso museu de Manhattan é o Museu Metropolitano de Arte. Com mais de 2 milhões de obras, 130.000 m2 e 4,5 milhões de visitantes anuais, fazem com que o METesteja entre os maiores museus do mundo. Outros museus, dispersos por toda a cidade, propõe igualmente coleções de arte generalistas.

Na área das ciências e tecnologia, está o Nova York Hall of Science, o Skyscraper Museum e o Staten Island Museum of Arts & Science, sem dúvida, o mais prestigiado é o Museu Americano de História Natural com os seus 32 milhões de espécies e objetos, além do seu Planetário.

Nova York possui mais de 113 km2 de parques e 22 kilômetros de praias. Entre os seus principais espaços verdes encontraremos:

O Central Park, um retângulo de 4 km por 800m, está situado em Manhattan. Uns 25 milhões de turistas fazem com que seja o parque mais visitado dos Estados Unidos, aparecendo nos filmes e séries de TV lhe transformou no parque mais famoso do mundo. Grande parte do parque parece natural, mas possui vários lagos artificiais, duas pistas de patinagem sobre gelo, e áreas usadas para diversas atividades.

O Segundo maior parque da cidade está em Queens, é o Flushing Meadows- Corona Park.

Prospect Park, no Brooklyn, é um parque de 2,1 km2. Entre as atrações se encontram: O Long Meadows, uma pradaria de 36 hectares, o maior de qualquer parque americano, a Picnic House, sede de escritórios e um grande salão de eventos para 175 pessoas, Litchfield Villa, antiga casa dos proprietários da parte sul do parque, o Zoológico Prospect e o Lago Brooklyn, de 24 hectares. Possui várias instalações para praticar esportes, incluindo sete campos de Baseball. Além domais um cemitério Quaker em um setor Quaker Hill.

Se pode visitar os bairros latinos ou extrangeiros como Little Italy, Spanish Harlem ( bairro de hispanoamericanos) e Chinatown.

A Catedral de Santo Patricio, atualmente é a sede do arzobispo da Arquidiocese de Nova York, e também a igreja parroquial da cidade, está situada no lado leste da 5ª Avenida entre as ruas 50ª e 51st no centro de Manhattan.

Museu da Imigração de Ellis Island, funcionou desde o ano 1892 até 1954. Na atualidade é um monumento nacional e um museu com mais de 30 galerias dedicadas à imigração. As suas exposições refletem as tortuosas viagens de meses de duração, aonde estes personagens chegavam às terras americanas à procura de um sonho.

South Street Seaport situado na zona oriental de Fulton Street, este complexo foi construído sobre uma área abandonada, junto à East River. É um cais aonde existe uma grande variedade de museus, lojas e restaurantes, que se transformaram em um lugar de reunião para os trabalhadores do Distrito Financeiro que terminam o seu horário laboral.

Gastronomia cosmopolita

Gastronomia cosmopolita

Nova York, uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, convive harmoniosamente com centos de culturas e também com a sua gastronomia.

O café da manhã é o principal alimento e também o mais característico da cidade. É habitual que o café da manhã seja com leite e cereais, iogurte, sucos naturais, tostadas, panquecas ou waffles, ovos mexidos, bacon e café. E não é nada de outro mundo dizer que misturam todos os alimentos, um desafio um pouco aconselhável.

Uma opção divertida será sair a percorrer as ruas de Nova York depois do café da manhã. Teríamos a oportunidade de observar como nessa cidade se vendem alimentos a cada 50 metros, o que conhecemos de comida fast food. Nova York é o lugar ideal para quem quer comer de maneira rápida e simples. O clássico Hot Dog, a famosa salsicha com molhos. Se você gosta de hamburguers, Mc'Donalds, dispõe de filiais por todas as esquinas.

Agora, se prefere provar as suas comidas típicas, há várias opções interessantes. Os pratos salgados mais consumidos pelos novayorquinos são:

O Corned Beef on Rye é a carne de vaca ahumada, que se corta e se come sobre pão de centeio, com o molho de mostarda e picles.

O Clam Chowder, sopa de mexilhões misturado com tomate e acompanhado com biscoitos salgados.

O Pretzel Gigante, um dos alimentos mais conhecidos. Se trata de um laço de pão salgado que se pode comprar em todasas lojas da cidade. Também podemos provar a sua famosa pizza, melhor ainda se comemos em Little Italy, o bairro italiano.

A Salada Waldorf, criada nos anos 30 no hotel Waldorf, e que se constitui de maçãs, nozes e alface.

O Cheesecake ( sobremesa judaica a base de queijo), o Dim Sum ( pastéis ao vapor, de carne, peixe ou verduras) e a comida Soul ( alimentos simples com especiarias).



Quando queira jantar em Nova York, é melhor decidir antes que tipo de cozinha quer provar, pois há uma infinidade de restaurantes, assim será melhor decidir antes o tipo especifico de gastronomia. É importante lembrar que em todo Estados Unidos é obrigatório a gorgeta, e geralmente está por volta dos 15 e 20% da conta.

Feriados Locais

Feriados Locais

Janeiro

Ano Novo. 1 de Janeiro
Winter Antiques Show: desde a metade de janeiro até final do mês.
Dia de Martin Luther King Junior: 3º Segunda-feira de janeiro
Ano Novo Chinês: finais de janeiro

Fevereiro

Westminster Kennel Club Show: Começo de Fevereiro
Dia do Presidente: 3ª Segunda-feira de Fevereiro
Quarta de cinzas: 46 dias antes do Domingo da Ressurreição

Março

St. Patrick's Day Parade. 17 de Março
Ringling Brothers e Barnum & Bailey Circus: finais de março

Abril

Domingo da Ressurreição: 46 dias depois da quarta de cinzas
Começo da temporada de beisebol: primeiros de abril

Maio

Out on the Edge Festival: começo de Maio
Martin Luther King's Day: domingo próximo a 20 de maio
9ª Avenue International Food Festival: 3º fim de semana de maio
Memorial Day Parade: última segunda-feira de maio
Washington Square Outdoor Art Show: últimos de maio

Junho

Toyota Comedy Festival: começo de junho
Desfile portoriquenho: 1º Domingo de Junho
New York Lesbian and Gay Film Festival: começo de Junho
Texaco New York Jazz Festival: começo de Junho
Shakespeare in the Park
International Film Festival: metade de Junho
JVC Jazz Festival: as duas últimas semanas de junho
Summer Solstice Festival: 21 de Junho
Dia do Orgulho Gay e Lésbicas: final de Junho

Julho

Dia da Independência. 4 de Julho
Obon Festival: sábado próximo a lua cheia
Lincoln Center Festival: metade de Julho
Goodwill Games: 3ª semana de Julho
Hare-Krishna. último fim de semana de Julho

Agosto

Aberto dos Estados Unidos de Tênis: final de agosto
Harlem Day: últimos sábados de agosto
St. Stephen's Day: Domingo mais perto do dia 28 de Agosto

Setembro

Dia do Trabalho: 4 de Setembro
Festa de San Genaro: metade de setembro

Outubro

Hispanic Day Parade: começo de outubro
Começo da temporada de Basquete
Começo da temporada de Hockey sobre o gelo
Columbus Day: 2ª Segunda-feira de Outubro
Halloween: 31 de outubro

Novembro

New York City Marathon: 1º Domingo de Novembro
Dia do veterano: 11 de Novembro
Macy's Thanksgiving Day Parade: últimas quinta-feiras de Novembro
Dia de Ação de Graças: 4ª quinta-feira de Novembro

Dezembro Véspera de Natal: 24 de Dezembro
Natal: 25 de Dezembro

Véspera de Réveillon desde Times Square: 31 de Dezembro