
O aeroporto internacional de Barajas é o maior da Espanha e um dos mais agitados da Europa. Aproximadamente 50 milhões de passageiros passaram em 2011. Recebe vôos de todo o mundo. Várias companhias de baixo custo operam com o aeroporto, tais como: Ryanair, WizzAir, Vueling, EasyJet, Aer Lingus, Air Berlin, Air Transat, Meridiana, German Wings, Blue Air, Brussels Airlines, Transavia, Condor.
Nome oficial
Aeroporto de Madrid Barajas - (Madrid Barajas Airport )
Código IATA: MAD
Inauguração: 22 de abril de 1931
Site web oficial: aena.es
Tel: +34 902 404 704
Localização
O aeroporto internacional de Barajas (Madrid) está localizado a 12 km a nordeste do centro de Madrid.
Número de terminais - 4 - (T1, T2, T3, T4). Existe um autocarro gratuito 24 horas que liga os terminais, com um percurso total de 40 minutos a cada 5 minutos. Esta rota também passa pelo parque de estacionamento para estadias longas. Além disso pode-se utilizar transportadores para ser movido a partir de um terminal para outro.
Transporte Público
Autocarros, comboios, táxis eo sistema de Metrô ligam o aeroporto para toda a área metropolitana. Através do metro (L8 aeroporto-Nuevo Ministerios) a viagem até o distrito financeiro de Madrid é de poucos minutos, sendo assim, o meio de transporte mais adequado (custo 1.50 euros + 1 euro adicional para entrada e saída do aeroporto). Outra alternativa muito válida é o ônibus expresso (Línea Express) que liga Atocha-Aeroporto em 40 minutos, com paradas em Cibeles e O'Donnell e com tarifa de 2 euros (funciona 24 horas a cada 15 minutos). Além disso, há autocarros de linha eas paradas estão em frente da área de chegadas dos terminais, na área de bagagens. O autocarro 101 tem as paragens no T1 y T2 e vai até Canillejas. O ônibus 200 sai dos Terminais 1 e 2 (vai até Avenida America). Por sua vez, os autocarros interurbanos (827 e 828) e de longa distância (ALSA) partem e chegam a T4. Mais informações 902 422 242. A linha C1 de trens faz o percurso desde o aeroporto até Principe Pio e vice-versa, a cada 30 minutos e tem sua parada no terminal T4 (custo de bilhete sencillo: 2.15 euros). A duração do trajeto é de 40 minutos, passando por Atocha e Chamartín. Os taxis chegam ao centro de Madrid em meia hora, e as paragens estão no piso térreo de cada terminal, e também no segundo andar de T2 e T4.
Serviços
Existem balcões de locação de automóveis das mais reconhecidas companhias nas chegadas do T1 e no primeiro andar do T4 .
O aeroporto Gilberto Freire (REC)
Também conhecido como aeroporto de Guararapes, foi inaugurado em 2004 e está situado à 11 km do centro de Recife. Se trata de um dos aeroportos maiores, modernos e novos do nordeste do Brasil.
Opera também alguns vôos internacionais. Possui um estacionamento com 200 vagas. Aproximadamente 5.25 milhões de passageiros circularam pelo aeroporto de Guararapes durante o ano de 2009.
Aeroporto: (81) 3322 4180
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o maior e mais moderno aeroporto do Norte/Nordeste do Brasil. Com uma área de 52.000 m², passou por uma grande reforma, finalizada em julho de 2004, e atualmente conta com 64 balcões de check-in, 11 elevadores, 9 escadas rolantes, 52 painéis de plasma, 26 posições para aeronaves e 15 pontes de embarque (fingers). A capacidade anual do aeroporto é de 5 milhões de passageiros. Possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.305 metros.
Seguindo o conceito de aeroshopping, o Aeroporto Internacional do Recife possui 165 estabelecimentos comerciais para garantir o total conforto dos visitantes, além de completa infra-estrutura para atender a idosos e deficientes. O moderno prédio-garagem, em forma de esplanada, conta com 2.120 vagas, sendo seu quarto e último pavimento dedicado a eventos e exposições.
Após sua última reforma, o Aeroporto Internacional do Recife também passou a ser um espaço dedicado a valorizar a arte local, com obras de nomes como Francisco Brennand, João Câmara, José Cláudio, Gil Vicente, Pedro Frederico e Abelardo da Hora, o qual exibe uma estátua em homenagem ao sociólogo Gilberto Freyre, uma das maiores personalidades pernambucanas de todos os tempos, e que dá nome ao aeroporto.

Sua estrutura metálica é extremamente complexa e um dos maiores desafios da última reforma foi adaptar a estrutura ao projeto arquitetônico. O aeroporto foi construído antes da Segunda Guerra Mundial e, pela estratégica localização da região no Atlântico Sul, a guerra inevitavelmente contribuiu para melhoramentos em todo o aeroporto. Ao fundo, é possível ver o Monte dos Guararapes, palco da famosa Batalha dos Guararapes, considerada simbolicamente como o nascimento do Exército Brasileiro. O atual nome do aeroporto, anteriormente chamado apenas de Aeroporto do Recife, é uma alusão ao episódio e foi alterado por decreto do então presidente Eurico Gaspar Dutra devido à importância histórica da batalha.


| Hoje, 25 Mai | Sáb, 26 Mai | Dom, 27 Mai | 2ª, 28 Mai | 3ª, 29 Mai | |
| Previsão | Precipitação débil |
Precipitação débil |
Precipitação débil |
Precipitação débil |
Precipitação débil |
| Máxima (ºC) | 30 º C | 30 º C | 30 º C | 29 º C | 29 º C |
| Mínima (ºC) | 23º C | 23º C | 24º C | 23º C | 24º C |
|
Atualização 25/5/12 2:17 AM
![]() | |||||